Hugo o Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas

Hugo o Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas Gabriel Arruda Burani

Resenhas - Hugo o Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas

May 29/08/2010

Originalmente publicada em www.sobrelivros.com.br
Se você chegou aqui porque leu Crepúsculo e passou a se interessar por vampiros, pare. Essa não é uma história charmosa, com vampiros amáveis, histórias de amor e pessoas filosóficas, pensando na vida, no bem e no mal.

Hugo é um jovem príncipe vampiro da Idade Média, de uma família de vampiros, que se lança em uma busca para encontrar 5 jóias místicas.

O livro é super curto, tem 126 páginas e ainda assim conta muita história, não há longos parágrafos descritivos nem longas passagens de tempo sem ação – quando se passa muito tempo sem ação, o autor apenas diz que se passaram x meses ou anos, sem enrolação.

É um livro dinâmico, bem escrito, mas muito longe de qualquer livro de vampiro que tenhamos no momento. Aliás, Hugo, o vampiro – As Luzes na Idade das Trevas é o primeiro de uma série, portanto não espere saber o fim de todos os personagens ao final do livro – muitos personagens são apresentados mas não aprofundados, dando a entender que aparecerão em livros futuros.

Somos apresentados a um undo medieval longe da Igreja Católica que, apesar de ser um risco aos vampiros e influenciar suas decisões, nada faz para ajudar o povo, que fica à mercê de governantes cruéis e vingativos. Hugo é um governante que se preocupa com seu povo, que deseja seu respeito e não seu medo, o que o diferencia de seu pai Hegon – cruel, frio e violento – e o aproxima de sua mãe Eglantine, que também é uma vampira, porém altamente instruída e respeitada por seu povo.

O livro se desenrola na busca de Hugo pelas jóias enquanto, ao mesmo tempo, busca a aprovação de seu pai e de seu povo – duas coisas aparentemente impossíveis de conciliar. Temos uma mistura homogênea de batalhas, debates morais, amizade, amor, fé e fidelidade.

Não se engane pelo tamanho do livro (como eu me enganei antes de ler a primeira página) achando que seria uma leitura rápida e fácil – o livro é denso, a história é muito bem tramada e não tem nem como usar o truque de “pular parágrafos de descrição” pois esses são curtos e diretos ao ponto – sem enrolação!

Vale a pena ler, prestigiar um autor brasileiro de um gênero pouco visto no Brasil, que são vampiros históricos, medievais. E aguardo, ansiosa, a continuação!

bizinhavieira 06/02/2011

Hugo, o vampiro
Este é o primeiro livro que narra a saga de Hugo Von Sclotstendder, príncipe e futuro rei de Beznã-Ateriza. Logo na primeira batalha que acompanhamos ele descobre o tentador sabor do sangue e precisa aprender a viver como um vampiro. Enquanto aprende a lidar com os benefícios e desvantagens desta nova condição, ele inicia uma busca por cinco jóias místicas.

E a aventura se desenrola num mundo com castelos, bosques assombrados, monarcas tiranos, criaturas sobrenaturais, donzelas em perigo e bruxos, numa atmosfera bem medieval. Buscando conquistar as pedras e terras, ele aos poucos conquista amizades valiosas e nem sempre de onde seria esperado. Ao mesmo tempo, nem todos os vilões estão longe como seria o desejado. Alguns dividem as mesmas paredes de seu castelo...

A história é boa, mas achei que o autor poderia ter se aprofundado um pouco mais, principalmente no tocante às personagens. Pelo menos no meu caso, gosto de continuar lendo a história em parte por causa do enredo, mas principalmente por conta de personagens que me cativam. Este livro não tem uma única personagem que me cativasse, apesar de acreditar que alguns teriam potencial para tanto. A rainha, por exemplo, me pareceu ser uma personagem com um passado e uma personalidade interessante, mas que não foi explorada. O próprio Hugo poderia ter sido melhor explorado, principalmente no tocante à dualidade que ele enfrentava, ser um vampiro que ainda nutria sentimentos humanos, ao contrário dos outros vampiros que nos deparamos durante o trama. Não que essas coisas não estavam no livro, mas não foram aprofundados, não cheguei a conhecer as personagens profundamente. Como esse é apenas o primeiro livro de uma série, talvez seja algo que o autor pretenda explorar futuramente; vou esperar pra ver.

