O chamado selvagem

O chamado selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

Faby 29/12/2023

???
Jack London narra a trajetória de vida do cão Buck, originalmente criado para ser um cão civilizado na vida doméstica do campo, mas que acaba sendo sequestrado e vendido para ser usado no trabalho de puxar trenós.

Buck aprende com duras lições que a vida pacífica que conhecia já não existe mais, e agora a lei do mais forte é também a lei da sobrevivência, precisando despertar o lado selvagem de seus antepassados.

Livros com animais, especialmente cachorros, são meu ponto fraco.
Até evito ler pois normalmente me levam às lágrimas, porém com o chamado selvagem tive uma experiência um pouco diferente.

O livro é perfeito, a narrativa é extremamente viciante, prendendo o leitor do início ao fim.
Foi minha primeira leitura do autor, mas tenho outros volumes na minha biblioteca que logo irão para a lista dos lidos ?

O livro é de uma narrativa tocante, que me encheu de emoções, a maneira que o cão vai se transformando, deixando para traz a vida de cão doméstico e se adaptando a vida selvagem, é visceral.

De grande sucesso, foi adaptado para o cinema, sendo a mais recente o filme de 2020 estrelado por Harrison Ford ??

Massasa 16/12/2023

O chamado selvagem
Gosto bastante da forma como Jack London escreve aventuras, ele consegue fazer uma história dinâmica e ao mesmo tempo com profundidade. A "corrupção" do personagem principal é muito bem escrita e fica mais aparente ao reler.

AndrAa58 06/12/2023

Uma exploração das complexidades da natureza humana em meio às forças impessoais da natureza e da sociedade.
Jack London foi um escritor inegavelmente naturalista e profundamente influenciado pelas ideias emergentes de sua época, como o determinismo e o darwinismo. Essas influências permeiam toda a sua obra, e devo confessar que sua narrativa teve um impacto em mim.

Em "O Chamado Selvagem", não encontramos romantismo em relação à natureza, nem mesmo em sua expressão humana. A história retrata a luta pela sobrevivência, a brutalidade da lei do mais forte e a conexão primitiva entre homem e animal. Além disso, London tece uma crítica à sociedade e à busca desenfreada por riquezas a qualquer preço.

A trama nos transporta para as vastidões geladas do Alasca durante a corrida do ouro, onde seguimos a jornada de Buck, um cachorro inicialmente dócil e doméstico, considerado "civilizado". Roubado de sua vida confortável, Buck se vê imerso em uma luta constante pela sobrevivência, enfrentando a brutalidade tanto humana quanto da natureza. Ao longo da narrativa, ele aprende a se conectar e aceitar sua própria natureza selvagem.

É interessante observar que Buck é antropomorfo, possuindo pensamentos humanos. Essa característica nos permite identificar e sentir, de maneira mais profunda, as desventuras do protagonista. Nossa essência animal é tocada, e, ao final da história, nos vemos uivando para a lua na matilha de Buck.

Além do impacto emocional, a obra me fez refletir sobre nossa natureza primitiva, que muitas vezes permanece oculta abaixo da superfície civilizada. A luta entre a civilização e nosso instinto animal é explorada por London, levando-nos a questionar o papel da sociedade na contenção desse lado mais selvagem de nossa natureza.

Para compreender completamente a obra de Jack London, é importante considerar o contexto histórico do final do século XIX e início do século XX, uma época em que as ideias de determinismo e darwinismo estavam moldando as perspectivas da sociedade. O quanto continuam presentes e nos influenciando?
Pri.Kerche 06/12/2023minha estante
Otima resenha

AndrAa58 06/12/2023minha estante
Obrigada Priscila ??

Emerson Meira 06/12/2023minha estante
Mas que bela resenha! Então favoritou mesmo ?

AndrAa58 06/12/2023minha estante
Obrigada, Emerson. O que dizer, mexeu comigo. Com uma linguagem e narrativa simples, London conseguiu me envolver em um nível "primitivo". Engraçado, não é? Consegui me identificar com um cão, sofri, viajei e senti o chamado na natureza. Será que vou uivar na próxima lua cheia? ?
Sabe, às vezes sou meio Poliana e necessito um choque de realidade para voltar a prumo. As 5 estrelas são por isso. O livro chegou na hora certa e me deu o que estava precisando.

Michela Wakami 07/12/2023minha estante
Ótima resenha, Andréa.?

Emerson Meira 07/12/2023minha estante
Comentário gostoso de se ver ? É uma delícia quando se tem uma experiência transformadora e imersiva assim. Vou me lembrar disso quando for ler ?

AndrAa58 07/12/2023minha estante

AndrAa58 07/12/2023minha estante
Acho que você vai gostar, Emerson.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019. Muito bom, para uma história de cachorro. Muito cruel às vezes.

