Estruturalismo e Poética

Estruturalismo e Poética Tzvetan Todorov

Resenhas - Estruturalismo e Poética

Erico.Jose 12/01/2021

Uma excelente introdução ao estruturalismo na literatura
Eu achei o livro bem interessante. Eu já tinha tido algum contato com uma perspectiva estrutural da escrita por causa dos meus estudos de roteiro e me parece que as teorias do roteiro audiovisual são o melhor exemplo de análises estruturais.

O livro do Todorov inicia explicando que o termo poética se refere a todas as obras literárias e não apenas às obras versificada. Também explica que a perspectiva estrutural se dedica a identificar quais são as unidades elementais do discurso, nesse caso, literário. O autor praticamente foca nas narrativas e quase não aborda os poemas, o que eu não acho que seja um problema.

Numa segunda parte do livro ele se dedica a explorar rapidamente quais seriam essas principais unidades elementais, como a causalidade, os pontos de vista, os registros de diálogos e discursos e etc. Por fim ele faz considerações sobre o paralelismo existente entre poética e história da literatura e entre poética e estética.

Sempre pontuando a novidade da poética estrutural, o livro serve bem como uma introdução ao assunto. A linguagem do Todorov é difícil de acessar, exigindo bastante atenção. Outra questão é que a abundância de termos técnicos da linguística torna o livro mais difícil, mas não muito para especialistas nessa área. Um dos problemas é que parece que o assunto foi abordado de forma muito rápida o que parece atrapalhar a estruturação do pensamento do autor. Já li "teorias do símbolo" do mesmo autor, que é uma obra mais extensa, e ali parecia que ele teve muito mais espaço para explicar suas ideias e estudos. Um bom livro