No Mundo de Morfeu

No Mundo de Morfeu Francisco Silva

Resenhas - No Mundo de Morfeu

Thaisa 18/10/2016

Envolvente e ótimo para te tirar de uma ressaca literária!
Ultimamente tenho andado com uma ressaca literária enorme e que não quer me largar. São nesses momentos que recorro aos contos. Temos uma quantidade enorme de autores brasileiros extremamente talentosos e No Mundo de Morfeu foi mais uma das surpresas agradáveis do ano.

O livro é composto por sete contos de fantasia, sendo o último com uma pegada mais para o terror. Por incrível que pareça não consegui escolher um conto predileto. Todos são muito bons! A escrita do autor é melodiosa, poética e passa para o leitor um sentimento de calma, tranquilidade, apesar das histórias possuírem momentos de tensão. Posso descrever a sensação como se eu estivesse sentada aos pés de meu avô, ouvindo ele me contar histórias. Apesar de alguns momentos tensos nos contos, senti aquela gostosa sensação de aconchego.

As histórias são bem construídas e o enredo fica muito bem amarrado. São contos curtos, porém completos. Todos tem um fechamento bem amarradinho, mas dois dos contos me deixaram com aquela vontade de "quero mais". "O olhar de uma criança" e "O conto do vampiro Walter Mongenstern" tem grande potencial para virarem romances. São ótimas histórias e muita coisa pode ser explorada nelas. Realmente fiquei com vontade de saber mais sobre os personagens apresentados.

As histórias são envolventes, emocionantes e cada um dos contos tem sua particularidade. Cada um deles me prendeu e chamou minha atenção de uma forma diferente. É difícil falar sobre as histórias sem dar spoilers, então prefiro não entrar em detalhes sobre elas.

Resumindo: uma leitura bem rápida e se você está em busca de um livro bom e rápido pra ler, este está mais do que recomendado!

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/10/resenha-no-mundo-de-morfeu-de-francisco-silva/

Danielle Alves 11/11/2016

Entre num mundo fantasioso e emocionante, entre No Mundo de Morfeu.
A obra "No mundo de Morfeu", do escritor Francisco Silva, é seu segundo livro publicado, com sete contos, alguns baseados em sonhos do próprio autor - por isso esse título, pois na mitologia grega Morfeu é o guardião dos sonhos - como "O Espelho Amaldiçoado", "O Dia Mais Frio" (meu favorito), "O Conto do Vampiro Walter", dentre outros, e alguns inspirados em lendas indígenas japonesas e brasileiras - na maioria das vezes desconhecidas por nosso próprio país - como "O Poço da Redenção" e "A História Perdida de Enarê". O escritor paulistano, que se tornou cearense aos dois anos de idade, traz-nos um livro emocionante que transita entre o real, o fantástico e o sobrenatural, sem deixar de lado, é claro, o misticismo e sua paixão por lobos - que desde o início, tornaram-se sua marca registrada -. É muito comum encontrar histórias envolvendo luas e lobos em seus contos, tanto neste livro quanto em seu primeiro, intitulado "Contos da Lua", e há, também, em seu estilo próprio de escrever uma leveza e forma simples - muitas vezes inspirada em eventos de sua vida cotidiana - como em frases "isto está por fazer", e na forma do gerúndio "estou a fazer". Francisco nos envolve e emociona com esta mística obra, e em cada pedacinho, em cada palavra, e em cada frase, nos deixa um pouco de sua energia, o que no fundo, é o que faz um escritor.