Vernon Subutex 1

Vernon Subutex 1 Virginie Despentes

Resenhas - Vernon Subutex 1

Leila.Cavalcante 26/04/2020

No começo, achei as coisas um pouco chatas, pra ser um livro relativamente pequeno, demora um pouco pra ficar interessante, porque vários personagens vão aparecendo e a gente não sabe logo como tudo vai se encaixar, fica parecendo várias histórias paralelas, com um elo, que é o Vernon, um cinquentão que era dono de uma loja de disco em Paris, até que a indústria da música virou de ponta cabeça e ele perdeu tudo. Literalmente, ele perdeu tudo. Após a morte de um dos amigos, Alex Bleach, que também era um rockstar, Vernon chega ao ponto de ser despejado, e daí ele começa uma peregrinação, tentando achar algum conhecido que possa abrigá-lo por um dia ou dois; enquanto isso, algumas pessoas estão mais interessadas em ter acesso a uma entrevista que Alex teria deixado gravada e está aos cuidados de Vernon, e isso é o fio condutor do livro, ao mesmo tempo, a Despentes vai explorando vários aspectos da sociedade, e às vezes ela escolhe os aspectos mais podres, diga-se de passagem. A variedade de personagens é um ponto fortíssimo. Eu gostei também do estilo da escrita. À primeira vista é um pouco estranho, porque é bem próximo da oralidade, e não economiza em gírias, fico só imaginando o tradutor se virando nos trinta pra traduzir essas expressões argotiques. Acho que a narrativa é bem crua e realista.

Sabrina 27/02/2023

O livro todo ronda no declínio literal e mentalidade personagem principal que não faz nada p melhorar ou mudar sua situação, mesmo tendo algumas oportunidades para tal.
Apesar de Vernon ser um merda, ele é bem observador e atento a tudo oq acontece a sua volta. Tal característica é exposta na forma como as personagens são descritas, de diversos pontos diferentes, o que é FODASTICO. Tanto que, na minha opinião, a melhor parte do livro é o fim, momento em que é descrita a vida de diversas pessoas que existem na sociedade francesa e que podem existir em outras, cada uma sendo única e individual, com seus problemas e preocupações peculiares e cotidianas.
O começo de cada cap é o início de uma linha que não atinge um fim, mas que saem do mesmo ponto, Vernon, o que deixa o livro bem confuso e sem nexo. Não gostei da escrita, que se parece muito com a oralidade, com muitas gírias e sem pontuação adequada, o que deixa tudo bem mais confuso.
No geral, não gostei e não recomendo mas vou ler o segundo só por curiosidade.