Stolen

Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

Lud 29/09/2012

Recomendo muito esse livro,lindo,emocionante,chorei,chorei muito . No começo eu não estava com saco pra ele,eu achei que seria cansativo e repetitivo,mais você entra na história junto com a protagonista,você sente na pele,tudo o que ela passa e tudo que ele passa,é perfeito.

Ariane Gaspar 24/09/2012

Stolen - Lucy Christopher
Stolen conta a historia de Gemma uma garota de 16 anos que esta em um aeroporto de Bangkok esperando para embarcar em uma viagem com seus pais, depois de uma pequena discussão com a sua mãe sobre a roupa que vestia Gemma se afasta de seus pais e vai até a cafeteria comprar café e passar o tempo e é neste momento que ela conhece Ty que se oferece para pagar o seu café, a parir dai ela mal sabia, mas o seu destino já estava selado, Ty o cara gentil e simpático coloca alguma coisa em seu café que a faz perder os sentidos. Gemma é sequestrada e levada para uma casa no meio de um deserto na Austrália e mantida por Ty a quem ela terá que conviver um longo período e tentar entender o porque de ter sido levada para aquele lugar.

No decorrer da leitura tive sentimentos ambíguos pelos dois personagens, Gemma e Ty ( o sequestrador), sentia pena dela e muita raiva dele e em outros momentos sentia muito pesar por ele muita raiva dela pelo modo como ela o tratava, ai me lembrava que ele era o cara "mau" da historia e o modo como ela agia com ele era totalmente válido.

Continue lendo a resenha no blog!!

site: http://leitorainsone.blogspot.com.br/2014/09/resenha-stolen-lucy-chistopher.html

gleicepcouto 14/08/2012

(Bom) Romance jovem que faz o leitor questionar a tênue linha entre o certo e o errado

***

Stolen (iD) é o primeiro livro da autora austríaca Lucy Christopher. A obra ganhou o prêmio Branford Boase na Inglaterra e o Gold Inky na Austrália - ambos em 2010. O segundo livro da autora, Flyaway ainda não foi lançado no Brasil e Lucy já está escrevendo o seu terceiro.

Na sua estreia literária a autora trata de um tema interessante nas entrelinhas, a Síndrome de Estocolmo. Para tanto, nos apresenta Gemma, uma jovem comum que está prestes a viajar com os pais quando ao conversar com um homem atraente e desconhecido em um café do aeroporto, é sedada por ele e levada dali.

Quando acorda, Gemma está em uma casa simples no meio do deserto australiano; e Ty, seu sequestrador está ao seu lado, dizendo que não quer machucá-la. Gemma, desesperada para entender o que está acontecendo e, principalmente, para voltar para a sua vida que lhe fora tirada à força é capaz de tudo para conseguir sair dali. Até mesmo se conformar com a situação... Até mesmo se afeiçoar a Ty... Amá-lo, talvez? Ou seria apenas um dos sintomas de Síndrome?

Conseguir segurar uma história com apenas dois personagens em meio a um deserto sem nada ao redor não é tarefa fácil. O risco da história se tornar um emaranhado monótono e enfadonho é grande, e, sinceramente, era isso o que esperava do livro. Mas Lucy me surpreendeu ao conseguir fazer uma história forte e nem um pouco cansativa.

Não leia Stolen procurando por muitas ações e aventuras vertiginosas. O livro não é sobre isso. Tem mais uma pegada psicológica e eu adoro isso. Podemos perceber por todas as fases que Gemma passou: desde ódio, passando pela resignação, até chegando à simpatia pelo sequestrador.

E o "pior": acreditamos em Ty. Realmente acreditamos que ele não quer o mal de Gemma, que ele a ama. E, no final, acabamos torcendo pelos dois. Céus, isso beira o doentio, afinal ele a seqüestrou, mas a narrativa vigorosa da escritora nos guia por esse caminho. É involuntário. Me senti uma refém dela, quase.

O uso do "você" mexe com o leitor, quando o coloca na posição do sequestrador. De alguma forma que não sei explicar, me sentia responsável pelo o que acontecia com Gemma. E aqui vai a única ressalva ao livro: há uma informação na capa que considerei um spoiler. Desnecessário. Em livros desse tipo, menos é mais.

Os dois personagens se destacam de igual forma. Você não consegue entrar na mente de Ty nem por um decreto. Ele só te dá pequenos indícios da pessoa que é: um paradoxo ambulante. Gemma segura bem a narrativa em primeira pessoa se mostrando uma jovem valente, sem ser irritante. Se um dos dois protagonistas não funcionasse, já era o livro, teria se perdido completamente. Por isso disse que a possibilidade de insucesso no livro de Lucy me faz quase desistir dele.

Ainda bem que não desisti. Stolen é uma história jovem, mas madura o suficiente para fazer com que o leitor se envolva nela e questione a tênue linha entre o certo e o errado.

Autor(a): Lucy Christopher
Editora: iD
Ano: 2012
Páginas: 368
Valor: $40 a $50
Extra: Ty ou não Ty? Eis a questão.

Mari 29/06/2012

Uma história toda narrada em primeira pessoa, onde a personagem conta como foi ser sequestrada e levada para um deserto, pode parecer chata no início, mas Lucy Christopher conseguiu criar uma história gostosa de ser lida.

Os sentimentos da personagem ao longo de seu confinamento acabam se mesclando com os do leitor (pelo menos comigo, foi assim), onde no início achamos Ty um monstro, mas vamos mudando nossos conceitos aos poucos...

Assim como em Dom Casmurro fica a pergunta se traiu ou não traiu, para mim, em Stolen a pergunta que fica é: Síndrome de Estocolmo ou não? Não sei se essa dúvida permanece sendo apenas minha, mas de qualquer maneira, foi isso que me chamou atenção e deu um toque especial ao livro. Gosto de interrogações e deixar a mente livre p/ imaginar as possibilidades, mas isso é apenas o meu ponto de vista e minha conclusão (ou não).

Outro ponto legal do livro é que Lucy conseguiu transformar o deserto num ambiente interessante, ao invés do marasmo que se é esperado, ao descrever o cenário e os incidentes que lá ocorrem.

Enfim, é uma leitura leve que passa bem o tempo ;D

Ju 01/06/2012

Stolen-Lucy Christopher
É meio difícil escrever a resenha desse livro, porque eu gostei tanto dele que tudo se resume a UAU, amei esse livro! Mas também porque esse livro é difícil de ser explicado. Ele é pesado, tem uma carga emocional muito grande e ao mesmo tempo é tão cheio de teias lindas e delicadas que foi me prendendo cada vez mais que eu me aproximava do fim e começava a entender tudo aquilo.
Todos os profissionais e autoridades vão afirmar com toda a convicção que ela teve uma Síndrome de Estocolmo, mas eu acho que o que a Lucy quis mostrar foi que a relação entre a vítima e o sequestrador, entre Gemma e Ty era muito mais profunda que isso. Não era uma doença, de jeito nenhum. Gemma sabia que o que ele havia feito tinha sido errado, horrível e injusto, mas quando ela começa a entender o porquê e como aquilo aconteceu, ela começa a sentir não pena, mas um sentimento mais forte, genuíno e sincero. Ela foi uma personagem forte e decidida, mas ao mesmo tempo tão frágil quanto uma pétala de rosa.
Com o passar do tempo consegui entender Ty junto com Gem. Ty não era uma pessoa má, mas uma pessoa sozinha e desesperada para sair do seu próprio labirinto de sofrimento, que o atormenta insistentemente com lembranças, tentando encontrar uma válvula de escape em meio a tanta dor. Então veio Gemma. Com ela, ele começou a sentir novamente e realmente começar a amar, começar a amá-la. E então com medo de perder tudo e ficar sozinho novamente ele fez o que fez. Mostrou que o amor não deixa de ser obsessão em casos extremos. Ele é um personagem belo, complicado que se torna impossível não se apaixonar. Com a sua paixão pela arte e coisas simples, o modo como vento toca a areia quente do deserto e as plantas crescem fortes e verdes apesar de todos os infortúnios.
A escrita também foi emocionante. Muitas vezes todas as vezes que pegava o livro, eu tinha a sensação da angústia apertando o meu peito, quase me fazendo chorar e não sei como não chorei. O jeito como ela descrevia a areia caindo no chão e o toque da mão de Ty sobre a de Gemma com todas aquelas emoções a flor da pele completamente palpáveis no ar foi simplesmente magnífico e emocionante. Tudo isso, o deserto, os personagens, desperta em você emoções únicas, que talvez nunca sintam com outro livro. Raiva, frustração, afeto, até um estranho instinto de proteção. Stolen, a letter to my captor é muito mais que uma estória. Você pensa sobre você e a sua própria vida, sobre seus amigos e principalmente sobre o amor. Sobre como amamos, até onde somos capazes de ir e o que fazemos, as medidas desesperadas, para sermos felizes.

