Peanuts Completo: 1950 a 1952

Peanuts Completo: 1950 a 1952 Charles M. Schulz

Resenhas - Peanuts Completo: 1950 a 1952

Dani | @danireads 13/02/2021

Quadrinhos com muito mais do que aparenta
Snoopy e Charlie Brown com certeza são dois dos meus personagens de quadrinhos preferidos da vida! Então foi muito especial poder conhecer a história desde o comecinho, ver o desenvolvimento e o surgimento de cada personagem e viajar nesse universo tão leve e gostoso.

Apesar disso, Schulz também é ousado ao trazer seu próprio sentimento de "sensação permanente de isolamento, insegurança e inferioridade", e com isso, acabou abordando temas que não eram muito falados na época, como depressão, desespero e fé. Cada personagem é único, com uma força interior profunda, contemplativos e com observações inteligentes sobre desde arte e música clássica até psiquiatria e esportes.

No final dessa edição tem uma entrevista muito legal com o Schulz, onde dá pra conhecer um pouco dele. E com isso, o primeiro favoritado do ano!

site: https://www.instagram.com/danireads/

nalivia_ 26/12/2023

Me lembro como se fosse ontem quando eu era criança lia todos os dias esse esse livro, é capaz de saber todas as falas de de tanto que eu li. Sou apaixonada

evenancio 11/07/2010

Peanus Vol 1
Charlie Brown, por decisão unânime, é considerado o mais jovem existencialista da história. Mesmo criança, Charlie Brown sofre com os muitos problemas da existência, do absurdo que é a vida, do por que de existir e por quê de estar ali. De fato, Charlie Brown é um perdedor nato. Porém o gostoso é ver que Charlie Brown aceita sua condição, mesmo no calor da inocência, e sempre está lá para mais uma partida de xadrez, mais uma partida de beisebol, mesmo sabendo que dificilmente ganhará alguma vez (afinal já são mais de 10 mil partidas sem ganhar nada). Charlie Brown nunca desiste. Isto faz dele um herói.

Tudo o que foi dito acima poderia ser trágico, mas foi retrato com um humor fino e agradável por Charles Schulz, o pessimista criador de Peanuts, as tiras em quadrinhos que foram publicadas diariamente em diversos periódicos nas mais diversas línguas entre 1950 e 2000. Schulz é o pai de uma série de personagens inesquecíveis, como o cachorro Snoopy, Lucy, Linus, Paty Pimentinha e, claro, o bom e velho Charlie Brown. Charles Schulz, figura notória, foi um dos mais bem pagos quadrinistas de todos os tempos: chegava a ganhar entre 30 e 40 milhões de dólares por ano. Seus produtos até hoje são comumente licenciados, sendo que Peanuts é uma franquia de sucesso.

Suas tiras foram compiladas numa edição nobre, tão nobre quanto o seu ator, e começaram a sair por aqui pela editora LP&M, com o mesmo tratamento dado lá fora, ou seja, em edições de alto nível. Neste primeiro volume temos compiladas as tiras publicadas entre 1950 e 1952, o início de tudo. É interessante observar os costumes da época, inclusive os brinquedos, assim como a evolução do próprio mundo. Num exemplo, a chegada em massa das televisões para os lares americanos, que contagiou até mesmo Snoopy, que instalou uma antena de televisão em sua casinha de cachorro.

Continua em:

Lind Bezerra 05/05/2020

Peanuts Completo
Ótimo livro, leitura muito fácil, terminei em um dia, ótimo para novos e antigos fãs...

Albert Lucas 17/08/2023

Maravilhoso
Super me identifico com Charlie Brown e seu autor, a melancolia e a resiliência de Charlie e o passado cheio de traumas do autor me fizeram me identificar e amar as tirinhas que foram apresentadas nesse livro ótimo.

Lyliancb 10/10/2022

Quadrinhos mais famoso do mundo
Os quadrinhos são divertidos e o final tem um interessante entrevista com o criador, transparecendo toda sua essência, essa mesma apresentada tb nos quadrinhos.

