Um otimista incorrigível

Um otimista incorrigível Michael J. Fox

Resenhas - Um Otimista Incorrigível

Manymony 23/03/2024

Acredito que temos o momento certo para lermos cada livro.
Tenho este há pelo menos 10 anos e só agora que ?decidi? ler, e foi no momento certo.
Há assuntos que se não tivermos maturidade não conseguimos absorver as lições necessárias.
Ler sobre o Parkinson não foi fácil, ainda mais vindo um dos atores mais conhecidos do mundo.
Inspirador, sofrido, bonito, por que não?

Nathy.Braganca 27/04/2022

Uma vida de lutas
A maior parte das vezes reclamamos por muito pouco enquanto tem pessoas que poderiam efetivamente reclamar e apenas agradecem.
O livro do Fox mostra isso, além de sua relação com a família e com a fé
A leitura nao é muito empolgante ou fluida, mas a história é boa

Morcego 02/10/2020

UM OTIMISTA INCORRIGÍVEL (Michael J. Fox).

UM OTIMISTA INCORRIGÍVEL, do ator Michael J. Fox, é um livro excelente. Um relato verdadeiro e corajoso de uma pessoa portadora do Mal de Parkinson, ou Doença de Parkinson, conforme mencionado no livro.

O que o torna um livro especial, é a capacidade que Fox tem de descrever a sua rotina com a doença, sem medo de esconder nada, expondo suas maiores dificuldades diárias, em todos os setores em que atua, o trabalho, a política, a família e a fé. Em cada um desses segmentos, ele faz um relato de como vive seu dia, e como a doença interfere em seu desenvolvimento, e como, infelizmente, ela também o atrapalha.

Fox deixa claro que não é fácil viver com Parkinson, principalmente por causa das características da doença, sendo os tremores as mais comuns. Ele expõe a difícil tarefa de controla-los, desde as primeiras horas do dia, e, durante a leitura, fica fácil entender o motivo. Mesmo não tendo, e nem conhecendo ninguém que tem a doença, eu consigo entender as dificuldades do ator, e como deve ser difícil lutar contra algo que você não pode controlar. E ele faz sempre questão de expor essa luta constante.

A escrita do livro é muito boa. Parece que Fox está escrevendo um diário e mostrando para nós, para que soubéssemos da sua luta contra a doença, e principalmente, da luta para encontrar a cura, algo que ele tem feito praticamente desde divulgou para o mundo que era portador da doença.

Nos capítulos referentes ao trabalho e à política, ele deixa isso muito claro, descrevendo sua luta para encontrar a cura, com a ajuda da sua Fundação, montada em 2000; além disso, ele também se mostra um defensor das pesquisas com células-tronco, que podem ter um papel muito importante na batalha contra o Parkinson.

Nos demais capítulos, ele relata a sua convivência com a família, desde o nascimento de seu primeiro filho, até o nascimento de sua última filha. É um dos melhores momentos do livro, porque, de certa forma, não é difícil não se emocionar e até mesmo rir com o que o ator escreve, como por exemplo, a primeira vez que seu filho andou de bicicleta ou o Bar e o Bat mitzvá deles. São de fato, belos momentos, assim como a viagem de carro que ele fez com o pai quando criança. Ele também relata as dificuldades que enfrentou como pai de primeira viagem, principalmente por não tinha mais o próprio pai para ajuda-lo, entre outras coisas.

O livro é, sem dúvida, o relato de um lutador. Um homem que teve sua vida mudada de maneira brusca, sem opção de escolha. É o tipo de livro que qualquer pessoa deveria ler. É um livro que faz jus ao título, porque, o próprio Fox admite que nunca desistiu de encontrar uma solução para sua condição, mesmo tendo pensado em desistir no início; mas, motivado pela família e pela fé, ele resolveu se erguer e encontrar uma saída. Infelizmente, até hoje, a cura para o Parkinson não foi encontrada; no entanto, a luta de Michael J. Fox em encontra-la serviu e serve de inspiração para muitos.

Enfim, Um Otimista Incorrigível é um livro excelente. Um livro de memorias muito bem escrito, rico em detalhes, onde seu autor expõe sua vida de maneira sincera, sem medos e preconceitos. Um relato verdadeiro de um homem que até hoje, serve de inspiração para muitos, um homem que, apesar de famoso, mostrou que ninguém é diferente de ninguém, e que todos estão sujeitos a ter sua vida mudada. Um livro, de certa forma, inspirador. Altamente recomendado.

MariFer_1212 26/09/2020

"Estamos onde estamos. Se continuarmos nos movendo, estaremos em outro lugar. E saberemos quando chegarmos lá".