Michela Wakami 21/10/2023

Pesado
Tanto a escrita como a história foram conflitantes para mim.
Ao mesmo tempo que as vezes eu estava gostando em outros momentos tive vontade de abandonar o livro.

Um livro que contém crueldade de homens para com os cachorros e de cachorros para com os homens e de homens para com homens e cachorro para com cachorros.
É crueldade para todos os lados, mas principalmente de homens para com os cachorros.
Jordana Borges 22/10/2023minha estante
??

Fabricio268 22/10/2023minha estante
Também passei por isso no livro. Tinha momentos que gostava e outros que não.

Michela Wakami 22/10/2023minha estante
Então você me entende, Fabrício.

Rogéria Martins 22/10/2023minha estante
Vou passar longe desse, amiga. Não gosto dessa temática cheia de crueldade ?

Michela Wakami 22/10/2023minha estante
Faz bem, amiga.

¨Cain¨ 18/10/2023

Corre que o bicho ta solto
Jack London é certamente um dos meus autores favoritos.
Após ver uma animação de Caninos Brancos que guardo com carinho, senti curiosidade em ler O Chamado Selvagem.
Não me arrependo de nada.

O livro tem aquele sub-tema da corrida do ouro que ocorreu no Canadá, mas nada de muito foco.
Acredito que o livro não tenha agradado pessoas que tem uma certa sensibilidade ao saber que tem algum animal mal tratado.
Infelizmente é uma realidade. Não da pra dar uma nota baixa somente por isso.

Buck é um cachorro incrível.

Clara3099 07/10/2023

O Chamado Selvagem
Eu quando fui ler este livro de Jack London, O Chamado Selvagem, pensei que não gostaria, pois já tinha assistido ao filme que foi produzido baseado nessa obra.
Entretanto, após ler algumas páginas comecei a gostar do livro, pois é daqueles que te instigam a continuar lendo para descobrir o que acontecerá nas próximas páginas.

O recomendo a todos que quando estiverem no ócio, mas não querem ler um livro muito grande.

Cristiane 04/10/2023

Muito bom!!
Livro que me tocou de uma forma muito especial, pois o autor soube descrever os personagens com maestria, de modo a fazer com que o leitor sinta o que o personagem principal está sentindo.
É interessante, mesmo que em muitas vezes cruel, poder acompanhar as transformações pessoais de um cachorro que tinha tudo na cidade, mas que precisa se reinventar e se adaptar quando se depara com uma nova realidade de vida.
O Chamado Selvagem que ele recebe é fruto de todas essas transformações pelas quais ele passa, e nada mais curioso do que poder acompanhar esse tipo de crescimento.
Um livro que te emociona e te faz refletir.
Recomendo!

Linhares 13/09/2023

Cara que livro legal!
Com uma escrita fluida e rápida, acompanhamos a trajetória de Buck, um cão mimado que acaba sendo sequestrado e tendo que se virar com a dura vida dos cachorros que puxavam trenós na corrida do ouro no final dos anos 1800.

Livro obrigatório para quem gosta de cães.

Jack London é um autor que eu não conhecia, mas que com toda certeza, irei atrás de outras obras.

jucoaio 11/09/2023

? o chamado selvagem
junho/2015 ??

??:: depois da fase de diário de um banana, entrei numa ressaca literária braba (mesmo sem nem saber o que era na época) e só fui voltar a ler no ano seguinte. peguei esse livro na biblioteca da escola porque tinha um lobo na capa e eu amava lobos (KKKKK) e até hoje não sei se entendi direito o propósito da história porém também me surpreendeu e me trouxe de volta pro mundo bookstan, então considero como um bom livro!
Adamastor Portucaldo 11/09/2023minha estante
Jack London é flóóórida. E esse cachorro hein?

Gigio 09/09/2023

Depois de mais de um ano na fila de leitura, sempre sendo relegado, iniciei a leitura. É que supresa agradável! O texto é muito fluido e nos conduz, juntamente com Buck, pelos desafios de ser arrancado de uma vida tranquila e confortável e ser lançado em um ambiente selvagem e inóspito. Apesar dos desafios, nosso herói se adapta aà nova realidade e passa a ouvir o chamado selvagem. Com cenas fortes e desafiadores, em contraste com outras tocantes e emotivas, acompanhamos a transformação de um cachorro de estimação em um lobo valente e invencível.

ViniHl 07/09/2023

O uivo!
É um livro pesado e visceral e tocante, como os cachorros agem entre si e os humanos como podem ser cruéis com eles.

Adriany 06/09/2023

Retrato Selvagem
No início achei que ele iria retornar a casa e viver tranquilo e feliz como era, e era o final feliz. Mas no decorrer da audioleitura vi que o final seria muito diferente e muito mais interessante, nem podia imaginar, amei a história de Buck!

Fernando Jr 23/08/2023

Q livro danado de sofrido!!
Mas não tenham medo, o cachorrinho sofre, mas é firme na luta pela liberdade na selva. Quem não leu leia.