Mateus 17/07/2011

Mais de 60 anos se passaram, mas Peanuts continua firme em seu posto de tirinha mais fascinante de toda a história. Acredito que o tempo pode passar, as décadas podem se transcorrer lentamente, mas o legado de Charles M. Schulz continuará forte. Porque o que ele criou é eterno, e jamais será comparável ou substituído por qualquer outra tira.

Só mesmo um excelente escritor, cheio de ideias criativas e inovadoras, poderia criar algo tão cativante a ponto de nos comover e emocionar como Schulz acabou fazendo com Charlie Brown. Por meio dos jovens personagens, podemos perceber o quanto a vida é difícil e cheia de incertezas e dramas. Mas o mais difícil de tudo é conseguir gerar algum humor a partir disso, e foi exatamente o que o autor conseguiu fazer no decorrer de toda a sua carreira.

Acompanhar a trajetória de Charlie Brown e sua turma durante seus dois primeiros anos é mais do que fascinante. Ver no início apenas Charlie Brown, Patty e Shermy, com suas cabeças um pouco grandes e desproporcionais, e Snoopy, que ainda nem dormia sobre sua casa. Depois o aparecimento de Violet, Schroeder e seu eterno gosto pela música clássica. E mais para o fim, Lucy e o bebê Linus. Cada traço, cada reta e cada volta, tudo perfeitamente traçado para que os personagens ganhassem personalidades autênticas e que os tornariam inesquecíveis para sempre.

Para melhorar ainda mais essa edição, que já é incrivelmente bem feita e bem acabada, ela contêm uma excelente entrevista com Schulz. Acredito que o livro inteiro já valeria por isso, pois suas palavras são preciosas. Quem poderia imaginar que o nome Peanuts não foi ideia do autor, e que ele sempre odiou esse nome? Ou que ele acabaria se tornando uma das pessoas mais bem pagas de sua época? Curiosidades e mais curiosidades é o que podemos encontrar aqui.

Para finalizar, coloco aqui uma das tirinhas que mais gostei em todo o livro. Não apenas Patty e Violet, mas todos nós amamos o bom e velho Charlie Brown.

"Patty: - Eu gosto mais do Charlie Brown do que você!
Violet: - Ah é? Então eu gosto duas vezes mais do Charlie Brown do que você!
Patty: - Então eu gosto três vezes mais do Charlie Brown do que você!
Charlie Brown: - Sim senhor! Isso é que é uma discussão inspiradora!"

Juliet 16/02/2020

Aquela releitura anual obrigatória.
Peanuts é aquela releitura que pratico anualmente e que nunca fica monótona ou igual a cada vez que me aventuro nas trapalhadas dessa turminha.

Como não se apaixonar por cada personagem, cada personalidade tão distinta que Charles Schulz criou ao longo de 50 anos..

Peanuts é perfeito.

Fillipe 09/08/2012

Tem gente que não sai de casa sem ver a previsão do tempo ou ler o seu horóscopo. Acho que, tanto em questão de qualidade como de conteúdo ou importância, ler uma tirinha de Peanuts faria o dia dessas pessoas bem melhor.

É difícil achar uma leitura que permaneça atual apesar da época. A obra de Schulz não se trata apenas de uma história em quadrinhos. O leitor consegue acompanhar a evolução e crescimento dos personagens, assim como do traçado do cartunista e dos pensamentos filosóficos/políticos/niilistas/sem sentido das crianças. Crianças essas que têm como característica principal lidar com a verdade, insegurança, inadequação e melancolia vividas por Schulz.
Apesar de parecer de uma seriedade descomunal, Peanuts faz isso com o melhor humor que eu já li, sendo uma das poucas obras que existem que merecem mais do que meras cinco estrelas.

Nesse livro ainda se encontram as primeiras aparições de Lucy e Schroeder e uma introdução de Garrison Keillor, falando sobre a vida e carreira do desenhista, e uma entrevista pessoal com o autor.

