Brasil: Nunca Mais

Resenhas - Brasil: Nunca Mais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carolina Veiga 21/08/2010

Tortura
Se qualquer um acredita que a tortura ou a pena de morte são os modos corretos de se "educar ou re-educar" um cidadão, ou ainda de "formar uma sociedade mais justa", ou mesmo que o período do Governo Militar foi o mais próspero que o Brasil já vivenciou, deve ler este livro.

Os relatos são impressionantes. A crueldade para com as pessoas que lutaram para que hoje tenhamos nossa liberdade são dignas de repúdios, assim como os mercenários que as aplicavam/sentenciavam.

Brasil Autoritário Nunca Mais.
Donaldo 30/12/2015minha estante
Seria legal termos o relato das vítimas da Esquerda nesta mesma época.

Nalu 31/03/2022

É preciso
Bastaria dizer que a leitura desse livro ainda na adolescência foi um pilar da pessoa que me tornei. O contato com o horror dos atos que um ser humano é capaz de praticar e ensinar necessariamente deve nos levar a superá-los em todas as instâncias! Violência e arbítrio marcam a História de todos os tempos e povos. O ser humano é capaz de atos inomináveis a ponto de especializar-se em tortura e assassinato. Impressiona mais, no entanto, a evidente DISPOSIÇÃO INTERIOR para o ódio aos seus iguais. É motivo para a bárbara autoextinção. Será sempre uma lembrança sombria para o nosso país, mesmo para aqueles que loucamente a festejam.

Larissa Guimarães 02/03/2021

Leitura obrigatória!
Confesso que foi necessário ter estômago e calma para ler esse livro, fiz várias pausas, apesar de já saber o que encontraria o impacto foi grande. Os relatos sobre tortura são muito fortes.
Acredito que todos deveriam ler, como dito por Edmund Burke: Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la.

Alessandra.Stanki 28/04/2023

"Brasil: nunca mais" é um livro que denuncia as violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar no Brasil, apresentando casos de tortura, desaparecimentos e execuções sumárias. O livro teve grande impacto na história do país e contribuiu para a redemocratização. É um livro bom, porém, houve muitas partes onde eu não entendia ou simplesmente esquecia o significado das muitas siglas que aparecem no livrokkk
lulu63 17/05/2023minha estante
leu onde?? vai me emprestar

Alessandra.Stanki 18/05/2023minha estante
peguei na biblioteca do colégio cat

Moacir 13/12/2021

Documento histórico
Este é um documento histórico indispensável a todos os brasileiros. Conta nossa história recente e até hoje não resolvida. Conta barbáries cometidas pelo Estado brasileiro contra brasileiros em favor de objetivos alheios aos nossos e em detrimento de nossa moral. É um livro que deveríamos todos possuir em nossas estantes para nos lembrar, vez ou outra, do que somos capazes de fazer com nossa ação ou omissão; e para nos lembrar quem foram tantos famosos e anônimos que lutaram pela sobrevivência de nosso país e de nossa nação.

Lipe 27/06/2021

Livro reportagem, baseado em pesquisas documentais, dos processos jurídicos levantados na Justiça Militar durante os anos de 1964 a 1979 - período da Ditadura Militar no Brasil. Um texto de denúncia e um convite à reflexão sobre a violência e torturas sistemáticas impostas aos de posicionamentos contrários aos interesses ditatoriais da época. Também uma voz aos familiares enlutados dos "desaparecidos políticos", que tiveram suas vozes silenciadas diante dos descaso. Uma análise do quanto o nosso país foi violento e, também, aonde podemos chegar.

Ariadne 24/12/2020

Um livro que precisa ser lido
Livro lido para o desafio Livrada! 2020 na categoria "Livro que fala sobre uma ditadura"

"Brasil: Nunca Mais" é um impressionante esforço de um grupo de pesquisadores para reunir documentos que provassem as torturas infligidas pelos militares contra seus opositores durante a ditadura militar. O livro, através de depoimentos, relatórios de prisões, autópsias e outros documentos copiados clandestinamente da Justiça Militar, prova por a + b que a tortura era um método reconhecido e utilizado amplamente pelos militares para obter informações, chantagear e humilhar seus opositores. Além dos documentos há a contextualização histórica em como o Brasil chegou ao golpe militar, como a tortura sempre foi um meio usado pela polícia através do Estado e como a justiça foi usada para perseguir, prender, torturar e matar os opositores do regime.

Desconfortante porém importante registro histórico que deve ser relembrado e lido em tempos onde um defensor de torturador está no poder.

Maaria_ 26/02/2024

É preciso lembrar para que a história não se repita
Não vou mentir, pulei muitas partes do livro porque os relatos eram muito pesados. Não é fácil ler e saber que tudo isso aconteceu no nosso país e o pior de tudo é que não tem tanto tempo assim que a ditadura se encerrou.
?Não basta refletir, obter maior clareza e falar. É preciso agir. Esta não deixou de ser a hora da ?palavra?, mas tornou-se, com dramática urgência a hora da ?ação??
Helô Kleine 26/02/2024minha estante
Encerrou, mas vivemos na sombra de um retorno.

aally_souza 06/05/2020

Brasil nunca mais é uma leitura pesada. Os relatos das torturas que aconteceram durante a ditadura militar são um tapa na cara.
Uma leitura recomendada!

Gean Michel 20/01/2012

Todos os brasileiros deveriam ler
Conta a pior e mais obscura parte da história do Brasil de uma maneira bem clara e objetiva, todos os brasileiros deveriam saber o que ocorreu no Brasil durante a Ditadura Militar, deveriam saber como é ruim um país ter a sua soberania vendida por quem deveria representar o povo, talvez o fato mais revoltante é saber que, apesar de não estarmos mais em uma ditadura, nossa soberania ainda não é absoluta, felizmente estamos conquistando-a na ultima década, porém ainda a passos lentos, e a essa demora não culpo apenas o governo, mas sim nós, o povo, que é indiferente ou pior, conivente e acomodado. Recomendo a todos.

Jeff_Rodrigo 02/04/2024

"Temos ódio à Ditadura! Ódio e Nojo!"
Relatos sinistros das práticas de violência e tortura praticadas pelos agentes da Ditadura Militar de 1964-1985. Relatos ricos de detalhes, tanto daqueles que procuraram pelos seus, quanto daqueles que sobreviveram.

Se você ler esse livro e não sentir ódio dos algozes, que pela defesa da burguesia da pátria fizeram o que fizeram, é porque perdeu todo o senso de civilidade. Se não sentir nojo, é porque já perdeu a própria humanidade.
AliJu 02/04/2024minha estante
Isso mesmo! Sem memória, não há futuro!

Ronnayse 12/10/2021

A pesquisa "Brasil: nunca mais", que deu origem ao título do livro, estudou a repressão exercida pelo regime militar a partir de documentos produzidos pelas próprias autoridades encarregadas dessa controvertida tarefa.

Em “Brasil: nunca mais” encontramos registros históricos de um período cruel e doloroso da história do país durante a ditadura militar. São dados que devem ser conhecidos e não esquecidos (embora muito crueis) para que tais atrocidades não voltem a acontecer.

O livro apresenta contextualização histórica a respeito do golpe militar, relatórios de prisões, torturas... São relatos em sua maioria desconfortáveis (muito desconfortáveis) porém – infelizmente – fazem parte da nossa história.

É um livro para ser lido com calma, apesar de conhecer superficialmente sobre torturas, a leitura é impactante pois mostra detalhes de quem realmente passou por isso. E, ao longo da leitura, nos obrigamos a fazer pausas necessárias para digerir tamanho e absurdo sofrimento da violência.. dos que sofreram diretamente e indiretamente com o regime e suas consequências.

Fafhy 29/07/2021

Brasil nunca mais
Atualíssimo. Retrata uma época horrível da história do Brasil, e detalhe: não é a atual. Para quem gosta de política é imperdível.

Moises Celestino 16/08/2020

Revisão do Livro...
O presente relato compilado neste livro histórico pelo saudoso arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns só reforça a tese de que uma sociedade mais justa e igualitária só seria possível com a implementação de políticas educacionais e o devido respeito aos direitos humanos, sem distinção de raças ou credos. Infelizmente, tal fato virou uma utopia e o mundo por meio de seus governantes, ainda se encontra longe do modelo ideal. Houve até alguns avanços, mas muito abaixo do esperado e a luta de classes parece que nunca deixará de existir. A presente edição literária traz à tona o modelo de torturas cometidos contra presos políticos, muitos deles oriundos dos antigos regimes militares. Obra visceral e impactante!

1 | 2 | 3 | 4 | 5