Se eu Ficar

Se eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

BangoBook 01/12/2023

Uma amor por uma história
Eu simplesmente amo a história desse livro, acho tocante a forma como a personagem retrata tudo oque a alma dela vive e revive enquanto seu corpo está desacordado.
É uma história bem triste mas carregada de emoção, para quem acredita, a gente entende que nossa alma sente tudo, ela tem sentimento e não é apenas uma questão fisica e isso é demonstrado bastante no livro.
O filme é muito bem adaptado.

Mavi 30/11/2023

A história é bem reflexiva, triste e no mesmo tempo passa uma sensação de esperança.
Esse não é bem o tipo de livro que sou acostumada a ler, mas foi uma leitura rápida, terminei no mesmo dia.

T.W. 25/11/2023

"Não estou escolhendo. Só estou fugindo da luta."
Definitivamente tem o objetivo de fazer chorar, fazer sentir os personagens na própria pele, e dói.

No início, particularmente, o livro não me prendeu. Mas ao longo da trama, enquanto os personagens vão se desenvolvendo e você conhece a família e as relações da Mia, você se vê encantado e impressionado com o tamanho do sentimento presente em cada relação. É tudo muito especial.

Com isso, todo o enredo presente em torno do "e se ficar e se não ficar" se torna muito mais intenso. O livro faz você compreender quase que perfeitamente a personagem principal, fazendo com que a escolha dela seja impossível não só a ela, mas a você também.

O fato de o livro não ter exatamente o que se entende por 'final' teria me deixado incomodada se quando tivesse começado a ler eu já não soubesse que ele possui continuação, ou seja, imagino eu, que nos próximos livros o conteúdo seja direcionado ao 'pós acidente'. (não me sinto particularmente instigada a ler a continuação, ao menos, não agora.

Deza Farias 25/11/2023

@???????????????????
?????????????????
?? ?? ????? | Gayle Forman | p. 224 | 4.0/5 ?
???????????????????
????????: Morte de familiares, procedimentos médicos, hospital, coma, ideação suicida... (+14)

"?? ??????? ????????? ?? ??? ?????? ?????????"

É um livro curto mas profundo, que nos toca pelo realismo, onde tudo pode está bem num momento e no outro desmoronar.

Quando Mia acordou nesse dia fatídico ela não imagina que iria ter um dia em família, mas durante a noite tinha caído uma "nevasca" e as aulas foram suspensas, como ela e o irmão não teriam aula, e nem seu pai que é professor, a mãe resolveu se juntar a eles e passarem o dia em família, iriam visitar amigos e parentes.
Porém algo trágico acontece...
Eles sofrem um sinistro de trânsito, e agora Mia está na escala 8 do coma de Glasgow.

A narrativa é dividida entre as cenas do presente com o "fantasma" da Mia no hospital onde ela está entubada e vendo todo o sofrimento da família, e a sua luta pela vida.
E flashbacks da sua vida com a sua amada família, o namorado e a melhor amiga: Kim, e sua paixão pelo violoncelo.

Mia é bastante diferente da sua família, em especial seus pais que amam rock punk. Desde muito pequena se apaixonou por um violoncelo, e desde então é apaixonada por música clássica e treina muito para entrar para Juilliard.

Na escola ela desenvolve um romance com Adam, que mesmo com gosto músicas totalmente diferentes conseguem se sintonizar e encontrar um ritmo.

Mia tem uma enorme decisão a tomar, se ela ficar ela vai ter que conviver com a nova realidade e com as perdas que o acidente causou, e se ela for ela vai deixar o amor da sua vida, e os sonhos que ela ainda tem.

Eu chorei horrores, pois o drama é muito real, e só quem já teve um familiar em coma sabe como é complexo. E é tão difícil quando uma família perfeita é atingida por uma tragédia.

Eu gosto muito da escrita da Gayle, é uma escrita envolvente, com personagens cativantes, e dramas bem desenvolvidos.
Eu adoro essa capa, é uma das poucas capas com pessoas que acho bonita.

? Gostei bastante da adaptação, a Chloë arrasou muito dando vida a Mia. E CHOREI MAIS AINDA. ?

rhamara 23/11/2023

Achei um livro bem bom, apesar de não prender bastante atenção, achei bem legal a narrativa e como a história se passa, apesar de que esperava mais do final, mas da pra entender que foi feito justamente pra ter um segundo livro, mas não tenho interesse em ler o próximo

lua ð¦ 22/11/2023

Lindo e emocionante..
Acho que o fato de eu ter assistido o filme primeiro e em seguida ter lido a sequência 2 desse livro atrapalhou a minha experiência de me envolver 100% com a leitura.. Mas tirando isso é um bom livro, porém não supera o segundo!
Demorei um pouco p ler, mas foi uma leitura gostosinha, porém meio maçante em certos pontos, mas gostei de conhecer mais a fundo a família da Mia e de conhecer um pouco mais a Mia e o Adam adolescente e acompanhar o relacionamento de ambos.

booksdalaus 22/11/2023

Se eu ficar
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma. Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

Kamis 21/11/2023

Sensível
É um livro triste e mórbido em alguns aspectos. É interessante ver a evolução da consciência da Mia. Tem uma das cenas de sexo mais românticas que li, dá para entender o que acontece mas não é nada explícito ou erótico.

Trabach0 19/11/2023

Quero um Adam
Com um texto comovente e uma narrativa ágil, Gayle Forman expõe de uma forma tocante todas as dúvidas da personagem, seus anseios e temores.

O livro conta a história de Mia, uma garota que é apaixonada pelo violoncelo e toca o instrumento lindamente.

Ela se sente meio "deslocada" em sua família, que é formada basicamente por rockeiros, Mas isso nunca os afastou, pelo contrário, eles sempre foram muito unidos.

Outro personagem muito importante para a história é o namorado de Mia; Adam é vocalista de uma banda de rock e instantaneamente amado pelos pais da garota.

Adam é o tipo de personagem que é impossível não amar; o garoto além de músico é lindo, inteligente, educado e super sensível... o tipo de pessoa que todos gostariam de ter por perto.

Também temos vários outros personagens secundários muito importantes para a trama, personagens esses que fazem com que nos identifiquemos em vários aspectos, personagens que são reais, personagens que são gente como a gente.

O apse da história acontece em uma manhã de fevereiro: quando Mia e sua família decidem sair para passear e visitar Henry e Willow (amigos da família), porém durante a viagem um caminhão atinge o carro em que eles estão, em um instante é barulho, em outro apenas a sonata para violoncelo número 3 de Beethoven tocando no rádio, que continua funcionando.

Mia "acorda" e pode ouvir tudo o que está acontecendo, mas não está propriamente em seu corpo.

Enquanto está em coma Mia vaga pelo hospital e acompanha seu próprio corpo, ver toda a emoção de seus amigos e familiares e terá que tomar a difícil decisão de ir ou ficar.

Esse é um livro que recomendo bastante por ser uma leitura leve e emocionante.

manu 19/11/2023

Se eu ficar...
Leitura super rápida, corrida e leve. "leve".

A história é surpreendente, estou ansiosa para ler o próximo livro!

Cooper3 18/11/2023

Perfeito!
Um livro rápido de ler. Ele te prende do início ao fim.
Você se encanta pela personagem principal e por todos a volta.
Um livro perfeiro para quem gosta de chorar e ao mesmo tempo deixar seu coração quentinho.

Nyllaine 08/11/2023

Gostei mas o final deixou a desejar
É um bom livro e com umas passagens bem emocionantes. O que me decepcionou foi o final, sei que faz sentido ser algo em aberto pois tem o livro 2 mas o livro trilhou um caminho e nos preparou para um desfechou e entregou outro, e isso me frustrou um pouco. No geral, vale a pena dar uma chance p esse livro.

abóbra 05/11/2023

Vi o filme antes de ler, e isso não atrapalhou na leitura.
bem emocionante, as histórias condizem bastante

eternalsuunshiine 31/10/2023

Legalzinho, pra ser sincera li só por ler e ter mais um livro lido na estante, mas até que foi melhor do que esperava, só não fez meu estilo mesmo