Um otimista incorrigível

Um otimista incorrigível Michael J. Fox

Resenhas - Um Otimista Incorrigível

Dominique 14/01/2010

Para nunca esquecer quem somos e o que podemos fazer...
"- Antes de uma tragédia, não nos imaginamos carregando os pesados fardos que podem aparecer num momento de dificuldade. Então, quando esse momento chega, percebemos de repente que temos recursos em nós que nem imaginávamos que existissem."

Christopher Reeve

Ganhei o livro "Um otimista incorrigível" em um dos encontros dos skoobers daqui do RJ. Inicialmente, eu não estava nem ansiosa, nem animada para ler uma "biografia" do ator Michael J. Fox, mas conforme fui lendo, fui adorando a narrativa, que é leve e bem-humorada.

Ao contrário de muitas pessoas que ficam doentes e por conta disso, entregam-se a doença e a depressão, Michael encontrou nela forças e otimismo para lutar não somente por si mesmo, mas por outras pessoas também. Mães, pais, irmãos, esposas que perderam seus entes queridos para a doença e com isso criaram fundações em prol dos outros que estão na luta pela sobrevivência. Ou até mesmo a pessoa afetada, que reúne forças para lutar pela vida. Acho interessante como uma coisa que antes ignoravámos, depois de uma tragédia, começa a fazer parte das nossas vidas e das nossas lutas.

No livro, Michael conta como fez a maioria dos contatos que ajudaram-o a construir a The Michael J. Fox Foundation que apóia as pesquisas para a cura do Mal de Parkinson, doença degenerativa, que afeta os neurônios. Michael também luta ao lado de tantas outras pessoas pela abertura das pesquisas de células-troncos, o que levanta polêmica em vários aspectos da sociedade em geral, principalmente, do lado religioso.

Michael não deixa de afirmar e demonstrar onde ele encontrou forças para não esmorecer, que é ao lado da família, em especial, da esposa Tracy. Ele mostra o quanto é importante a família apoiar e estar ao lado em um momento tão sensível como esse. É onde também reconhece-se os verdadeiros amigos.

Um dos momentos que fiquei mais indignada foi quando Michael narra como Rush Limbaugh, o imitou em seu programa televisivo. Michael havia gravado um comercial para apoiar Claire McCaskill nas eleições, defensora das pesquisas de célula-tronco. No comercial, Michael apresenta todos os sintomas claramente, parecendo um "pião" na cadeira. Limbaugh, sendo republicano e contra as propostas de Michael, chamou-o de fingido, dizendo que este poderia estar exagerando os sintomas ou que não tenha tomado o remédio no dia para compadecer a massa. Michael fingindo ou não, o que Limbaugh fez demonstrou que péssimo ser humano ele é. Ao ofender Michael, ele ofendeu a várias pessoas que possuem doenças igual ou semelhantes.

Enfim, entre uma história ou outra, Michael conta como a doença de Parkinson mudou sua vida. Ao ler sua história e de tantas outras pessoas que ficaram doentes, eu somente tenho a agradecer a Deus pela saúde que tenho. Respirar, andar, correr, olhar, sorrir, tocar, entre outros movimentos, são dádivas que passam despercebidas todos os dias, mas que temos que valorizar.

Veja mais: http://livrosfilmesemusicas.blogspot.com/

Lili Machado 14/01/2010minha estante
Meu comentário, na verdade é um agradecimento à sua atenção com minha resenha - beijão.

Karine Coelho 24/01/2010minha estante
Muito boa a sua resenha, amiga. A minha, depois de 3 tentativas frustradas não saiu bem como eu queria... Mas tá valendo. Pelo menos eu fiz!

@Agulha3al 13/04/2010minha estante
Simplesmente fabuloso... não espero passa por problema nenhum desse tipo para em considerar um tremendo sortudo!

luizmerino 29/12/2010

" Não preste atenção às cortinas em frente ao homem. Ainda estou aqui. "
Confesso que sempre fui fanzaço de Michael J. Fox, desde aquela época em que jovem, fez indiscutívelmente uma atuação espetacular no papel de Marty McFly anos atrás. Deixando um pouco de lado seu lado profissional e voltando ao verdadeiro Michael J. Fox, veremos uma pessoa que de uma hora para outra, teve sua vida mudada para sempre. Ele descobriu que tinha Parkinson.

Os efeitos que a Doença de Parkinson causam a um portador, é uma coisa que eu realmente não esperaria que fosse tão forte.

Vemos em muitas vezes nas passagens do livro, um ser humano que luta constantemente com seus involuntários movimentos corporais e que com um grande otimismo nos tenta passar sua história dos últimos 10 anos de sua vida.

Um otimista incorrigível é um livro que é dividido em 4 partes que são considerados os pilares de sua atual vida : Trabalho, política, fé e família.

E nesses pilares veremos um homem que nunca se escondeu atrás de sua debilitação, pelo contrário, tentou viver sua vida criando não só esperanças para ele mesmo, mas para vários portadores de Parkinson criando a fundação Michael J. Fox.

Quem é fã desse ator ( mesmo quem não seja ), se tornará fã de um grande ser humano, pelo fato de que tudo que poderia ser fatal para uma pessoa bem sucedida, serviu como uma ponte para uma segunda etapa de sua nova vida com seus familiares e amigos.

E podem ter certeza que cada palavra descrita nessas páginas, valem a pena.

Livro recomendadíssimo.

P. Giampaoli 22/11/2012

Divertido!
O título é estranho para um livro que conta da luta de um ator para conviver e erradicar a Doença de Parkinson, mas é exatamente isso. Não vou dizer que não me emocionei ou derramei algumas lágrimas durante o processo de leitura, mas elas foram bem menos frequentes do que eu esperava. Eu ri e aprendi com as experiências que Michael J, Fox expôs no livro. Conheci a doença e descobri que ela não é um monstro, mas é cruel. A cada pégina você torce para que ele lhe diga: "E então, a cura foi descoberta!". Infelizmente não é o que acontece, mas indubitavelmente é o que está por vir, e bem mais rápido do que possamos acreditar.

Nathy.Braganca 27/04/2022

Uma vida de lutas
A maior parte das vezes reclamamos por muito pouco enquanto tem pessoas que poderiam efetivamente reclamar e apenas agradecem.
O livro do Fox mostra isso, além de sua relação com a família e com a fé
A leitura nao é muito empolgante ou fluida, mas a história é boa

MariFer_1212 26/09/2020

"Estamos onde estamos. Se continuarmos nos movendo, estaremos em outro lugar. E saberemos quando chegarmos lá".

Aquele livro que eu não dava nada por ele. Nadinha mesmo.
E que me fez ficar em lágrimas em muitos momentos.
Pra quem foi da época que os filmes do De volta para o Futuro foram o grande estouro, vai pensar nele como o jovem Marty McFly e seu incrível DeLorean. Mas não pensa no cara por trás.
E acredite, tem uma humanidade impressionante.
A parte que ele fala de política ficou um pouco confusa para mim, por não entender mto da política norte americana. Mas, deu pra captar a essência de tudo que ele estava tentando fazer.
30 anos lutando contra o Parkinson. E o cara ainda acredita em um cura.
Quando você lê as dificuldades que ele passa (sendo um astro de Hollywood, imagina um cidadão desconhecido), quando você vê a resistência que ainda existe hoje em pesquisas com células troncos (respeito a opinião de cada um sobre o assunto), e você vê um ator que está ali o tempo todo... lutando. Pela vida, pela família, por aquilo que ele acredita.
Simplesmente inspirador.

Fê Gaia 09/01/2010

Um grande otimista
É, não se pode negar o otimismo de Michael J. Fox... uma pessoa q convive tantos anos com uma doença degenerativa e não se deixa abalar emocionalmente por ela é mesmo algo raro. Como ele próprio diz, essa superação diária não seria possível sem o apoio da família. E ele não foge à regra de marido apaixonado e pai-coruja. Apesar de discordar em parte da sua visão de mundo, acho muito importante o trabalho q ele vem fazendo com sua fundação no apoio às pesquisas com células-tronco embrionárias, oq beneficiará portadores de diversas doenças e deficiências. Parabenizo J. Fox acima de tudo por seu bom-humor, fundamental em qualquer situação.

