Romanceiro da Inconfidência

Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles




Resenhas -


26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Livia.Riboldi 31/08/2022

Perfeito
Aprendi muito sobre a inconfidência mineira, super indico porque é algo leve e interessante de ler e ajuda muito se você for estudante e não tava entendendo sobre a inconfidência mineira.
comentários(0)comente



@andressamreis 26/10/2021

Patrimônio
Sabemos o quanto esta obra é um clássico de valor inestimável ao nosso patrimônio literário.
Sabemos que há muito material crítico e analítico da obra.

Aqui neste espaço exporei a minha relação com esta obra.

Cecília Meireles, nascida em 1991, órfã de pai e mãe aos 3 anos e a única filha do casal que sobrevive, foi criada pela avó materna. Passa com distinção em todos os seus níveis de Educação formal. Torna-se professora universitária de renome internacional. Ganha inúmeros prêmios no Brasil e no mundo. Foi mãe de 3 meninas, todas ainda vivas!

Penso nessa mulher que aos 50 anos encantou-se com Ouro Preto e Diamantina e com a memória histórica dos inconfidentes.
Penso nessa mente tão racional, focada e competente com a própria Educação formal e das crianças.
E, ao mesmo tempo tão sensível, tão delicada e prodigiosa na arte de transformar impressões, fatos e ideais em versos.

Ler os versos do Romanceiro foi muito especial pra mim, quando estive em Ouro Preto em 2016, senti a força da História em suas ladeiras, tudo o que se toca e vê é História. Cecília transformou este sentimento em arte, em obra-prima. Correr os olhos em seus versos é sentir sua emoção, seu empenho, a paixão que a moveu pelos arquivos públicos e bibliotecas.

Sente-se sua indignação que mesmo 150 anos depois da Inconfidência as injustiças, a hipocrisia, a inveja e a calúnia repetem-se.
??"Direi quanto for preciso, tudo quanto me inocente... Que alma tenho? Tenho corpo! Os E o medo agarrou-me o peito... E o medo me envolve e obriga... Todo coberto de medo, juro, minto, afirmo, assino. Condeno. (Mas estou salvo!) Para mim, só é verdade aquilo que me convém.

Sempre aprendi sobre a Inconfidência de forma científica, mas enxergar o ambiente, o contexto, os personagens por sua ótica foi muito significativo.

??"Que tempos medonhos chegam, depois de tão dura prova? Quem vai saber, no futuro, o que se aprova ou reprova?
De que alma é que vai ser feita
essa humanidade nova?"

Além, do trabalho imenso de pesquisa, condensar e transformar em métrica me parece um trabalho impossível, limitado a um pequeno número de gênios.
Em síntese, a obra contextualiza as origens da Inconfidência Mineira, os personagens, tentando até mesmo mapear a psique de cada um, os eventos centrais, a delação, a condenação e o cumprimento das penas, com as consequências amargas na vida dos principais envolvidos.

Super indico esta edição, a Global Editora incluiu mais de 100 páginas de fortuna critica, com textos de Alfredo Bosi, Paulo Ronai, entre outros. Cronologia e as impressões da própria Cecília sobre sua obra-prima.
Marta Skoober 26/10/2021minha estante
Um dos livros favoritos de Mindlin.


@andressamreis 26/10/2021minha estante
Imagino. Não é fácil fazer poesia épica. Imagine uma imensa pesquisa de História condensada em métricas perfeitas, com Cecília derretendo-sr em versos. É um monumento. Já leu?


Marta Skoober 26/10/2021minha estante
Ainda não, estou aprendendo ainda a ler poesia.


@andressamreis 26/10/2021minha estante
Eu também ainda estou aprendendo. Não entendo nadinha, só sinto




livia 20/01/2021

Obra literária com requintes de Livro Histórico
A melhor descrição que pude achar para o Romanceiro da Inconfidência é este trecho da crítica de Maria da Glória Bordini:

"(...) Lírica e História se imbricam, devendo esta à atividade da poiesis, impelida pelos estados interiores do sujeito poético, uma representação mais contundente, que não nega seu teor de efabulação da matéria histórica, mas o compensa com a verdade das emoções que suscita".
comentários(0)comente



MaSantana 15/11/2020

Cecília Meirelles possui um jeito único de contar histórias.
Nessa obra Cecília retrata a inconfidência mineira por meio de poemas.
O livro é incrível. A autora divide a história de forma que fique de fácil entendimento ao leitor e retrata os episódios de modo a fazer conexões que são facilmente percebidas no decorrer do livro.
A leitura exige um certo ritmo para se ter um fácil entendimento, mas isso não é um problema. Ademais, episódios importantes, mas que normalmente não aprendemos na escola, são retratados na obra, deixando uma visão ainda mais ampla e interessante sobre o processo. As explicações finais e outras adições do livros são ótimas pro entendimento do leitor.
Uma edição ótima.
comentários(0)comente