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

Mateus Bandeira 08/07/2010

Sobrenaturalmente Incrícel!!!
Apesar de o livro ter poucas páginas, não se engane! O livro é MUITO dinâmico. Não para! Acontecimentos insignificantes são deixados totalmente para trás. Nada de narrativa chata! Nada de descrições exageradas! Nada de personagens chatos...

Leia o resto da resenha em:

Comentem.! Eu agradeço!!! =D

AndyinhA 22/08/2010

...

Outro ponto bacana é que a história se passa no século XV, na temida Idade Média, onde qualquer boato era suficiente para ter as relações cortadas com a Igreja ou os camponeses começarem a ter medo de seu senhor. E isso tem bastante ao longo desta trama.

Hugo, o protagonista, apesar de ser um lorde/herdeiro tem uma vida bem difícil, pois seu pai tem uma louca mania de grandeza, além de querer sempre disputar com ele qualquer feito. Com isso, sua mãe fica numa situação um pouco tensa, pois é ela quem cuida do castelo e tudo do reino, mas o pai (o rei) não reconhece isso e claro que o filho não gosta do jeito que a mãe é tratada.

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/08/poison-books-hugo-o-vampiro-gabriel.html

marypaixao 08/08/2010

Hugo o Vampiro
O livro conta a história de Hugo, um jovem príncipe vampiro que vive na Europa do século X. Desde pequeno ele é treinado pelo seu pai na arte da guerra, e só quando se reconhece como vampiro é que percebe o porquê de não ser treinado pelos cavaleiros do feudo. Em uma das investidas contra um feudo inimigo – que na verdade era do seu tio Rocco – Hugo se vê à procura do significado de uma joia que lhe parece estranhamente familiar e que o levará a novas lutas e novos inimigos.

Eu demorei pra me acostumar com o ritmo do livro. A história de Hugo se passa durante vários anos, e nesse ponto a história parece… andar rápido demais, porque o tempo não parece algo tão importante (acho que é porque como ele não envelhece, né, aí não tem porque o tempo importar). Mas em outros pontos, a história parece se passar bem devagar, com passagens bem detalhadas. Mas isso é uma questão de costume. A única coisa ruim nesse ‘sistema’ é porque tem algumas partes que eu queria que fossem mais detalhadas, mas elas passam voando. Eu achei muito interessante o mundo que o Gabriel construiu, gostei muito do Hugo, descobrindo seus poderes de vampiro e as intrigas de sua família (mas se eu encontrasse um Hugo – um cara ruivo com esses olhos azuis da capa – eu provavelmente cairia dura no chão de encantamento). Senti falta de um detalhamento maior sobre as joias e sobre os outros seres sobrenaturais que aparecem no livro, mas isso foi porque eu gostei muito da história e queria que tivesse mais!!

Uma coisa que eu senti muita falta foi a revisão. Mandei um e-mail pra editora (All Print) e fui informada que a revisão é um serviço opcional (!). Assim que terminei de ler jurei que o livro não havia sido revisado, mas depois de um debate acalorado (oi?) com Laís, minha cunhada e 60% do meu bom senso, mudei de opinião e percebi que por mais cuidadosa que seja uma revisão, alguns erros podem passar despercebidos (principalmente uma revisão feita por uma ou duas pessoas, no máximo).

Enfim, 3 estrelas, um livro pequeno mas com uma história muito interessante! Muito obrigada ao Gabriel, que me mandou um exemplar autografado (adooooreeeei o autógrafo!)!

Vivi Barini 06/09/2010

Conheci o livro através da Editora Underworld, parceira do blog, quando eles estavam fazendo um sorteio de 15 livros capa-dura para aqueles que comprassem o Hugo. Não sei se essa promoção ainda está no ar, mas deve estar porque nenhum ganhador foi anunciado ainda… Mas enfim, vi o livro, a sinopse, simpatizei com a história e o comprei. Porém só pude lê-lo esses dias porque sou muito atrapalhada com as minhas leituras e vivo furando a fila dos meus livros.

Hugo pensava ser um humano normal até que, em um frenesi durante o sítio de um feudo inimigo, matou um homem bebendo seu sangue. Embora suspeitasse antes que houvesse algo de errado consigo por causa de seu temor ao sol e de uma sede frequênte, nunca imaginou que a causa fosse o vampirismo.

