Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Anna.Flavia 01/04/2022

É um livro intenso, uma leitura que prende bastante. Amei sua história, alguns acontecimentos te pegam de surpresa, do nada, você tem que parar e refletir.
No início achei que faltou um pouco mais de drama quanto à relação de Mia com os pais dela, mas foi construída uma história muito bonita e o final é bastante digno, talvez até com um gostinho de quero mais.
Ansiosa para ler o segundo livro.
Tangerina 01/04/2022minha estante
Izzi, que eu estou amando essa leitora focadaaa???

Bia 09/11/2020

A história é muito emocionante, chorei horrores. Recomendo esse livro demais
Thais 09/11/2020minha estante
Com certeza esse livro é o meu preferido da vida!! Uma pena que no filme só focaram no romance... É tão linda a relação familiar deles que, mesmo com as diferenças, mostram amor nas pequenas coisas.chorei demaiiiis tbm

Lari 03/04/2015

[Resenha] Se Eu Ficar, de Gayle Forman
Descobri esse livro depois de assistir o trailer do filme. Minha primeira impressão foi que a história seria tipo "Como se fosse a primeira vez", com a garota sofrendo um acidente de carro, ficando em coma e o seu, digamos, espírito perambulando por aí.
Uma coisa peculiar que aconteceu foi que eu não senti uma emoção muito grande quando teve o acidente e os pais da Mia morreram (foi diferente pois normalmente eu sofro bastante quando algum personagem morre), acho que isso aconteceu porque o acidente de carro foi nas primeiras páginas do livro, a autora ainda nem tinha revelado o nome da personagem principal, então a tragédia do livro não conseguiu me emocionar verdadeira e profundamente e isto fez com que eu olhasse para a situação da Mia de uma maneira mais fria, mais ilusória e menos real (eu tentei mudar essa visão no decorrer da narrativa mas não consegui).

Mia é uma garota de 17 anos apaixonada por música clássica. Ela toca violoncelo deste seus 8 anos e seu namorado, Adam, faz parte da banda Shooting Star que está começando a ficar famosa em Portland. Ela mora com seus pais e seu irmão, Teddy, no Oregon. Sua mãe é super segura consigo mesma; seu pai tinha uma banda e largou tudo para se tornar professor quando a responsabilidade bateu à porta, e Teddy é muito imperativo, cheio de energia. A ligação entre os dois irmãos é suave e linda, não tem como não se apaixonar.

Mia se sente muito diferente dos seus parentes por ser amante de música clássica enquanto sua família é punk, por ser introspectiva e todos serem festivos e engraçados. E esse sentimento de "não fazer parte" aumenta com a entrada de Adam na sua vida.

Nas primeiras páginas temos o acidente. É rápido e confuso. Em um segundo a Mia estava no carro com sua família indo visitar os amigos, e no outro se viu no asfalto gelado olhando para seus pais mortos e a si mesma inconsciente no chão. Ela segue os paramédicos na viagem até o hospital e assiste sua própria cirurgia: tudo com uma observadora externa. A partir daí presenciamos a angustia de não poder ser vista ou ouvida, não entender sua situação e não saber o estado de seu irmão. Em meio a tudo isso temos vários momentos de flashbacks de Mia com sua família, sua melhor amiga, Kim, e com Adam.

O livro possui diversas reflexões, como a importância dos nossos amigos e família. A descoberta do amor verdadeiro e o valor que damos a nossa vida e quão longe iriamos para lutar por ela. Apesar de tudo isso eu não consegui ter uma empatia maior pela história e a forma como foi contada. Eu esperava mais - principalmente do final.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-se-eu-ficar-gayle-forman.html
Lukas 07/01/2017minha estante
Achei os dramas muito superficiais.

