Stolen

Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

Bianca 20/04/2015

Alguém mais precisando de um psicólogo?
Antes de mais nada, você precisa saber o que é a Síndrome de Estocolmo: "(Stockholmssyndromet em sueco) é um estado psicológico particular desenvolvido por algumas pessoas que são vítimas de sequestro. A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu raptor ou de conquistar a simpatia do sequestrador. Pode ser também chamado assim uma serie de doenças psicológicas aleatórias. "
Dito isso, eu posso sentar no divã de um psicólogo para comentar sobre esse livro. Como não tenho um, vocês serão os meus ouvintes desse livro que me deu uma ressaca literária de meses e, até hoje, eu não sei responder se gostei ou não e se é bom ou não!
Da autora Lucy Christopher, Stolen começa previsível se você ler a sua sinopse. A gente já sabe que a mocinha, Gemma, será sequestrada por Ty, esse que já vinha observando a mocinha durante anos até o momento do crime se concretizar. Mas por qual motivo ele escolhe Gemma? Gemma está viajando com os pais e durante uma escala para Bangkok, a mocinha se afasta deles para comprar um café. Sabe aquela primícia que nossos pais nos ensinavam quando éramos pequenos? De não falar com estranhos? Nossa mocinha não prestou muito atenção nessa pequena dica! Ela permite que os olhos azuis encantadores de Ty a hipnotizem e ela resolve deixar o belo moço lhe pagar o café. E pronto! Ty a arrasta, drogada e sem ajuda nenhuma, do aeroporto para algum ponto da Austrália. E nesse cenário, ele lhe proporciona tudo que é possível, com a única exceção de que ela não sairá mais dali. Que louco!
Nesse ponto da história, Gemma e Ty estão no meio do nada e a gente não qual será o próximo passo de ambos e o limite deles também! Assim como a mocinha, a gente percebe que o vilão (ou mocinho, não sei) sabe muita de sua vida ao longo dos anos. Ele descreve cenas e situações em que ela viveu, assim como se mostra muito íntimo do relacionamento dela com os pais. Porém, Ty não é nenhum mocinho, vamos deixar isso bem claro. Eu sei disso! Mas os atos dele, os momentos de extremo cuidado com Gemma, me deixaram a beira de um colapso nervoso. Lucy escreve com tanta maestria que é impossível não criar um vínculo por ele.
A forma adotada na escrita também ajuda. O livro é uma carta pessoal de Gemma para Ty, logo após o fim do sequestro da mocinha. A gente vai vendo os momentos em que ele começa a quebrar emocionalmente a Gemma e o momento em que a mesma começa a amar (?) o seu algoz! É surreal! A autora nos coloca em uma montanha russa de emoções. Você pega o livro e não consegue mais largar.
Confesso que o final deixou a desejar. Uma pena mesmo! Foi tudo muito corrido e eu fiquei procurando por páginas escondidas, ou por páginas perdidas pela internet. Ainda mexe com a minha mente e eu ainda não aceito a forma como foi conduzido!
A autora vai, ao mesmo tempo em que desenvolve a síndrome na Gemma, ela o faz com o próprio leitor. Cheio de mistérios e sem mais personagens para a gente se apegar, não sabemos se amamos ou odiamos o Ty! Eu passei por momentos de pura afeição por ele, cheguei a torcer para que o romance finalmente acontecesse.. e me senti doente por isso! A autora vai, ao mesmo tempo em que desenvolve a síndrome na Gemma, ela o faz com o próprio leitor.
Então, levante já daí e pegue Stolen para ler. Eu não te garanto que você vá amar, mas garanto que 'odiei' não vai ser o sentimento final. A leitura dessa 'carta' é mais que recomendada mas os sentimentos finais serão extremamente conflitantes!

site: https://literalialista.wordpress.com/

Verena 05/04/2015

Um livro sensacional!
O livro me envolveu completamente, não sei dizer ao certo em que ponto da leitura me liguei de tal forma que não conseguia parar de ler. O que sei é que essa autora é extremamente talentosa.
No início estranhei um pouco o modo diferente como o livro foi escrito, mas depois compreendi a genialidade da autora. O livro não fez eu me aproximar e me identificar com a mocinha ele fez eu me sentir como ela, as suas dúvidas, os seus medos... maravilho e extremamente real!
Super indico.

