Você já é feminista!

Você já é feminista! Nana Queiroz

Resenhas - Você já é feminista!

Aline 03/09/2016

Pra quem quiser entender melhor o feminismo
O livro "Você já é feminista" traz diversos artigos curtos que discutem o feminismo e suas diversas facetas: o feminismo negro, o transfeminismo, a violência contra a mulher, o assédio, a divisão desigual de tarefas em casa... É excelente pra quem quer entender melhor o movimento e também suas lutas e reivindicações no século XXI.
Pra quem já lê e discute o feminismo há tempos, como eu, alguns textos podem ser meio básicos, mas com certeza é daqueles presentes ótimos pra você dar para sua mãe, pra um amigo que se diz feminista ou para aquela colega de classe/trabalho que diz não precisar de feminismo.
Agradeço à revista Azmina por ter realizado esse projeto e lançado um livro que trata e discute o feminismo de maneira simples e didática, tornando-o acessível a toda população.

Paula 22/10/2016

Sejamos todos feministas, mas com embasamento
Bem didático e com linguagem acessível, o livro é aquela aula introdutória sobre feminismo que a gente sonha que todos já tivessem tido antes de começar uma conversa. Realmente precisávamos de um livro assim, que vai conseguir dialogar com o público jovem (mas não somente) e ajudar a desconstruir a imagem equivocada do que é ser feminista que circula ainda hoje por aí. Porque ser mulher nesse mundo de injustiças e não ser feminista é burrice.
O livro tem ensaios de várias autoras, entre elas Djamila Ribeiro e Flávia Biroli, apresentação de Márcia Tiburi e organização de Nana Queiroz (autora do livro Presos que menstruam, sobre a situação das mulheres nos presídios brasileiros). Super recomendo e acho que é uma ótima ideia de presente de Natal para muita gente.

Jéssica @DivaLiteraria 18/03/2019

Minhas impressões
💛 [#ResenhadaDiva – Você já é feminista | @RevistaAzmina | 5 🌟 | 176 pg | 🇧🇷]
. 🗨️O livro não precisou de muito para reforçar minha escolha em ser feminista. Composto por vários ensaios, o livro é dividido em 4 partes: Bê-a-bá do feminismo, identidade, direito ao corpo e por um cultura de equidade. Escrito como maestria e de maneira objetiva, além da linguagem acessível (que inclui glossários no final de alguns ensaios) se fez bastante convincente. Por isso, estou dando o selo de livro Topster 🏆, pois agregou bastante na minha luta, reforçando minhas crenças. A seguir, os temas que são abordados:.
. 🏷 1. Definição do que é feminismo e o que não é; as 4 ondas do movimento; reforço para a noção de rótulos, pois não existe uma cartilha a ser seguida; teste de qual corrente do feminismo melhor te acomoda; sororidade; religião e feminismo..
🏷 2. Identidade; gênero e aceitação sexual; glossário de termos inclusivos; travestis; lésbicas; feminismo negro; divisão sexual do trabalho e classe..
. 🏷 3. Prazer da mulher; erotismo; pós-pornô; direito de cobrar por sexo; cultura de estupro;direito de parto; aborto..
. 🏷 4. Divisão de atividades do lar; violência doméstica; assédio no trabalho; moda; brinquedos e os estereótipos; direitos e deveres no contexto familiar..
🗨️ Eu gostaria que todas as pessoas tivessem acesso ao livro para conhecerem mais o movimento, ao invés de saírem falando que “feminista não gosta de homem” ou “feminista é tudo mal amada”. Considero também, uma ótima dica de leitura para aprender/rever alguns conceitos. .
🗨️Um ponto que achei relevante, por ser uma pessoa estreante neste movimento, foi que:.
“Não existe um comitê feminista que vai testar [...]. E ninguém vai cassar sua carteirinha se você casar na igreja, pintar as unhas, usar salto ou parar de trabalhar por um tempo pra criar filhos.”
Ou seja, não precisa ter devorado TODOS os livros e saber todos os conceitos na ponta da língua. Vá com calma, combatendo o machismo diário já um passo a mais rumo a uma sociedade equânime!
💗

site: https://www.instagram.com/p/Bu8mQ_RAtHQ/

'duarda 05/01/2021

aquele típico primeiro livro sobre feminismo
Você quer começar a ler sobre feminismo e não sabe por onde? Ou quer indicar um livro para uma amiga que possa ser uma boa introdução ao tema? Eis aqui uma boa opção.

Para quem já tem leituras do tema ele não trás nada de novo sob o sol, mas é uma ótima indicação de primeira leitura. Os textos são de fácil compreensão, com uma lingual muito acessível e buscam sempre abordar os temas de uma maneira bem explicada e que mesmo alguém que nunca ouviu (ou pensou) sobre aquilo consiga assimilar e passe a se ver mais munido de informações.