Rose 06/03/2013

Oi amigos, estamos em março e eu posso dizer com certeza que pela história e de como ela foi contada, este já é um dos melhores livros que já li este ano e dos meus 38 anos. Gayle Forman me fez chorar e rir, e principalmente me fez sentir e pensar...
Mia é uma violoncista talentosa e promissora de 17 anos que nasceu de um casal de roqueiros que se casaram ao som de música heavy metal. Seu irmão Teddy preferia a bateria de seu pai. Ela ainda namorava o vocalista e guitarrista de uma banda punk-rock, chamado Adam. Tudo estava relativamente bem até que um passeio em família, um caminhão passou por cima do carro matando instantaneamente a todos.
Por incrível que pareça, quis o destino que Mia fosse a única quase sobrevivente. Eu digo quase porque seu estado era extremamente delicado e as primeiras horas seriam decisivas.
Mas será que Mia queria continuar viva? De que valia viver se toda sua família não estava mais ao seu lado?
Acontece, que mesmo sem seus amados pais e seu querido irmão, Mia ainda podia contar com seus avós, primos, primas, tios e tias, além se sua grande amiga Kim e seu grande amor Adam. Será que tudo isso seria suficiente para mantê-la entre os vivos?
Das lembranças de seu passado passando por seu recente presente, Mia nos faz caminhar por sua via e seus sentimentos passam a ser os nossos.
Mas como aceitar que Mia possa desistir de viver? Ou como não entender que ela queira desistir? Até onde vale a pena lutar por uma vida que será vazia em determinada área para todo o sempre? Mas seria justo desistir e abandonar aqueles que a amam?
Uma história envolvente onde nos apaixonamos pelos personagens e torcemos até a última linha para que o fofo do Adam consiga convencer a alma de Mia a continuar viva. E ficamos na corda bamba, entre a vida e a morte, torcendo e questionando o que faríamos em seu lugar.
Um livro que na minha opinião mais do que sincera, vocês não poderiam deixar de ler.
Maristela 10/04/2013minha estante
Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e fiquei fascinada.Todos sabemos que quando perdemos os entes mais queridos e que no mesmo acidente eles se foram e você ficou, é muito difícil aceitar isso. Normalmente o sentimento é de revolta, depois resignação e por fim aceitação. Creio que Gayle soube transportar todos esses sentimentos para as páginas desse livro, que faço questão de ler.

Feeh 29/04/2020

Apaixonante.
Ainda estou impressionada com o fato de eu ter QUASE chorado logo nas primeiras páginas do livro. Também estou assim porque eu desabei em momentos que eu jamais imaginaria e que eu ainda não entendi o porquê, garanto que não era nenhuma parte de fato ?emocionante?. Além disso, fazia MUITO tempo que eu não ficava lendo a madrugada toda, ou que eu terminava um livro de uma vez.
Me lembro de quando assisti o filme. Me lembro de quando ganhei o livro e de ter assistido o filme novamente, fazendo mais pessoas assistirem. Me lembro também de pegar esse livro para ler, seis anos atrás, e não conseguir passar da primeira página por achar que estava muito parecido com o filme e eu simplesmente não entrei na ?vibe?. Agora, no final da leitura, para ser exata, percebi que naquela época o livro não teria o impacto que teve, na verdade, parece que foi o melhor momento para finalmente lê-lo.

É incrível tudo que pode acontecer em um único dia, que ao início se parece tão comum quanto todos os outros.

Uma das coisas que mais me encantou foi a escrita da Gayle Forman. Definitivamente me apaixonei. É impactante demais, a forma com que ela compartilha a história, os pensamentos e os sentimentos não só da Mia, mas como das outras personagens através dos olhos da Mia.

Uma experiência incrível.
Fernanda 29/04/2020minha estante
Que legal você compartilhar essa experiência, me fez sentir vontade de tentar reler esse livro.

Nem me lembro porque parei...