Dominique 14/01/2010minha estante
Realmente, a família é tudo para ele, seu maior pilar, eu diria. =D

Beta 04/11/2010

Amei!
Ler sobre a doença deste astro nos jornais é uma coisa, conhecer um pouco sobre sua vida, sobre sua luta, é outra muito diferente.
De forma irreverente, engraçada, profunda e reflexiva, o ator conta sua história.
Michael se tornou a voz de muitos, lutou e luta por conquistas científicas e políticas e sonha em encontrar a cura para o Parkinson. Visionou e criou a Fundação Michael J. Fox. Ao lado de pessoas influentes, astros, amigos e familiares, carrega a bandeira da vitória, do amor e da fé.
“Sabe o que acontece comigo atualmente? Não é sempre que percebo que estou tremendo; preciso que alguém me fale (então, se eu estiver derramando café no seu terno, me diga).”
Otimismo é sua energia; alegria, seu alento; e a família sua força.
Além de lutar contra uma doença desconfortável, mutável e com muitas variáveis, ele precisa dar a cara à tapa no meio político e na mídia, por seu sonho, por sua luta.

Karine Coelho 24/01/2010

Lição de Otimismo
Antes de começar minha resenha, devo confessar: quando esse livro caiu em minhas mãos, eu nem esperava lê-lo. Eu nunca tinha ouvido falar dele, e não tinha a menor intenção de ler. Mas, como eu tenho a (boa ou ruim?) mania de ler todo e qualquer livro que esteja ao meu alcance, decidi dar uma chance a ele. E não me arrependi. Desde as primeiras linhas você se depara com uma história leve, divertida, fácil e gostosa de ler. O autor te mostra as dificuldades da vida de um paciente de Parkinson, mas sem drama, sem apelação. Ele encara as coisas de forma otimista e esperançosa. Em vez de se fechar em seu problema (que não é nem um pouco fácil) ele dá a volta por cima para tentar encontrar a cura. E ele acaba se tornando um ícone na luta pela cura do Parkinson. A sua batalha é inspiradora... Na verdade, a sua força de vontade é que é inspiradora. Ele não descansa, e é bonito de ver isso no decorrer dos anos. Ele é uma prova de que as pessoas podem se reinventar a cada dia. O fim da sua brilhante carreira de ator não era o fim da sua vida. Era apenas o começo de mais uma brilhante jornada. E nesse caminho ele estava muito bem acompanhado por sua esposa Tracy, que me emocionou por ser um modelo de esposa - companheira, seus filhos, e amigos valiosos. Impossível não se emocionar com os diversos exemplos que ele cita ao longo do livro, principalmente a história de Christopher Reeve. É um livro para ser lido e sentido. E vivido a cada dia.

Dominique 24/01/2010minha estante
Amiga, vc arrasouuuuuuuuuuuuuu!

Vivi 24/01/2010minha estante
Terminei de ler também, rs, rs. Agora vem a dificuldade maior: escrever uma resenha, rs.

Fabiana Ãvila L 19/01/2010

Um otimismo contagiante
Descobrir que se tem uma doença incurável com certeza não deve ser fácil, mas transformar essa debilidade em ponto chave para todas as suas conquistas deve ser bem difícil. Michael J. Fox nos mostra que isso é possível, ao narrar toda a sua trajetória como portador da Doença de Parkinson (DP) que foi descoberta há 19 anos.
Ao dividir o livro em quatro partes (que são: trabalho, política, fé e família) o autor narra que sem essas quatro partes essenciais ele não teria conseguido nada e sem otimismo, mesmo que conseguindo tudo, ele não progrediria em nada.
Ao longo da história, o otimismo de Michael fica mais do que evidente, mesmo com todas as dificuldades que uma pessoa com DP tem de enfrentar todos os dias. E quando digo dificuldades não cito apenas as dificuldades que a doença causa como a discinesia, mas incluo as dificuldades de relacionamento interpessoal que pode ocorrer quando outra pessoa não entende bem o que é ser portador de DP. É claro que, assim como qualquer pessoa normal, ele tem seus momentos de dúvida, raiva e até de “baixo astral”, mas logo tudo se transforma e otimismo volta a ser presente.
Com isso, ao chegar ao final, o leitor ganha uma injeção de otimismo e a vontade de passá-lo adiante.