Merecedor de 5/5 estrelas.

arth 01/02/2024

Peanuts completo (1950-1952)
Eu admiro muito as obras do schulz, ele com certeza é um dos meus autores/cartunistas favoritos, por isso me interessei mto em ler algo dele

as tirinhas sao bem engraçadas, e eu adorei ler e me identificar com os personagens

tambem amei os textos da introdução e do final, foi muito interessante ler e conhecer um pouco do trabalho do schulz

fiquei curioso pra ler outros volumes, talvez um dia ..

Whermeson 22/02/2020

Livro 2012 10: Peanuts Completo: 1950 a 1952 - Charles M. Schulz
É tão bom ver as crianças nascendo e crescendo

"O mundo de Peanuts é um microcosmo, uma pequena comédia humana, tanto para o leitor inocente como para o sofisticado" Umberto Eco

site: http://www.universohq.com/quadrinhos/2010/review_PeanutsCompleto.cfm

Gerdson 28/12/2021

Posterguei tanto a leitura dessa seleção de tirinhas, gosto muito dessa turminha, mas a leitura se torna mais agradável quando lemos com calma, dia após dia, saboreando a mensagem passadas pelos quadrinhos.

@leituras_sa 01/02/2021

"- Ei, Violet, quer uns gibis emprestados? Quer um refrigerante? Quer andar de triciclo? ⠀⠀⠀
- Não, obrigada...
- O que eu tenho que fazer para você gostar de mim? - Apenas seja você mesmo, Charlie Brown.
- Ah, droga. Vocês meninas esperam demais da gente." ⠀⠀
⠀⠀
📖 Peanuts é uma das tirinhas mais famosas do mundo. Afinal, quem nunca se divertiu com a turma de Lucy, Snoopy e Charlie Brown? Em "Peanuts Completo: 1950-1952", a história e carreira de Charles M. Schulz é contada de maneira simples e rápida. Há também uma entrevista com o desenhista e uma série de tirinhas. ⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
🗨 Parece mentira, mas eu nunca tinha lido as tirinhas de Snoopy & cia. até esse livro chegar a mim. Essa é uma revelação chocante, eu sei. Então, comecei a leitura sem muitas expectativas e tive uma grata surpresa. A forma como Schulz retrata assuntos complexos da história e da mente humana em tirinhas leves e divertidas é incrível. Também é muito interessante acompanhar o crescimento dos personagens, como Lucy ainda bebê e depois de algum tempo, o nascimento do seu irmão Linus. Notar a evolução do Snoopy, em como o cachorrinho ganhou espaço na história. Essa é uma daquelas leituras despretensiosas, para relaxar após o almoço ou antes de dormir. Se você é fã de Peanuts então, essa coleção vai deixá-lo louco de felicidade. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

site: https://www.instagram.com/p/BiSzKPZB9Jf/

Angelica75 13/09/2021

Nostalgia
As tirinhas dos Peanuts tem sabor de infância pra mim. Impossível não se apaixonar por Charlie Brown e Snoopy. Elas são para crianças e são para adultos.

Aqui temos as primeiras, o início de tudo. Os personagens são apresentados aos poucos, e em poucas tiras percebemos a personalidade de cada um.

Muito bom poder começar desde a tirinha número 01, sinto que estou conhecendo mais e mais cada um deles. Ansiosa para ler os próximos.

Barão 18/01/2013

Definitivamente, foi um dos melhorres presentes que me dei
Estou de olho nesse livro desde quando foi lançado nos EUA em 2004 pela editora Fantagraphics Books.

Ele é uma compilação cronológica de todas as tirinhas do Snoopy publicadas em jornais e livros.

Alias, para quem não sabe toda a história de Snoopy, esse livro é uma ótima oportunidade para conhecer o brilhantismo de Charles M. Schulz, o criador da série.

Quando ele criou o Charlie Brown e seus amigos, elaborou a história de cada personagem, dando vida para eles.

Tanto que na primeira tira o Charlie Brown tem apenas 4 anos de idade e vemos ele crescer conforme os anos vão passando.

Alias, nesse mesmo livro tem a primeira aparição de Schroeder e Lucy ainda bebês.

Sem dizer que também é possível acompanhar a evolução da arte de Charles M. Schulz, que melhora seu traço a cada tira.

No meu blog tem a análise completa e alguns links.