Isa ð¦ 31/03/2021

Poucos livros me causaram tanta aflição como esse. A história é muito envolvente e o leito sente cada memória da protagonista. Ainda bem que existe a continuação para sanar algumas lacunas haha...
Isa ð¦ 31/03/2021minha estante
Leitor*

Kauanny 26/08/2021

Triste e lindo!
Eu fiquei encantada com o livro! Me emocionei a cada página, é como se tivéssemos na pele da personagem. A autora escreveu de um forma que faz a gente refletir sobre muitos momentos de nossa vida, a relação com nossos pais, sonhos, relacionamento.
Mia é uma personagem fofa, sensível e encantadora. Eu gostei bastante da música ter sido tão mostrada no livro e de uma forma muito natural. É uma história triste, porém muito linda!
kika.ferrer 26/08/2021minha estante
eu gosto tanto dessa duologia ???

Thai 22/08/2021minha estante
Indico ler o segundo livro, pra mim ele foi bem melhor, dá pra entender um pouco mais dos personagens.

Luma Santana 13/03/2021

A leitura foi bem maçante, a forma como a autora escreve não gostei, mas apesar disso é um livro que faz você refletir sobre a vida e como ela muda em segundos. Eu achei que me emocionaria mais por conta da história, da tragédia mas não foi o que ocorreu, e comparando o livro com o filme, eu prefiro muito mais o filme.
Kah 24/04/2021minha estante
Quando eu li, sentia uma bad e a leitura não fluía muito. Se arrastava muito. Terminei de ler só de raiva pra ver até onde aquilo ia dar rs. E confesso que o livro me fez até perder a vontade de ver o filme. Até hoje, nunca me interessei. De repente, qualquer dia desses eu dê uma chance a mais pra essa história, talvez o filme seja melhor mesmo rs.

Júlia 15/10/2021minha estante
A continuação é péssima, na minha opinião. Puro desperdício de dinheiro

Tônia 10/09/2021

O início do livro é horrível, ela não mostra nenhuma emoção no acidente, e parece que ela liga mais pro namorado do que para os pais e o irmão. As partes que contam o passado dela também são ruins e a maioria eu pulei (algumas são ótimas). A única parte que salva o livro são algumas conversas com os avós, com a melhor amiga e a última página do livro
Bia 29/12/2021minha estante
Tive a mesma impressão, dela ligar mais para o namorado do quê para o resto do mundo, inclusive ela mesma.

Mariana 02/02/2022

Se eu ficar
No começo não gostei. Era muito confuso mas depois foi desenrolando a leitura e amei o livro e muito bom indico demais.
Fiquei super surpresa no final eu não esperava isso kkkkk
Eduardo Rockwell 02/02/2022minha estante
Nossa, eu lembro de ler esse com 14 anos e chorar MUITOOOOOO ????

Bruna Ayumi 19/03/2022

Se Eu Ficar
esse livro? achei muito sem pé nem
cabeça, namoral. muito rolê aleatório sabe? não tem muita introdução, a intodrucao é aos meios do livro achei diferente e um pouco complicado. e só descobri q tinha continuação dps de terminar ele. e eu nem tinha gostado tanto mas acabei me sentindo obrigada a ler a continuação KKKKK
deborasilvaa 19/03/2022minha estante
A ordem cronológica se altera entre presente e passado, o segundo livro tbm é assim

...Babi... 18/01/2022

Legal
Achei a leitura desse livro bem legal p ser sincera, a escrita é bem fluída, a trama da história é bem construída e o livro tem sim sua carga emocional. Porém não achei grandes coisas, acho que faltou explicação para algumas coisas, e tbm acho que a autora poderia ter desenvolvido mais algumas questões, mas temos aí ainda o outro livro que é a sequência desse, talvez essas questões sejam mais desenvolvidas nesse próximo; espero que sim! É isso...
Emi 18/01/2022minha estante
Já assisti o filme e achei bem bom

Lareza 08/09/2021

INCRÍVEL
eu comprei o livro pq eu sou completamente apaixonada pelo filme, e o livro consegue ser melhor. eu chorava em toda página e tinha que parar de ler pq não tava enxergando, ou seja, recomendo, muito bom
mary 08/09/2021minha estante
me apaixonei por ele!!
amiga te indico um outro, com praticamente o mesmo contexto (só que a menina fica revivendo o dia da morte dela)
Antes que eu Vá-> Lauren Oliver
muito bom mesmo!!!