Manual Poético Dos Esportes Olímpicos: E Um Dedinho De Prosa

Manual Poético Dos Esportes Olímpicos: E Um Dedinho De Prosa Luís Ernesto Lacombe

Resenhas - Manual Poético Dos Esportes Olímpicos: E Um Dedinho De Prosa

NARA DIAS 23/01/2017

Esportes Olimpicos
Em razão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, escolhi o título “O manual poético dos esportes olímpicos” para estar em sintonia com esses importantes eventos mundiais tão próximos de nós brasileiros, além, é claro, da curiosidade em saber que Luís Ernesto Lacombe, além de jornalista esportivo, arriscou não só escrever um livro sobre um assunto que tem facilidade, mas ousou em transformar isso em poesia.

Parabenizo a Escrita Fina Edições pela excelente apresentação do livro, material tipográfico de primeira, as ilustrações de Leo Queiroz complementam muito bem a obra. Em ordem alfabética é apresentada cada uma das 32 modalidades olímpicas presentes no Rio 2016, primeiramente a silhueta da modalidade, na página ao lado a poesia, na seguinte um dedinho de prosa, onde o esporte é explicado, alguma curiosidade e na página ao lado uma ilustração em destaque.

A proposta do livro é bem interessante, no entanto, nem tudo é perfeito, apesar de detestar poesia, avaliei a qualidade das rimas e em muitas delas o texto ficou infantil, tive a impressão de que para conseguir a métrica necessária, foi preciso repetir e forçar palavras. Além de sobrar muito espaço em branco no livro, já que a poesia ocupa apenas 3/5 da página. Fora isso, na parte dedicada à prosa, em algumas modalidades existe longos textos que utilizam a página toda, porém em mais da metade mal chegam na metade da folha, ou seja, mais espaços em branco, que poderiam ter sido melhor utilizados para contar mais sobre o esporte, sua origem…

Um outro ponto falho foi não ter aproveitado as ilustrações para dar vida às palavras, durante a leitura tanto da poesia como da prosa fiquei perdida por não entender a descrição de determinados golpes ou manobras, é frustante ler e não conseguir mentalizar, em determinados momentos da prosa o autor recomenda que o leitor procure vídeos na internet para entender o que ele está mencionando.

Apesar de todos os pontos fracos, acredito que os esportistas de plantão conseguirão utilizar melhor o manual do que nós simples mortais. Professores de Educação Física podem fazer trabalhos aliados aos docentes de Língua Portuguesa e conseguir resultados interessantes junto aos alunos, incentivando práticas esportivas.

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/09/17/leiturinhas-lancamentos-da-escrita-fina-edicoes/