Vitor Hugo 06/02/2016Leitura obrigatória!Sabe aquele livro que os alunos de administração deveriam ler e apresentar trabalho baseado em sua leitura? Então, O Mito do Empreendedor, merecia ser estudado por professores e alunos nas faculdades e MBA's de negócios pelo mundo.
O livro é um tapa na cara de pequenos empresários e muito importante para quem vai tirar a ideia da cabeça e coloca-lá em prática. O autor já inicia explicando nos primeiros capítulos a diferença entre empreendedor, administrador e técnico e como equilibrar os três lados, que particularmente, achei bem interessante. Ainda na primeira parte, explica as fases de um negócio: Infância, adolescência e maturidade. Infelizmente, muitas empresas morrem ainda quando crianças.
Na segunda parte do livro, o autor, fala sobre como Ray Kroc transformou uma pequena lanchonete chamada McDonald's na mais bem sucedida ''pequena empresa'' do mundo. Infelizmente, ele só utiliza o modelo de franquias e o exemplo da rede fast food como explicação para o desenvolvimento de um negócio. Poderia ter utilizado mais algum exemplo além do McDonald's.
Na terceira e última parte, fala sobre como criar uma empresa que funcione. Fala sobre processos, programas de desenvolvimento de negócios e de estratégias como marketing, gestão, pessoal, etc.
Pontos positivos:
- O que mais me agradou no autor foi sem dúvidas a maneira como transmitiu a mensagem aos leitores, o livro parece muito uma mentoria empresarial;
- Livro de leitura rápida, sem muita enrolação;
- Livro que deve ser consultado sempre que o empreendedor começar a sentir alguma dificuldade;
Pontos negativos:
- Apesar de todas as recomendações e pontos positivos do livro, só foi utilizado um exemplo: McDonald's.
- A falta de mais exemplos de negócios, fez com que eu tirasse uma estrela do livro, mas nada que atrapalhe;
- A terceira parte, foi focada em estratégias, mas não houve um aprofundamento necessário.