- Leia o restante em The Bookaholic Princess: http://thebookaholicprincess.blogspot.com/2010/09/mes-da-literatura-nacional-2-hugo-o.html

Tielle | @raposaleitora 06/08/2010

A saga de Hugo, o vampiro, as luzes na Idade das Trevas é o primeiro volume da saga criada por Gabriel Arruda Burani, foi publicado em 2008, 10 anos depois de sua criação, pela editora All Print. Tem somente 126 páginas, um livro curto mas muito envolvente.

Hugo, era um jovem ruivo, temido e respeitado por seus soldados; muito habilidoso, não perdia nenhuma batalha. Mas se sentia diferente, pois temia o sol e sentia muita sede, até que um dia descobriu ser sede de sangue. A explicação sobre o Dom divino do vampirismo veio de sua mãe Eglantine, é isso mesmo que você leu, na narrativa de Gabriel o vampirismo é um Dom e não uma maldição e esse pode ser passado para outras pessoas (ou animais) através de um pequeno ritual...

Com o tempo, Hugo conquista outros reinos e descobre jóias misticas que representam as virtudes de um cavaleiro: Verdade, Humildade, Amor, Sabedoria e Harmonia. Nosso herói passa então a procurar as jóias e enfrentar seus antigos donos em batalhas medievais, com nossos amigos: escudo e espada hihihi Mas ele nunca esteve sozinho, em todas as suas aventuras ele estava acompanhado de Bruno Beigon, um fiel soldado e amigo.

Sua última aventura narrada nesse primeiro volume acontece no castelo de Beznã-Ateriza, o lugar onde ele sempre pode chamar de lar, seu inimigo não é ninguém menos que Hegon, seu pai. Um vampiro cruel (desprezivel e nojento) que havia se esquecido de sua humanidade. Hugo perde muito nessa pequena batalha...

Vou parar por aqui senão colocarei muitos Spoilers...

Resenha completa no meu blog: http://livromaniaca.blogspot.com/

Mi Cherubim 15/02/2011

Hugo, o Vampiro – As Luzes na Idade das Trevas
A história inicia no século X com o nascimento de Hugo von Shclotstendder. Seus pais o rei Hegon e a sua esposa Eglantine eram os senhores de Bezña-Ateriza.
Bezña-Ateriza tinha “feudos amigos”, os senhores feudais ajudavam Hugo e Hegon nas batalhas por terras, pois neste século o que se interessava eram posses. Qual “rei” tivesse mais terras, mais poderoso ele seria. E Hegon sendo arrogante, estúpido prepotente e imortal sempre queria mais. Ops! Falei. Sim Hegon, Eglantine e Hugo eram vampiros. Hugo só descobriu em sua ultima batalha, quando foi agregar as terras de um castelo inimigo.
Seu pai o mandara até um castelo para que fosse de seu reino, o que Hugo não sabia era que esse reino era de ninguém menos que seu tio Rosco, irmão de sua mãe.
O tio Rosco era bem diferente de seu pai. Sempre gentil, cavalheiro, alegre e humano. Ah! Humano, Hegon não gostava dessa fraqueza. Quando Hugo entrou triunfante no castelo após a batalha, se adentrou aos aposentos do senhor do castelo, e para sua incredulidade viu seu tio morto. Sim Rosco se matou e com ele havia uma joia linda de prata em formato de dragão com uma única pedra azul incrustada.
E da joia saiu essas palavras: “Somente isso poderá salvá-lo das trevas, rapaz! Está será a sua VERDADE... Encontre-nos, príncipe!”. O que? Eu falei que saiu da joia? Foi isso? É, é vero. Essas palavras foram proferidas da pedra. Conclusão? Hugo teria que achar essas pedras. Mas como se não sabia nada sobre isso?
Ainda nessa batalha existiu um traidor, Igor, um senhor feudal que é aliado da “Família”, era assim que a família Shclotstendder era chamada. Igor retornou para suas terras vivo. Era essa a intenção dele. Igor não acreditava no poder de batalha de Hugo e o abandonou antes da luta.
Quando Hugo retornou para o castelo de seu pai, seus aliados os senhores feudais que sempre o apoiavam estavam decidindo o que fazer a respeito de Igor. Bruno Beigon, seu melhor amigo. Trionic, um velho de 47 anos, mas com um exército implacável. Jeahn Armando, um campeão de torneio de montaria. Eles sempre estavam com Hugo. E ele sempre escutava seus conselhos.
Trionic e Armando falaram sua ideia de se vingar de Igor. Que consistia em capturar a filha do traidor. Hugo achou errado, mas concordou. Ainda bem porque Bruno estava a caminho.
Se a vingança fosse doce, seria ótima. A filha de Igor, o traidor, fugiu de Bruno. Seu nome, Sophie, os criados a ajudaram fugir. E Sophie adentrou-se no Vale das Trevas.
Você se pergunta “por que Hugo estava indo atrás da menina se ele próprio achava isso errado?”. É óbvio, ele descobriu que Shophie tinha mais uma das pedras que ele tanto buscava. Assim que voltou do castelo de seu tio Rosco, depois de escutar uma voz de dentro da pedra, a única coisa que Hugo pensava era em ter as pedras. E como o seu fiel amigo Bruno sabia disso, assim que perdeu a garota, correu pra Hugo e o alertou.
Muitas confusões em que Hugo se mete pra conseguir as pedras. Ele foi até prometido em casamento com uma dama, mas ele não aceitou se casar com ela. Esse livro é o início das aventuras de Hugo, o vampiro. Descubra o que acontece com Hugo, Eglantine, Hegon, seus amigos e especialmente com as joias.