Elisa.Aguiar 10/11/2020

Comecei a ler Romanceiro da Inconfidência por conta da fuvest mais me apaixonei pela escrita de Cecília Meireles, ela conseguiu trazer assuntos tão sérios de uma forma simples de se entender mais com uma certa graça também. É um livro que me surpreendeu totalmente.
comentários(0)comente



melmelmelmel 24/10/2022

Pois o amor não é doce,
Pois o bem não é suave,
Pois amanhã, como ontem,
É amarga, a liberdade.

Eu fiquei completamente apaixonada por esse livro, eu sempre tive uma quedinha por poesia no geral, mas o fato da Cecília escrever poesias que contam uma história real, a história da inconfidência mineira, nesse tipo de estrutura me deixou encantada.
Alguns poemas foram um pouco confusos de entender no começo, porém essa edição contém no final muitas páginas que dão um contexto histórico da obra e a idéia original da Cecília, coisa que facilitou ainda mais a leitura. A escrita dela me pareceu bem leve, até nas partes mais trágicas do livro.
comentários(0)comente



Reiko 09/12/2021

Muito bom
Leitura com conteúdos excelentes, faz alusão a história e, não apenas, mas conecta com acontecimentos como não contam no livro de história. Ela nos faz sentir e refletir os fatos, como se estivesse acontecendo naquele momento e nos fazendo a pergunta "isso está certo?".
Amei a experiência de ler o livro e estudá-lo (mesmo que tenha sido ainda vago, ao meu ver).
comentários(0)comente



Arterial 25/04/2021

Paixão pela inconfidência
Eu acreditava que já conhecia a história da Conjuração mineira. Mas Cecília Meireles me provou da melhor forma possível que eu estava errada.

Romanceiro da inconfidência não conta somente a história da conjuração, mostra também todas as situações e as vidas que foram destruídas pela ganância e pelo ouro. Cecília dá voz a personagens que os livros didáticos não nos revelam, além de aprofundar ainda mais a triste trajetória de cada um dos heróis da inconfidência.

Todas essas coisas, toda a narração, cada reflexão e descrição é feita em pura poesia.

Nunca tinha lido uma obra de Cecilia. Agora, tendo conhecido e me encantado com uma delas, definitivamente vou ler as demais.
comentários(0)comente



Brianna 30/12/2020

Bela obra
É uma obra muito interessante e super bem feita, o trabalho da artista é admirável. Tive que relembrar em vários momentos que a autora não viveu no período apresentado, porém, fez parecer que tinha vivenciado tudo aquilo.
O casamento entre história e poesia não poderia trazer um resultado senão o de gerar algo lindo. Além disso, dá para se notar diversas críticas à sociedade e as poucas virtudes dela. É até um pouco preocupante notar que as críticas passadas, como a desonestidade e o materialismo excessivo, não tiveram melhora desde aquele tempo.
O que dificulta a leitura desse livro é a gramática, muito rebuscada. Imaginei que por ser de uma autora modernista seria mais fácil do que Gregório de Matos, visto que a obra foi lançada a um pouco mais de 70 anos. Por isso, para quem não tem experiência com linguagens mais rebuscadas do que a norma padrão da língua atual, recomendo que tenha paciência e leia com bastante calma ou treine com outros livros antes desse. Houve muitos poemas que só passei os olhos e não compreendi, só vou compreender quando for lê-los nos exercícios para a FUVEST (eu que lute!)
A edição da editora global é muito bem feita, as críticas auxiliaram muito no entendimento e a biografia dela me inspira muito!
O que você achou desse livro? Tem alguma dica para conseguir interpretar melhor esse tipo de obra?
Meu romance favorito foi o "Romance XLIV ou Da testemunha falsa" e o seu?
comentários(0)comente



Júlia 15/01/2024

É tudo culpa do Ouro
Romanceiro da Inconfidência é permeado por história e temas universais, na obra, Cecília aborda a ganância e, por conseguinte, a traição em um contexto de ciclo do ouro muito bem elaborado por meio de versos e estrofes, trazendo o ouro como principal vilão da trama.
O livro é bom, gosto dos poemas presentes nele, embora tenha tido uma leve dificuldade, ademais a autora traz muitas referências de Vila Rica, o que me fez pesquisar as histórias algumas vezes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR