The Girl With The Lower Back Tattoo

The Girl With The Lower Back Tattoo Amy Schumer

Resenhas - The Girl With The Lower Back Tattoo

Isabella 19/09/2020

Vulnerável
Quis ler esse livro desde que ele foi lançado, em 2016. Só vi no Goodreads e não sabia absolutamente nada sobre a Amy, mas pela capa soube que claramente ela era uma mulher corajosa, porque mesmo sem ler nenhuma crítica eu sabia que por ela estar ?seminua? de costas na capa, muita gente ia criticar sem nem ter lido o livro. E hoje, lendo algumas críticas depois que terminei a leitura, vi que eu obviamente estava certa.

É interessante olhar resenhas negativas desse livro porque a maioria são pessoas (homens, principalmente) que parece que perderam totalmente o(s) ponto(s) da Amy no livro. Ela nunca se propôs a ser uma pessoa perfeita, e esse livro não é um tapinha nas próprias costas. É uma coleção de histórias da vida dela que demonstram quem ela é sob muitos ângulos, e nem todos eles BONS ângulos - enquanto mulher, comediante, a família dela, os problemas com a mãe, a saúde do pai, os namorados, o único one-night-stand, e em geral a maneira como ela vê o mundo. Ela nunca se propôs a ser perfeita, nem ser exemplo pra ninguém. Ela retrata de maneira emocionante, por exemplo, quando ela sofreu abuso sexual do primeiro namorado e quando sofreu violência doméstica de outro, sempre sem se colocar no lugar de vítima ou exemplo, e sim para mostrar que ela é humana, imperfeita, altamente vulnerável em todos os aspectos da vida, e que ela chegou até aqui mesmo assim. E mesmo assim tem macho querendo invalidar dizendo ?é claro que vendeu muito, um livro com ela seminua na capa?. Meu mais sincero: vai se foder.

Pra quem não quiser ler o livro, recomendo o especial de stand-up que a Amy fez para a Netflix (chamado Growing) uns 2-3 anos depois desse livro, quando ela estava grávida. Ela é sensacional, e o tipo de pessoa que eu gostaria de ter como amiga - verdadeira, com defeitos, e tridimensional. E engraçada! O meu capítulo favorito, aliás, é o ?Athletes and Musicians?, em que ela conta algumas histórias mal sucedidas de caras (atletas e músicos) que ela já ficou. O mais engraçado e o que mais me identifiquei.

Li quase tudo ao mesmo tempo em que ouvia o audiobook e foi uma experiência incrível ouvir ela contando as histórias pra mim. Recomendo muito!