A Extravagância do Morto

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Extravagância do Morto

Anne 21/07/2021

Se pode reconhecer um livro de Agatha assim q você o abre, a leitura apesar de seus diversos conteúdos sempre te traz a mesma sensação, que por sinal é muito boa, esse livro comprova que não precisa ser cheio de ?ação? para ser um ótimo ?suspense?. Ainda nos traz um mistério gostoso de ler, e pontos de investigação diferentes do de Poirot, um final surpreendente e que eu gostaria q tivesse um epílogo para mostrar como os personagens foram presos, etc.

Gabriela.Goebel 17/06/2020

Bom, mas...
De uma maneira geral, achei bom. A escrita é bem objetiva, sem enrolações, e a trama é imersiva, como outras obras da autora. Porém, achei que o desfecho não convenceu muito, não fez muito sentido com os detalhes dados ao longo da história, parece que ficou faltando alguma coisa. Comparando com outras obras da autora é bom, mas deixou o desfecho deixou um pouco a desejar.

Vih 21/03/2022

São cento e poucas páginas o que torna a leitura rápida, achei o começo do livro um pouco arrastado, mas depois do crime é impossível parar de ler.
Como sempre Ágatha Cristie cria crimes impossíveis de achar o culpado até terminar de ler o livro. Fiquei muito surpresa com o final!

Edilaine 28/06/2022

Leitura rápida
Como sempre a leitura foi super rápida. E gostei da narrativa. Achei a trama em si um pouco mais fraca que outros que li da autora. Mas foi uma boa leitura.

Thiago 04/10/2022

Caracterização divertida, mas ritmo ruim.
Este é um livro mediano da autora, com características interessantes e divertidas, capazes de empolgar o leitor, mas com uma sensação de que algo está faltando para ser da prateleira de cima.
A história conta com Ariadne Oliver, alter ego da autora, e Poirot numa quermesse no interior. Há vários elementos divertidos e a caracterização dos personagens centrais é muito boa. Conseguimos imaginar a bagunça da quermesse e visualizar bem os tipos representados, como a ricaça devagar e a secretária eficiente.
O desfecho tem muita engenhosidade e surpresa (apesar de que, desta vez, consegui tangenciar um pouco o culpado), mas, devido ao ritmo e condução deficientes - pior falha da obra - não temos aquela ligação emocional com o caso. E a própria solução por Poirot surge como um passe de mágica, sem fatos marcantes que a justificassem. Quase como se a autora estivesse chegando no número máximo de páginas e precisasse concluir de qualquer forma.
É um livro bom e vale a pena ser lido. Mas não se compara com a força dos melhores da autora.

Gabi 07/08/2021

Um livro rapidinho de ler e achei bem divertido também, Ariadne é muito engraçada, gosto quando ela aparece nos livros. Poirot foi genial como sempre, mas achei o final do livro um pouco confuso. Não achei um dos melhores da autora, mas foi uma boa leitura.

Diogo 01/04/2022

Inesperado
Gostei muito da leitura, foi intrigante e me prendeu até o fim, a resolução do crime embora tenha aspectos que suspeitava, foi totalmente inesperado. Vale a pena ler

Carol.Rosa 17/03/2023

Falando sobre: A Extravagância do Morto
É bom, mas não é um dos meus favoritos.
A história é boa, mas parece não ter sido muito bem contextualizada.
Fiquei confusa com a quantidade de personagens e com os acontecimentos meio desnecessários que aparentemente foram jogados na história pra confundir ou preencher linguiça.
Não gostei da forma que o Poirot foi deixado de escanteio e deprimido em achar que tinha perdido tempo por não ter descoberto os planos do assassino antes que o assassinato acontecesse.
O fim fica aberto, mesmo sabendo quem é o assassino não se têm pistas de como a situação será tratada ou se de fato chegará a ser tratada.
A descrição do motivo do crime é boa, mas não é aparente antes de ser lido, é como se você só conseguisse organizar as ideias quando a história foi resumida com os pontos principais, deixando de fora as informações que atrapalham o raciocínio no decorrer do livro.

Vicky 08/06/2021

Magnifique!
Um dos melhores livros que já li da autora,a trama bem elaborada junto com toques de cenas aparentemente desconexas no final compõe um panorama completo. A leitura é instigante até o final!

leticia 02/04/2020

fazia tempo que eu não ?engolia? um livro como eu fiz com esse. comecei a ler, parei, peguei de novo pra ler ?só mais um capítulo? antes de dormir e li logo o livro todo.
minha primeira experiência com agatha christie e o livro todo me prendeu, só o final me decepcionou. mesmo com as pistas deixadas, achei a explicação muito fantástica para o leitor conseguir deduzir. eu desconfiei de todo mundo, menos do assassino.

Kleber 12/01/2022

Uma trama engenhosa
Creio que de todos os mistérios da Agatha Christie que já li até hoje, o que mais me pareceu impossível de solucionar foi o d'A Extravagância do Morto. Esse caso deu trabalho até para o Hercule Poirot, que talvez pudesse apresentar como desculpa o fato de que já estava velho e enferrujado. Contudo, o brilhante detetive tarda mas não falha, e, de fato, após um mês do crime ocorrido na residência dos Stubbs, o astuto belga encontra o tão nebuloso desfecho do mistério.

A Extravagância do Morto já surpreende pela improvável vítima. Ao iniciar a leitura, imagina-se que quem sofrerá o atentado será outra personagem, mas quem de fato morre misteriosamente é alguém a quem ninguém aparentemente estava dando atenção, inclusive o leitor. E o caso é tão complicado que semanas se passam sem que encontrem uma solução. Sorte que Hercule Poirot não desiste fácil, e ao final surpreende a todos a revelar a sinistra trama envolvendo aquela localidade.

Fiquei completamente pasmo com a revelação final, jamais chegaria a essa conclusão, e gostei bastante dessa leitura, a qual recomendo bastante.

Nick 02/04/2021

O final é interessante, mas não é minha história favorita da Agatha.
Achei a história como um todo bem parada, e que não me prendeu muito.

Elisa 26/04/2021

Outra história com um desfecho fantasioso demais pra mim. Nem se eu pensasse e pensasse e imaginasse eu chegaria nessa conclusão.

Alinne 10/09/2023

Mais uma vez
Os mistérios de Agatha Christie sempre me prendem do começo ao fim. Apesar desse ser um pouco arrastado no começo, mantem a qualidade do mistério e, faltando pouquíssimo pra acabar, eu ainda estava sem saber como aquilo iria acabar.