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Ela conheceu um rapaz no aeroporto.

Ele tinha os olhos azuis hipnotizantes.

Ele pagou uma bebida para ela.

Ele colocou uma subtância na bebida.

Ele a levou embora.

Para longe de seus pais e amigos.

Ele lhe mostrou o verdadeiro Outback da Austrália.

Ele a amava e no fim,ela também o amou.

Stolen é a história de uma adolescente de dezessete anos que é sequestrada em um aeroporto. Ela não conhece seu algoz,mas ele afirma conhecê-la desde a infância. Ele diz tê-la amado desde então.

Não há palavras suficientes para descrever o turbilhão de emoções que Stolen causa em seu leitor. Eu iniciei a leitura já um pouco revoltada com Ty,o sequestrador. Gemma,a protagonista,possui a natural inocência da juventude,ela não desconfia de Ty,porque Ty tem olhos azuis e os malvados sempre tem olhos negros. Como disse,inocente ao extremo.

O livro inteiro é narrado da perspectiva de Gemma,porém é como se fosse uma carta que ela escreve para Ty. O leitor só vem entenderá as circunstâncias em que a carta foi escrita no final do livro.

A narrativa de Lucy Christopher é fascinante. E a autora nos atrai e prende na teia tecida pelo personagem Ty. Como não odiá-lo? Como não amá-lo?
A autora entra no mérito de questões como a síndrome de Estocolmo. Quando a vítima de sequestro busca se identificar com seu algoz e acaba criando uma conexção com ele.

A história da vida de Ty,o carinho e paciência demonstrado em relação a Gemma,despertam no leitor uma incrível empatia pelo personagem. E junto á Gemma,você começa a ser envolvido pelo encantamento de Ty. Afinal,ele a ama,não?

Gemma é uma garota que passou a maior parte de sua vida sendo ignorada pelos pais. E ela sabe que eles não o fazem de propósito,é o jeito deles. Isso acaba por causar uma certa deficiência emocional na menina,que é definitivamente uma pessoa carente. Pode ser que eu esteja equivocada,mas essa é a minha conclusão sobre a personagem. Você se pega perguntando a si mesmo "Será que algum dia alguém me amará tanto assim?",e então o bom senso lhe diz. Ele a sequestrou. Ele é o vilão da história e não o moçinho. Mas aí já é tarde. Você leitor,está tão envolvido quanto Gemma.

Stolen é um drama psicológico admirável. Indefectível em sua proposta.

Marina Moura

Blog: Minha vida por um Livro
lys 13/11/2019minha estante
Eu não ia comprar esse livro.
Eu não tinha me interessado pela história.
Eu li as oito primeiras frases da sua resenha.
Tudo mudou...

Agora eu vou ler o resto. kkk

Amandha 05/11/2010

resenha: http://shelfjunkies.tumblr.com/post/1398668376/stolen-lucy-christopher