Aquele livro que eu não dava nada por ele. Nadinha mesmo.
E que me fez ficar em lágrimas em muitos momentos.
Pra quem foi da época que os filmes do De volta para o Futuro foram o grande estouro, vai pensar nele como o jovem Marty McFly e seu incrível DeLorean. Mas não pensa no cara por trás.
E acredite, tem uma humanidade impressionante.
A parte que ele fala de política ficou um pouco confusa para mim, por não entender mto da política norte americana. Mas, deu pra captar a essência de tudo que ele estava tentando fazer.
30 anos lutando contra o Parkinson. E o cara ainda acredita em um cura.
Quando você lê as dificuldades que ele passa (sendo um astro de Hollywood, imagina um cidadão desconhecido), quando você vê a resistência que ainda existe hoje em pesquisas com células troncos (respeito a opinião de cada um sobre o assunto), e você vê um ator que está ali o tempo todo... lutando. Pela vida, pela família, por aquilo que ele acredita.
Simplesmente inspirador.

Filino 19/05/2018

Uma história de perseverança
Para os que já admiravam Michael J. Fox por seus trabalhos no cinema e na TV, o livro é um presente e tanto, pois mostra uma outra atividade que o premiado ator também desenvolve com maestria: o trabalho de conscientizar e buscar melhores condições (e, quiçá, a cura) para o Parkinson. Descrevendo sem rodeios a evolução de sua doença, bem como de que modo "vestiu a camisa" e foi à luta, o autor/ator apresenta um relato cativante e informativo.

Lemos de que modo essa batalha de Michael J. Fox imbrica-se com a política (sobretudo com os anos de Bush filho), sem deixar de tocar em assuntos mais particulares, como fé e família. Uma boa leitura.

Carla 24/08/2016

Tudo depende da perspectiva.
"A resposta tinha muito pouco a ver com proteção e tudo com perspectiva. A única opção que eu não tinha era ter ou não ter Parkinson. Todo o restante eu podia resolver. Podia me concentrar na perda e investir em quaisquer medidas reparadoras que meu ego conseguisse criar".

"Para tudo que a doença tomou de mim, algo de grande valor me foi dado- às vezes, foi apenas algo que me fez ir em uma nova direção que jamais teria trilhado em outra situação".

O livro retrata a história do autor e ator Michael J. Fox mas com o foco em como usou sua doença para a criação de sua fundação que investe em pesquisas para buscar a cura do Parkinson. O livro é baseado em pilares como profissional, política, fé e família.

É bem interessante as divisões que ele faz no livro para falar sobre sua visão, sempre otimista, sobre diversos assuntos e como foi o processo de transição de sua aposentadoria como ator para a criação de sua fundação e como este processo foi trabalhoso, além de sua luta pelas pesquisas com células-tronco no congresso americano.
Para quem busca um relato sobre o Parkinson vai encontrar algumas citações espalhadas pelo livro mas não de maneira constante.

Alessandra @talvez1livro 13/09/2015

Muito bom! Adorei a reflexão de vida que fiz com o livro.

Vivi 16/04/2013

Um livro que nos impulsiona para vida mesmo com as adversidades que ela, às vezes, nos traz. Nos faz pensar de que nossos problemas são pequenos e precisamos sempre ser otimistas e continuar seguindo em frente. Uma história comovente e divertida, pois ele mesmo escreve de uma maneira que não conseguimos segurar o riso.

P. Giampaoli 22/11/2012

Divertido!
O título é estranho para um livro que conta da luta de um ator para conviver e erradicar a Doença de Parkinson, mas é exatamente isso. Não vou dizer que não me emocionei ou derramei algumas lágrimas durante o processo de leitura, mas elas foram bem menos frequentes do que eu esperava. Eu ri e aprendi com as experiências que Michael J, Fox expôs no livro. Conheci a doença e descobri que ela não é um monstro, mas é cruel. A cada pégina você torce para que ele lhe diga: "E então, a cura foi descoberta!". Infelizmente não é o que acontece, mas indubitavelmente é o que está por vir, e bem mais rápido do que possamos acreditar.

Daniela 08/09/2012

Melhor do que eu esperava
Este é o tipo de livro que se lê com um sorriso no rosto e uma lágrima nos olhos, tornei-me fã do ator ao ler sobre sua luta. Ele decidiu com otimismo, esperança e muito trabalho enfrentar todos os percalços e ajudar outros que precisam tanto quanto ele.

