O Mito do Empreendedor

O Mito do Empreendedor Michael E. Gerber

Resenhas - O Mito do Empreendedor

Vitor Hugo 06/02/2016

Leitura obrigatória!
Sabe aquele livro que os alunos de administração deveriam ler e apresentar trabalho baseado em sua leitura? Então, O Mito do Empreendedor, merecia ser estudado por professores e alunos nas faculdades e MBA's de negócios pelo mundo.

O livro é um tapa na cara de pequenos empresários e muito importante para quem vai tirar a ideia da cabeça e coloca-lá em prática. O autor já inicia explicando nos primeiros capítulos a diferença entre empreendedor, administrador e técnico e como equilibrar os três lados, que particularmente, achei bem interessante. Ainda na primeira parte, explica as fases de um negócio: Infância, adolescência e maturidade. Infelizmente, muitas empresas morrem ainda quando crianças.

Na segunda parte do livro, o autor, fala sobre como Ray Kroc transformou uma pequena lanchonete chamada McDonald's na mais bem sucedida ''pequena empresa'' do mundo. Infelizmente, ele só utiliza o modelo de franquias e o exemplo da rede fast food como explicação para o desenvolvimento de um negócio. Poderia ter utilizado mais algum exemplo além do McDonald's.

Na terceira e última parte, fala sobre como criar uma empresa que funcione. Fala sobre processos, programas de desenvolvimento de negócios e de estratégias como marketing, gestão, pessoal, etc.

Pontos positivos:
- O que mais me agradou no autor foi sem dúvidas a maneira como transmitiu a mensagem aos leitores, o livro parece muito uma mentoria empresarial;
- Livro de leitura rápida, sem muita enrolação;
- Livro que deve ser consultado sempre que o empreendedor começar a sentir alguma dificuldade;

Pontos negativos:
- Apesar de todas as recomendações e pontos positivos do livro, só foi utilizado um exemplo: McDonald's.
- A falta de mais exemplos de negócios, fez com que eu tirasse uma estrela do livro, mas nada que atrapalhe;
- A terceira parte, foi focada em estratégias, mas não houve um aprofundamento necessário.

Manuela do Prado 28/07/2022

Técnico-Administrador-Empreendedor
Sob uma perspectiva muito coerente, organizada e prática acerca do nascimento e desenvolvimento de um negócio, Michael Gerber traz em "O Mito do Empreendedor" uma leitura precisa dos principais erros cometidos por pequenos empreendedores e/ou empreendedores iniciantes- excesso de auto cobrança, acumulo de funções, falta de visão sobre todas as partes do empreendimento, desorganização, dentre outras características que, com o tempo, vêm a ruir o sonho do "ser meu próprio patrão".

A narrativa de Michael se ampara em dois pilares: o 1º na ideia de que, para se ter um negócio bem estruturado, devemos contar com as personalidades de um bom técnico, um bom administrador e um excelente empreendedor (personas estas que devem conversar e encontrar equilíbrio entre si); o 2º pauta-se em modelos de negócios franqueados que, mesmo com os seus fundadores mortos, continuam funcionando, visto que foram estruturadas, desde o seu berço, sob um sistema minunciosamente prático e funcional.

Para quem curte empreendedorismo esse livro é um verdadeiro tesouro- os exemplos, insights e abordagem trazida pelo autor ampliam não só nossa visão de trabalho, mas também de funcionamento de mundo... Por que as empresas que dão certo, dão certo? O que é sucesso para cada empreendedor? Estou gerindo uma empresa ou um emprego-próprio agora que o negócio é meu?

Recomendo a leitura para quem se pergunta se empreender é algo para si, para quem tem certeza de sua "veia" empreendedora ou simplesmente para quem tem curiosidade em entender a complexidade do mundo dos negócios e como a gestão de um modelo de empresa eficiente funciona.

site: @viveprale

Alex Souza 30/06/2020

Muuuuuuito bom!
Sem muita enrolação eu digo o seguinte: se você pensa em empreender, abrir seu próprio negócio, ou mesmo já possuí um, mas está enfrentando dificuldades? Este livro é para você!

E digo mais: se você ainda não começou seu negócio, mas tem pensado em abrir um, ou esta em vias de começá-lo? Pare tudo! Não faça mais nada. Não dê mais nenhum passo. Consiga este livro, leia do início ao fim, e só depois decida levar adiante a sua ideia/negócio ou não.

Jogue fora as revistas que falam de negócios. Pare de ler os blogs de “especialistas” que falam de negócios. Pare de ler os grupos de Facebook que também “ensinam” sobre negócios. Enfim, não leia nada sobre negócios que não seja este livro. Tudo isso é furada! Conversa fiada. Não vão te ajudar em nada. Acredite.

Falo por experiência própria. Eu já gastei muito de meu tempo (e dinheiro!) nestas “fontes” e tudo que recebi em troca foram informações desencontradas, muito enfeite, muita propaganda, e nenhum conteúdo prático que me ajudasse onde eu realmente precisava: na prática, no dia a dia.

