O Legado da Grécia

O Legado da Grécia Moses Finley

Resenhas - O Legado da Grécia

Erudito Principiante 07/05/2024

O pilar do Ocidente
Apesar do título de O Legado da Grécia ser autoexplicativo, devo dizer que o livro organizado pelo historiador norte-americano Moses Israel Finley (1912-1986) superou minhas expectativas. Realmente esperava aprender sobre o que a Grécia antiga deixou de legado para humanidade, sobretudo para o Ocidente, mas o conteúdo desta obra fascinante foi além e me trouxe um conhecimento aprofundado sobre o quanto a cultura grega foi crucial para o desenvolvimento do que hoje conhecemos como cultura e mundo ocidental.

Finley nos informa no prefácio que o livro se trata da releitura de uma obra lançada em 1921 por sir Richard Livingston, daí o subtítulo desta versão (Uma Nova Avaliação) ser esclarecedor quanto à esse aspecto. Sobre a releitura, Finley nos diz que ?a obra anterior tratava da cultura grega e que a atual versão trata de seu significado para a história da cultura europeia?.

Dito isto, o leitor adentra no mundo grego e nas profundas marcas deixadas por sua influência ao longo de quinze capítulos escritos por diversos colaboradores que vão dissertar sobre os mais variados aspectos da cultura helênica, desde a filosofia, passando pela política, teatro, matemática, educação até a mitologia e arquitetura.

O legado grego começou a ser construído após a conquista pelos  romanos, que perceberam o valor de todo conhecimento desenvolvido na Hélade. Algumas coisas foram aperfeiçoadas pelo romanos, outras permaneceram intactas. A preservação desse legado continuou no Império Bizantino e com os árabes que, ao conquistarem Bizâncio, acabaram por levar consigo os antigos escritos gregos. Também os monastérios cristãos preservaram parte significativa desses escritos, nas quais hábeis tradutores transcreveram inicialmente para o latim. E assim, ao longo de séculos, a produção intelectual helênica chegou a nós e creio que certamente continuará por incontáveis gerações no porvir.