Thata 02/08/2013

Disappointing ... But it couldn't be different
O livro me desapontou um pouco - talvez porque criei expectativas - mas acho que o livro passou a mensagem que queria.

The book disappointed me a bit - maybe because I created expectations - but I think the book got the message he wanted.

De todo o livro, o começo e o final, na minha opinião, foram as melhores partes, especialmente o final. Depois de toda a parte do sequestro, o livro estuda muito bem o comportamento da Gemma, referindo-se a Síndrome de Estocolmo. O final foi uma parte muito bem captada e muito bem escrita, e não teria sido escrita sem todo o conteúdo anterior, embora não tenha me agradado. Mas, de qualquer forma, nunca fui "roubada" para saber como é...

From all the book, the beginning and the end, in my opinion, were the best parts, especially the end. After all the kidnapping part, the book makes a good study of Gemma's behavior, referring to Stockholm Syndrome. The final was very well captured and very well written, and it wouldn't have been written without the previous contents, although it has not pleased me. But anyway, I've never been "stolen" to know how it is...

Lud 29/09/2012

Recomendo muito esse livro,lindo,emocionante,chorei,chorei muito . No começo eu não estava com saco pra ele,eu achei que seria cansativo e repetitivo,mais você entra na história junto com a protagonista,você sente na pele,tudo o que ela passa e tudo que ele passa,é perfeito.

Ariane Gaspar 24/09/2012

Stolen - Lucy Christopher
Stolen conta a historia de Gemma uma garota de 16 anos que esta em um aeroporto de Bangkok esperando para embarcar em uma viagem com seus pais, depois de uma pequena discussão com a sua mãe sobre a roupa que vestia Gemma se afasta de seus pais e vai até a cafeteria comprar café e passar o tempo e é neste momento que ela conhece Ty que se oferece para pagar o seu café, a parir dai ela mal sabia, mas o seu destino já estava selado, Ty o cara gentil e simpático coloca alguma coisa em seu café que a faz perder os sentidos. Gemma é sequestrada e levada para uma casa no meio de um deserto na Austrália e mantida por Ty a quem ela terá que conviver um longo período e tentar entender o porque de ter sido levada para aquele lugar.

No decorrer da leitura tive sentimentos ambíguos pelos dois personagens, Gemma e Ty ( o sequestrador), sentia pena dela e muita raiva dele e em outros momentos sentia muito pesar por ele muita raiva dela pelo modo como ela o tratava, ai me lembrava que ele era o cara "mau" da historia e o modo como ela agia com ele era totalmente válido.

Continue lendo a resenha no blog!!

site: http://leitorainsone.blogspot.com.br/2014/09/resenha-stolen-lucy-chistopher.html

Mari 29/06/2012

Uma história toda narrada em primeira pessoa, onde a personagem conta como foi ser sequestrada e levada para um deserto, pode parecer chata no início, mas Lucy Christopher conseguiu criar uma história gostosa de ser lida.

Os sentimentos da personagem ao longo de seu confinamento acabam se mesclando com os do leitor (pelo menos comigo, foi assim), onde no início achamos Ty um monstro, mas vamos mudando nossos conceitos aos poucos...

Assim como em Dom Casmurro fica a pergunta se traiu ou não traiu, para mim, em Stolen a pergunta que fica é: Síndrome de Estocolmo ou não? Não sei se essa dúvida permanece sendo apenas minha, mas de qualquer maneira, foi isso que me chamou atenção e deu um toque especial ao livro. Gosto de interrogações e deixar a mente livre p/ imaginar as possibilidades, mas isso é apenas o meu ponto de vista e minha conclusão (ou não).

Outro ponto legal do livro é que Lucy conseguiu transformar o deserto num ambiente interessante, ao invés do marasmo que se é esperado, ao descrever o cenário e os incidentes que lá ocorrem.

Enfim, é uma leitura leve que passa bem o tempo ;D

Amandha 05/11/2010

resenha: http://shelfjunkies.tumblr.com/post/1398668376/stolen-lucy-christopher