Nota da Milena: Gabriel Burani autor desse livro, ele é um fofo. Ganhei seu livro em um encontro com a equipe da @psychobooks na Bienal de São Paulo. Gabriel prende o leitor com sua história, agora fico enchendo ele para saber quando sai à continuação. Como ele me informou só em 2011 e com o nome de Hugo, o vampiro – Reino de sangue. Estarei ansiosamente esperando. Para conhecer o autor siga o Gabriel no twitter @gaburani e o blog sobre o livro Hugo, o vampiro: http://hugoovampiro.blogspot.com/

Psychobooks 28/08/2010

O livro nos conta a história de Hugo, filho de Hegon, o rei de Beznã Ateriza, respeitado e temido por todos.

Hugo e sua família, von Shclotstendder, carregam um segredo/maldição, e que só será descoberto por Hugo já adulto. Ele é um vampiro.

Confesso que essa parte me lembrou vagamente Blade, mesmo que as histórias nao sejam parecidas.

Blade é filho de uma humana com um vampiro, por isso ele é um meio vampiro, e Hugo ‘nasceu’ vampiro, mas isso só se manifestou depois de adulto.

Achei isso um tanto ilógico, já que vampiros são pessoas mortas e por isso não deverias produzir hormônios, espermatozóides e por ai vai…

Mas voltemos a resenha, Hugo cada vez mais conquista novas terras para seu pai, e durante suas conquistas, ele descobre algumas jóias que talvez amenizem seu ser maldito, mas é preciso sair em busca delas e, a jornada não será fácil, pois no caminho Hugo irá se deparar com homens lobos e ate mesmo outros de suas espécie e, o mais importante, ele precisa descobrir como usar tais jóias.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Tathy 13/01/2011

Hugo, o vampiro: As Luzes na Idade das Trevas de Gabriel Burani
Para ver a resenha completa (incluindo links e imagens) acesse o blog Eu sou assim (www.tathy.com.br)

Título Original: Hugo, o vampiro: as luzes na idade das trevas
Editora: All Print
Número de Páginas: 126
ISBN: 9788577182893
Ano: 2008
Gênero Literário: Literatura Nacional / Fantasia
Avaliação: 3 estrelas - Bom!

Hugo, o vampiro: As luzes na Idade das Trevas de Gabriel Arruda Burani é o primeiro livro de uma saga.

O Príncipe Hugo Von Sclotstendder, herdeiro do trono de sua família de vampiros é um bravo, respeitável (e gentil) guerreiro que só descobre ser um vampiro em uma de suas batalhas. A condição vampiresca, mesmo já existindo, mas ainda não tendo sido aflorada, não era de conhecimento de Hugo.

Hugo, o vampiro é uma leitura super diferente. Sempre que inicio um livro de fantasia, fico com receio de ser cansativo, devido a avalanche de livros nesse estilo que temos visto por aí, mas tenho tido a sorte de encontrar em cada um deles características únicas que faz com que a leitura flua. Com Hugo, o vampiro não foi diferente. O contexto histórico e medieval é que dá a pitada singular no livro. Mas a “missão” que Hugo tem é uma das coisas que mais me atrairam. Acompanhá-lo nessa jornada foi super interessante.

