Hugo o Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas

Hugo o Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas Gabriel Arruda Burani

Resenhas - Hugo o Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas

May 29/08/2010

Originalmente publicada em www.sobrelivros.com.br
Se você chegou aqui porque leu Crepúsculo e passou a se interessar por vampiros, pare. Essa não é uma história charmosa, com vampiros amáveis, histórias de amor e pessoas filosóficas, pensando na vida, no bem e no mal.

Hugo é um jovem príncipe vampiro da Idade Média, de uma família de vampiros, que se lança em uma busca para encontrar 5 jóias místicas.

O livro é super curto, tem 126 páginas e ainda assim conta muita história, não há longos parágrafos descritivos nem longas passagens de tempo sem ação – quando se passa muito tempo sem ação, o autor apenas diz que se passaram x meses ou anos, sem enrolação.

É um livro dinâmico, bem escrito, mas muito longe de qualquer livro de vampiro que tenhamos no momento. Aliás, Hugo, o vampiro – As Luzes na Idade das Trevas é o primeiro de uma série, portanto não espere saber o fim de todos os personagens ao final do livro – muitos personagens são apresentados mas não aprofundados, dando a entender que aparecerão em livros futuros.

Somos apresentados a um undo medieval longe da Igreja Católica que, apesar de ser um risco aos vampiros e influenciar suas decisões, nada faz para ajudar o povo, que fica à mercê de governantes cruéis e vingativos. Hugo é um governante que se preocupa com seu povo, que deseja seu respeito e não seu medo, o que o diferencia de seu pai Hegon – cruel, frio e violento – e o aproxima de sua mãe Eglantine, que também é uma vampira, porém altamente instruída e respeitada por seu povo.

O livro se desenrola na busca de Hugo pelas jóias enquanto, ao mesmo tempo, busca a aprovação de seu pai e de seu povo – duas coisas aparentemente impossíveis de conciliar. Temos uma mistura homogênea de batalhas, debates morais, amizade, amor, fé e fidelidade.

Não se engane pelo tamanho do livro (como eu me enganei antes de ler a primeira página) achando que seria uma leitura rápida e fácil – o livro é denso, a história é muito bem tramada e não tem nem como usar o truque de “pular parágrafos de descrição” pois esses são curtos e diretos ao ponto – sem enrolação!

Vale a pena ler, prestigiar um autor brasileiro de um gênero pouco visto no Brasil, que são vampiros históricos, medievais. E aguardo, ansiosa, a continuação!

Psychobooks 28/08/2010

O livro nos conta a história de Hugo, filho de Hegon, o rei de Beznã Ateriza, respeitado e temido por todos.

Hugo e sua família, von Shclotstendder, carregam um segredo/maldição, e que só será descoberto por Hugo já adulto. Ele é um vampiro.

Confesso que essa parte me lembrou vagamente Blade, mesmo que as histórias nao sejam parecidas.

Blade é filho de uma humana com um vampiro, por isso ele é um meio vampiro, e Hugo ‘nasceu’ vampiro, mas isso só se manifestou depois de adulto.

Achei isso um tanto ilógico, já que vampiros são pessoas mortas e por isso não deverias produzir hormônios, espermatozóides e por ai vai…

Mas voltemos a resenha, Hugo cada vez mais conquista novas terras para seu pai, e durante suas conquistas, ele descobre algumas jóias que talvez amenizem seu ser maldito, mas é preciso sair em busca delas e, a jornada não será fácil, pois no caminho Hugo irá se deparar com homens lobos e ate mesmo outros de suas espécie e, o mais importante, ele precisa descobrir como usar tais jóias.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

AndyinhA 22/08/2010

...

Outro ponto bacana é que a história se passa no século XV, na temida Idade Média, onde qualquer boato era suficiente para ter as relações cortadas com a Igreja ou os camponeses começarem a ter medo de seu senhor. E isso tem bastante ao longo desta trama.

Hugo, o protagonista, apesar de ser um lorde/herdeiro tem uma vida bem difícil, pois seu pai tem uma louca mania de grandeza, além de querer sempre disputar com ele qualquer feito. Com isso, sua mãe fica numa situação um pouco tensa, pois é ela quem cuida do castelo e tudo do reino, mas o pai (o rei) não reconhece isso e claro que o filho não gosta do jeito que a mãe é tratada.