Quem quiser, pode ver o que escrevi sobre o livro no blog http://falandosobrepaletadeideias.blogspot.com.br/2012/08/livro-um-otimista-incorrigivel.html

Lou 20/03/2012

Lição
Adorei! Uma lição de vida, otimismo e alegria!

letícia 09/12/2011

Emocionante
Eu sabia pouco sobre o Michael J. Fox. Para mim, era somente mais um ator famoso. O que motivou a leitura, foi o fato de eu estar procurando por algo que falasse de uma lição de vida e esse livro foi além das minhas expectativas!

Ele não se faz de coitado, nem fica relatando só sobre a doença. Essa á a parte que eu achei mais interessante, pois ele não faz o mundo dele o Parkinson, ele relata do livro sobre a vida dele E o Parkinson.

Além de contar sobre como ele reagiu quando soube do diagnóstico, ele fala da parte profissional, política e pessoal. Achei muitíssimo admirável a luta dele pelo uso de células tronco e a Instituição que ele abriu para encontrar a cura da doença.

Foi uma ótima leitura.
Eu não gosto de ler livros mais de uma vez. Na realidade, nunca o fiz, acho que perde o suspense quando vc já sabe o que irá acontecer, mas esse, eu leria de novo!

luizmerino 29/12/2010

" Não preste atenção às cortinas em frente ao homem. Ainda estou aqui. "
Confesso que sempre fui fanzaço de Michael J. Fox, desde aquela época em que jovem, fez indiscutívelmente uma atuação espetacular no papel de Marty McFly anos atrás. Deixando um pouco de lado seu lado profissional e voltando ao verdadeiro Michael J. Fox, veremos uma pessoa que de uma hora para outra, teve sua vida mudada para sempre. Ele descobriu que tinha Parkinson.

Os efeitos que a Doença de Parkinson causam a um portador, é uma coisa que eu realmente não esperaria que fosse tão forte.

Vemos em muitas vezes nas passagens do livro, um ser humano que luta constantemente com seus involuntários movimentos corporais e que com um grande otimismo nos tenta passar sua história dos últimos 10 anos de sua vida.

Um otimista incorrigível é um livro que é dividido em 4 partes que são considerados os pilares de sua atual vida : Trabalho, política, fé e família.

E nesses pilares veremos um homem que nunca se escondeu atrás de sua debilitação, pelo contrário, tentou viver sua vida criando não só esperanças para ele mesmo, mas para vários portadores de Parkinson criando a fundação Michael J. Fox.

Quem é fã desse ator ( mesmo quem não seja ), se tornará fã de um grande ser humano, pelo fato de que tudo que poderia ser fatal para uma pessoa bem sucedida, serviu como uma ponte para uma segunda etapa de sua nova vida com seus familiares e amigos.

E podem ter certeza que cada palavra descrita nessas páginas, valem a pena.

Livro recomendadíssimo.

Beta 04/11/2010

Amei!
Ler sobre a doença deste astro nos jornais é uma coisa, conhecer um pouco sobre sua vida, sobre sua luta, é outra muito diferente.
De forma irreverente, engraçada, profunda e reflexiva, o ator conta sua história.
Michael se tornou a voz de muitos, lutou e luta por conquistas científicas e políticas e sonha em encontrar a cura para o Parkinson. Visionou e criou a Fundação Michael J. Fox. Ao lado de pessoas influentes, astros, amigos e familiares, carrega a bandeira da vitória, do amor e da fé.
“Sabe o que acontece comigo atualmente? Não é sempre que percebo que estou tremendo; preciso que alguém me fale (então, se eu estiver derramando café no seu terno, me diga).”
Otimismo é sua energia; alegria, seu alento; e a família sua força.
Além de lutar contra uma doença desconfortável, mutável e com muitas variáveis, ele precisa dar a cara à tapa no meio político e na mídia, por seu sonho, por sua luta.

Ana Cristina 03/10/2010

Se você fosse uma pessoa famosa, jovem, bonita, no auge da carreira, e descobrisse ser portadora de uma doença incurável e debilitante o que faria?

Descobrir-se eternamente e progressivamente doente, não é nada fácil para uma pessoa comum, imagine para um astro de Hollywood?

Descobri que a Doença de Parkinson vai muito além dos tremores dos membros superiores. E mesmo com todas as limitações impostas pela doença, Michael consegue construir um novo e bem-sucedido caminho. Deixa de ser um astro de TV para se tornar um militante em busca da cura da doença. E no meio do caminho, ainda tem um outro filho.

Ou seja, Michael não faz da doença um limitador de sua vida, pelo contrário usa-a como catapulta para uma nova vida.