Dominique 11/03/2010minha estante
Migaaaa, PARABÉNS!!!!

Karine Coelho 21/03/2010minha estante
Resenha vencedora! Parabéns!!

Cris Flessak 24/01/2010

Deixa a desejar
Primeiramente quando peguei o livro, imaginei que, como o próprio título o diz, seria um livro (biografia) mostrando todo o otimismo do ator em relação a vida.

Confesso que senti otimismo por parte dele com relação a cura da DP, mas mesmo assim acho que deixou muito a desejar...

Em minha opinião, não se foi intencional da parte do autor ou não, mas tive a impressão que ele quis ostentar a sua "grande credibilidade", a sua fama, de como é reconhecido e tratado pelo público, a sua situação financeira, e por aí vai...

Creio que se a esposa dele tivesse escrito o livro, seria muito mais interessante.

Obviamente, a dificuldade que ele enfrenta com essa doença nos comove e faz-nos colocar no seu lugar e entender bem a luta diária que ele passar. Porém no mais, caso você esteja buscando por uma biografia realmente inspiradora, não sei se seria a melhor opção.

Vivi 16/04/2013

Um livro que nos impulsiona para vida mesmo com as adversidades que ela, às vezes, nos traz. Nos faz pensar de que nossos problemas são pequenos e precisamos sempre ser otimistas e continuar seguindo em frente. Uma história comovente e divertida, pois ele mesmo escreve de uma maneira que não conseguimos segurar o riso.

Gustavo Carmo 04/05/2010

Comprei para ler uma lição de vida. Mas o livro se transformou num discurso político. Vou tentar ler depois.

Carla 24/08/2016

Tudo depende da perspectiva.
"A resposta tinha muito pouco a ver com proteção e tudo com perspectiva. A única opção que eu não tinha era ter ou não ter Parkinson. Todo o restante eu podia resolver. Podia me concentrar na perda e investir em quaisquer medidas reparadoras que meu ego conseguisse criar".

"Para tudo que a doença tomou de mim, algo de grande valor me foi dado- às vezes, foi apenas algo que me fez ir em uma nova direção que jamais teria trilhado em outra situação".

O livro retrata a história do autor e ator Michael J. Fox mas com o foco em como usou sua doença para a criação de sua fundação que investe em pesquisas para buscar a cura do Parkinson. O livro é baseado em pilares como profissional, política, fé e família.

É bem interessante as divisões que ele faz no livro para falar sobre sua visão, sempre otimista, sobre diversos assuntos e como foi o processo de transição de sua aposentadoria como ator para a criação de sua fundação e como este processo foi trabalhoso, além de sua luta pelas pesquisas com células-tronco no congresso americano.
Para quem busca um relato sobre o Parkinson vai encontrar algumas citações espalhadas pelo livro mas não de maneira constante.

letícia 09/12/2011

Emocionante
Eu sabia pouco sobre o Michael J. Fox. Para mim, era somente mais um ator famoso. O que motivou a leitura, foi o fato de eu estar procurando por algo que falasse de uma lição de vida e esse livro foi além das minhas expectativas!

Ele não se faz de coitado, nem fica relatando só sobre a doença. Essa á a parte que eu achei mais interessante, pois ele não faz o mundo dele o Parkinson, ele relata do livro sobre a vida dele E o Parkinson.

Além de contar sobre como ele reagiu quando soube do diagnóstico, ele fala da parte profissional, política e pessoal. Achei muitíssimo admirável a luta dele pelo uso de células tronco e a Instituição que ele abriu para encontrar a cura da doença.

Foi uma ótima leitura.
Eu não gosto de ler livros mais de uma vez. Na realidade, nunca o fiz, acho que perde o suspense quando vc já sabe o que irá acontecer, mas esse, eu leria de novo!

Lou 20/03/2012

Lição
Adorei! Uma lição de vida, otimismo e alegria!