Só agora, depois de lê-lo, eu entendo o porquê ele é tão citado em outros livros de negócios que já li no passado. É um livro escritor um consultor de empresas, que possuí uma empresa (que põe a mão na massa!), cujo trabalho é assessorar empreendedores que se encontram em dificuldades em seus negócios.

E neste livro ele não fala do lado lúdico, fantasioso de ter um negócio. Nada disso. Ele põe o dedo na ferida, literalmente, fazendo questionamentos que nos põe a pensar se realmente queremos iniciar um negócio, caso ainda não tenhamos feito. E, se já temos um, e estamos enfrentando problemas, nos indica algumas ações possíveis para sair desse cenário.

Gostei muito. Entrou no meu rol de favoritos a partir daqui. Recomendo.

Abraço!

Stefrancisn 14/06/2022

Leitura obrigatória para empresários
Neste livro, Michael Gerber, explica de forma clara e sem rodeios o que as pequenas empresas podem fazer para vencer. Sabe-se que muitas empresas não passam do primeiro ano e um número ainda maior não chega ao quinto ano de vida.
Neste livro você irá encontrar dicas preciosas para otimizar a sua empresa e fazê-la crescer cada vez mais.
Indico a todos empresários e aspirantes.

Geo 28/03/2022

Essencial para todo pequeno e médio empresário
Ótimo livro! O autor descreve de maneira clara e objetiva os passos para a orquestração de uma empresa acima de tudo organizada.

Talvez tenha sentido falta de um maior aprofundamento em alguns aspectos gerenciais.

Helder 16/11/2023

Excelente leitura pra quem empreende ou pretende empreender. Você descobrirá seu perfil de empreendedor(a) e saberá como acelerar seu crescimento, cessando erros de comportamento e tomada de decisão.

Maria Fernanda 27/07/2020

Muito interessante, retrata bem as dificuldades de um empreendedor.

Narati 12/09/2022

Necessário aos empresários
Leitura obrigatória para quem pensa em abrir um negócio ou iniciar prestação de serviços. Leitura de fácil entendimento, com bons exemplos e reflexões sobre o tema.

Manu Tavares 20/07/2022

Gosto de livros assim, dizendo direitinho o q tem q fzr, em q momento e as formas d organização, super didatico e n deixa nenhuma duvida para nada, muito bom!

Farofa 22/09/2014

Resenha
Livro sobre empreendedorismo, linguagem muito facil de entender e assimilar os conceitos, durante o livro o autor exemplifica com o que aconteceu com Sarah e a empresa All About Pies...
Excelente o livro, nao somente no conteudo de empreendedorismo, mas no conceito de melhoria pessoal...
Diversos exemplos e técnicas.
Não é um manual cheio de regras de faça isso ou não faça aquilo, mesmo porque como cada individuo cada empresa é unica. E somente o dono dela para decidir o que funciona ou nao para sua empresa

Jaqueline 23/09/2019

Todo empreendedor deveria ler
A princípio achei que um livro de mais de 20 anos não tivesse ideias que ainda servissem para o meu negócio. Mas me enganei desde a primeira página até a última. Tirei incontáveis ideias para aplicação prática e imediata na minha empresa. Ideias valiosas e sacadas geniais que eu não aprendi em nenhum curso ou leitura, ou vídeo no YouTube. Com certeza irei aplicar para manter o meu negócio preparado, no meio do caos de tantos pequenos empresários que acabam fechando as portas.
Vale a leitura, vale comprar o livro físico para grifar as partes importantes. Kkk ou seja, aja marca texto... praticamente você vai pintar o livro todo.

Filho7 10/02/2023

Para ler algumas vezes
O autor me surpreendeu com conceitos simples, ideias simples. O modelo de empresa proposto é factível. E no final ainda nossa Brinda com uma belíssima reflexão existencialista.
Vale cada palavra lida, cada minuto investido na leitura dessa obra.

Thiago_milchevsky 01/06/2022

Recomendo
Mostra a importância de um processo bem definido e de um check list bem aplicado.
Trás um conceito de você pensar no negócio e definir tão bem os processo aonde ele possa ser expandido em 5000x.

felipebeiragrande 05/01/2016

Essencial
Livro da série "Por que não li isso antes?" Hehehe. Ótimo livro, apesar de não concordar com tudo e por às vezes o autor se perder no caminho. Mas vale bastante a leitura.

Nanda 21/11/2018

Esclarecedor
Um ótimo livro para quem quer conhecer as faces de um verdadeiro empreendedor.
O autor fala claramente das habilidades necessárias para se desenvolver para que ao abrir o próprio negócio a pessoa possa se sentir realizada e não frustrada. De leitura fácil, o autor leva o leitor a questionamentos bem claros, de seu propósito de vida e como fazer a junção do propósito pessoal com o propósito de uma empresa... Desperta o leitor ao sonho e mais ainda o auxilia em como montar uma empresa eficaz. Gostei muito. Recomendo a leitura.