Não é um formador de opiniões ou algo mais profundo e definitivo (na no feminismo é definitivo, na minha opinião) mas era um perfeito primeiro passo.

Dani 02/07/2018

Ótimo livro para quem quer começar a entender o feminismo e suas vertentes.

BookCall 29/04/2020

“Feminismo é, na verdade, uma ideia bem simples: a de que homens e mulheres tem dignidade igual e merecem direitos equivalentes, e que você está disposta a se transformar e lutar por isso em sua vida pessoal e política.”
Para começar os desafios literários de 2020, escolhemos este livro que foi escrito por várias autoras.

Para quem procura entender um pouco mais sobre feminismo, essa é uma ótima obra!
De uma forma bem didática, com aquela cara de bate-papo dos blogs da internet, Você já é feminista é um livro que traz diversos textos que abordam a história do feminismo (seu surgimento e as ‘ondas’ do feminismo), suas vertentes, questões sobre assédio sexual e moral, entre outros.

Um pouco de teoria, mas com excelentes exemplos de como a busca por igualdade é, e sempre será importante.

Impossível não indicar, principalmente para romper com a visão demonizada que tanto insistem em passar sobre o movimento feminista.

Renata 15/05/2020

Necessário
Comprei esse livro em uma promoção da Saraiva pela capa. Sem saber direito se seria um bom livro, mas atraída pela beleza. E quando chegou, mais apaixonada fiquei. Ele é lindo... uma edição incrível, cheia de diagramações diferentes.
Aí a gente parte pro conteúdo e eu só tenho uma palavra com 4 letras: F*DA!!!! Todos os textos são incríveis e essenciais. Passei quase 1 mês me deliciando, lendo aos poucos, absorvendo tudo e grifando mil partes.
Saio dessa leitura anestesiada e agraciada. Que leitura excelente. Vale a pena.

Fernanda.Avila 13/01/2021

Um belíssimo guia
O livro que me fez aprender a explicar como feminismo é muito mais sobre escolhas e não sobre proibições.
Um livro de textos incríveis, escritos por mulheres incríveis e que fazem parte da incrível @revistaazmina que também tem um incrível conteúdo.
Uma leitura que te faz enxergar um assunto tão importante a partir de diversos recortes: ser feminista, soridade, identidades, nosso corpo, questões políticas e sociais relacionadas ao gênero, consumo, mercado de trabalho, etc.
MARAVILHOSO
Preciso deixar meu agradecimento para as mulheres inspiradoras da @revistaazmina por criarem tanto conteúdo relevante e bem feito! Elas arrasam demais.
Vou deixar um trechinho do início do livro que foi o que li na livraria e me fez sair com o livro nas mãos:
?Feminismo não é o contrário de machismo. Feminismo não é a ideia de que mulheres são melhores que os homens. Feminismo não é um movimento pelo fim das famílias e das religiões. Feminismo não é nenhuma dessas mentiras que andam dizendo por aí.
Feminismo é, na verdade, uma ideia bem simples: a de que homens e mulheres têm dignidade igual e merecem direitos equivalentes...?
Nana Queiros
Eu estou lendo esse livro desde o início do ano. Demorei pra terminar porque é daqueles livros que a gente pode ler em doses homeopáticas. Ótimo para intercalar com a leitura de romances e outros livros que precisam de mais continuidade. E ótimo também para quando a gente está com ressaca literária.
E sem contar que um dos motivos da demora foi ter relido algumas vezes alguns dos textos porque era boan demais para serem lidos apenas uma vez. .
Preciso dizer o quanto recomendo?!
Acho que não.?

Evelliny Glauce 22/02/2022

Necessário, didático e inspirador
Deixo aqui meus parabéns e meu muito obrigada as mulheres responsáveis por esse livro. Eu amei o formato, com vários ensaios sobre pautas feministas doversas, deixa a leitura mais fluída e possibilita que você escolha o que ler na ordem que quiser. Essa edição é LINDA e o conteúdo nem se fala, todos deveriam ler.

Miriam 03/06/2021

Uma introdução completa ao feminismo
O livro você já é feminista não se propõe a ser uma bíblia sobre o assunto, mas a introduzi-lo, e cumpre esse papel muito bem. Os artigos do livro falam de forma tão didática que mesmo quem nunca ouviu falar da palavra feminismo agora sai sabendo muita coisa, e quem já sabia o básico (como eu) sai com um novo olhar sobre algumas questões. Saímos mais reflexivos, e com indicações de outras leituras para que não fiquemos a deriva depois de ler. Amei!