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/08/poison-books-hugo-o-vampiro-gabriel.html

marypaixao 08/08/2010

Hugo o Vampiro
O livro conta a história de Hugo, um jovem príncipe vampiro que vive na Europa do século X. Desde pequeno ele é treinado pelo seu pai na arte da guerra, e só quando se reconhece como vampiro é que percebe o porquê de não ser treinado pelos cavaleiros do feudo. Em uma das investidas contra um feudo inimigo – que na verdade era do seu tio Rocco – Hugo se vê à procura do significado de uma joia que lhe parece estranhamente familiar e que o levará a novas lutas e novos inimigos.

Eu demorei pra me acostumar com o ritmo do livro. A história de Hugo se passa durante vários anos, e nesse ponto a história parece… andar rápido demais, porque o tempo não parece algo tão importante (acho que é porque como ele não envelhece, né, aí não tem porque o tempo importar). Mas em outros pontos, a história parece se passar bem devagar, com passagens bem detalhadas. Mas isso é uma questão de costume. A única coisa ruim nesse ‘sistema’ é porque tem algumas partes que eu queria que fossem mais detalhadas, mas elas passam voando. Eu achei muito interessante o mundo que o Gabriel construiu, gostei muito do Hugo, descobrindo seus poderes de vampiro e as intrigas de sua família (mas se eu encontrasse um Hugo – um cara ruivo com esses olhos azuis da capa – eu provavelmente cairia dura no chão de encantamento). Senti falta de um detalhamento maior sobre as joias e sobre os outros seres sobrenaturais que aparecem no livro, mas isso foi porque eu gostei muito da história e queria que tivesse mais!!

Uma coisa que eu senti muita falta foi a revisão. Mandei um e-mail pra editora (All Print) e fui informada que a revisão é um serviço opcional (!). Assim que terminei de ler jurei que o livro não havia sido revisado, mas depois de um debate acalorado (oi?) com Laís, minha cunhada e 60% do meu bom senso, mudei de opinião e percebi que por mais cuidadosa que seja uma revisão, alguns erros podem passar despercebidos (principalmente uma revisão feita por uma ou duas pessoas, no máximo).

Enfim, 3 estrelas, um livro pequeno mas com uma história muito interessante! Muito obrigada ao Gabriel, que me mandou um exemplar autografado (adooooreeeei o autógrafo!)!

Tielle | @raposaleitora 06/08/2010

A saga de Hugo, o vampiro, as luzes na Idade das Trevas é o primeiro volume da saga criada por Gabriel Arruda Burani, foi publicado em 2008, 10 anos depois de sua criação, pela editora All Print. Tem somente 126 páginas, um livro curto mas muito envolvente.

Hugo, era um jovem ruivo, temido e respeitado por seus soldados; muito habilidoso, não perdia nenhuma batalha. Mas se sentia diferente, pois temia o sol e sentia muita sede, até que um dia descobriu ser sede de sangue. A explicação sobre o Dom divino do vampirismo veio de sua mãe Eglantine, é isso mesmo que você leu, na narrativa de Gabriel o vampirismo é um Dom e não uma maldição e esse pode ser passado para outras pessoas (ou animais) através de um pequeno ritual...

Com o tempo, Hugo conquista outros reinos e descobre jóias misticas que representam as virtudes de um cavaleiro: Verdade, Humildade, Amor, Sabedoria e Harmonia. Nosso herói passa então a procurar as jóias e enfrentar seus antigos donos em batalhas medievais, com nossos amigos: escudo e espada hihihi Mas ele nunca esteve sozinho, em todas as suas aventuras ele estava acompanhado de Bruno Beigon, um fiel soldado e amigo.

Sua última aventura narrada nesse primeiro volume acontece no castelo de Beznã-Ateriza, o lugar onde ele sempre pode chamar de lar, seu inimigo não é ninguém menos que Hegon, seu pai. Um vampiro cruel (desprezivel e nojento) que havia se esquecido de sua humanidade. Hugo perde muito nessa pequena batalha...

Vou parar por aqui senão colocarei muitos Spoilers...

Resenha completa no meu blog: http://livromaniaca.blogspot.com/

Mateus Bandeira 08/07/2010

Sobrenaturalmente Incrícel!!!
Apesar de o livro ter poucas páginas, não se engane! O livro é MUITO dinâmico. Não para! Acontecimentos insignificantes são deixados totalmente para trás. Nada de narrativa chata! Nada de descrições exageradas! Nada de personagens chatos...

Leia o resto da resenha em:

Comentem.! Eu agradeço!!! =D