O livro apesar de pequeno não é de leitura rapida, já que a narrativa é tão profunda e densa, que me peguei relendo o mesmo parágrafo diversas vezes para entender o que estava acontecendo.

O livro que dá sequencia a esta história é Hugo, o Vampiro – Reino de Sangue

danilo_barbosa 01/10/2010

Conhecer Hugo e seu universo é uma delícia.
Um herói medieval, dividido entre o amor aos humanos e o poder dos vampiros. Vindo de uma família destes famosos seres da noite, aprendeu da mãe o amor das artes e o respeito aos humanos e tudo que eles criaram. E do pai restou somente o ódio e todos os sentimentos de poder de quem é imortal e vê cada homem e mulher como gado.
Em meio a batalhas, traições e reviravoltas ele descobre que existem cinco gemas de poder, cada uma portador de um sentimento valoroso.
Sabendo que este é o seu destino, ele parte em busca dessas gemas e embarca em uma jornada pela busca de sua alma.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Melian 19/10/2010

O livro é pequeno, leitura rapida, a história de Hugo é contada brevemente, já que creio que será por sagas nessa primeira saga o interesse do princinpe são pelas 5 jóias.
A histoira é medieval, se passa na epoca em que os reis dividiam-se para conquistar, e as terras conquistadas eram chamadas de feudos, onde eles colocavam um cavaleiro de confiança para que cuidasse e sempre deixasse os aldeões cientes de quem era o comando e de quem eram as terras.
Numa epoca onde várias lutas eram travadas em busca de poder, Hugo sempre apaixonado pela mãe mas meio descontente com os modos e a educação de seu pai descobre ser um vampiro,a explicação parte da mãe pela qual ele tem profundo respeito e carinho e assim ele entende sua condição.

Leia o texto completo em: http://mellbooks.blogspot.com/2010/10/resenha-hugo-o-vampiro-gabriel-arruda.html

Dan 08/07/2011

Hugo, O Vampiro
Em uma guerra entre feudos, Hugo estava comandando o exército de quinhentos homens de seu pai.

Os comandantes discutiam a melhor forma de atacar os inimigos.

Hugo, sendo um jovem guerreiro, ainda não possuía o respeito dos comandantes. Os guerreiros achavam que ele era apenas um jovem príncipe mimado comandando um exército, sem saber sobre estratégias.
Pois, estavam muito enganados!

Continue lendo...

Talita 28/12/2010

Comecei a ler este livro com toda espectativa possivel e com um certo medo , porque encontrar algo muito comum, porém o livro tem uma história bem diferentes das histórias de vampiros que conhecemos.

A história se passa na idade Média, onde reis são altamente cruéis e impõe seu poder em cruéis punições aos que os desrespeitarem.

Hugo , é principe que tem comportamentos estranhos,como temer a luz do sol, e acababa descobrindo que esses comportamentos são gerados pelo fato de ele ser um vampiro.

Com vontade de descobrir mais sobre seu ‘’dom’’ como assim o chama, decidi pedir explicações à sua mãe, que também é uma vampiro. Após a morte so seu tio, ele encontra um jóia que o chama muita atenção e desperta curiosidade e interesse.

Hugo então resolve procurar todas as outras jóias que são parecidas com aquela. Ele acredita que elas possuem um grande poder , porém não sabe como usa-las para obter tais poderes. Então,decidi ir em busca das jóias, e não será tão fácil conquista-las, terá que enfrentar combates, lutas e disputas, regadas a torturas , com cada possuidor de uma jóia que ele terá que conquistar.

Achei que o livro é carente de maiores informações,e de fatos que prendam o leitor a cada nova página, o que me fez me dispersar várias vezes da leitura, tendo sempre que voltar a ler a última página de cada capítulo para prosseguir com a leitura.

Econtrei também alguns erros de digitação que me irritaram um pouco e me faziam voltar á frase para poder entende-la corretamete, só espero que no próximo volume isso não ocorra.

Pra finalizar, eu gostei do livro, é história diferente sobre vampiros e merece ser apreciada, o autor escreve bem , com uma narrativa ótima e de fácil compreensão por se tratar de uma história que se passa na idade Média,porém acredito que o autor deveria explorar melhor o próximo livro, colocar mais detalhes, e mais explicações que prendam o leitor a cada página, pois isso pra mim é fundamental para o progresso da leitura.

Veja mais aqui: