Onde Nascem os Gênios

Onde Nascem os Gênios Eric Weiner




Resenhas - Onde nascem os gênios


39 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Juliana.Ferreira 25/12/2020

O autor viaja por diversos locais que foram berços de genialidade tentando descobrir a fórmula, ou o que há de comum entre eles, e que possam explicar o porquê alguns locais e épocas produziram tantos gênios. É um livro de viagem e que também divulga algumas estudos sobre a psicologia dos gênios criativos. É um livro fácil de ler.
comentários(0)comente



Ghost.User 09/08/2022

Google Maps, marcador de páginas e estrema paciência! 
Trouxe-me uma sensação de querer viajar e conhecer cada lugar que o autor passou, pesquisei sobre as músicas, cidades, museus, de tanta curiosidade que o livro me causou. Me deu essa curiosidade de querer saber mais sobre tudo o que era dito.

Mas? 

 O livro me deu um cansaço EXTREMO pelo excesso de detalhes irrelevantes e desnecessários que transformou a leitura em algo cansativo e entediante, o livro não é grande, mas demorei para ler pelos momentos em que tive que pausar a leitura (muitas vezes por dias).
comentários(0)comente



Joao 01/02/2022

Livro genial rsrs
"O que distingue um bom trabalho de uma verdadeira obra de gênio, é que um um bom trabalho fala com as pessoas de uma determinada época. Uma obra de gênio, no entanto, transcende essas barreiras temporais e é redescoberta novamente por gerações sucessivas. A obra não é estática. Ela se dobra e é dobrada por cada novo público que a encontra".
comentários(0)comente



Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Onde Nascem os Gênios" de Eric Weiner, publicado em 2016, pela editora DarkSide Books, tem como objetivo principal explorar os lugares que mais favorecem o surgimento de grandes talentos e personalidades marcantes da história.

O autor, através de uma abordagem que mistura relatos de suas viagens e reflexões pessoais, busca entender como o ambiente e a cultura de um determinado local pode influenciar na formação e desenvolvimento de um gênio. Para isso, ele percorre várias cidades do mundo, entrevistando especialistas e visitando locais históricos relacionados a grandes personalidades, como Leonardo da Vinci, Shakespeare, Mozart, entre outros.

Ao longo dos 352 páginas do livro, Weiner apresenta suas reflexões e teorias sobre o que faz uma pessoa se destacar em determinado campo, seja na arte, ciência ou política. Ele defende que as condições favoráveis, como uma educação de qualidade, acesso à informação e o ambiente cultural são fundamentais para o surgimento de mentes brilhantes.

Além disso, o autor também discute a relação entre genialidade e loucura, destacando a importância do equilíbrio emocional para que um gênio possa expressar todo seu potencial.

No geral, "Onde Nascem os Gênios" é uma obra interessante e informativa, que oferece uma visão diferente sobre o surgimento da genialidade, questionando a ideia de que o talento é algo inato e inquestionável. A obra é indicada para todos que se interessam por história, psicologia e desenvolvimento humano.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Vandelma 20/11/2021

Bom
O gênio não nasce gênio, ele nasce de inquietude, busca por respostas.
Para ser considerado um gênio ele precisa criar como sugere a leitura algo novo, surpreendente e útil.
Ele desperta sua criatividade pesquisando, observando e arriscando. Você o vê em meio social, mas ele tem pressa em ficar sozinho porque para ele a distração social lhe toma o tempo. Costuma estimular sua mente quando está em movimento em um trem por exemplo, andando, viajando etc. Ele possivelmente tem um hobby, para maioria é distração, para ele é oportunidade de estimular sua criatividade. Ele pode ter vindo de um lar que não recebeu tanto amor materno ou paterno, talvez essa experiência desconfortável o faça ir atrás do que deseja, os lugares desconfortáveis são estímulos para ele, pode ter morado em cidades, lugares diferentes.
Na teoria um gênio não é genio a menos que ele se torne conhecido e as circunstâncias importam, como quando e onde ele nasceu, ao que ele teve acesso. Você não vê muitas mulheres gênios porque ate pouco tempo a sociedade não permitia de várias maneiras.
O fracasso faz parte da genialidade simplesmente porque o indivíduo tentando colocar suas idéias em prática fracassa, o que na verdade o torna "fracassado bem-sucedido", porque ele sempre tenta outra vez de maneira diferente claro, porque errar da mesma maneira é idiotice.
O autor vai contar algumas histórias e te levar há alguns lugares, boa viagem!
comentários(0)comente



Cauan 11/11/2021

Leitura interessante
O autor aborda o assunto de uma maneira bem descontraída e quebra alguns preconceitos acerca dos gênios e genialidade.
Relaciona, também, as cidades, seu contexto histórico e social como papel fundamental na formação das mentes brilhantes.
comentários(0)comente



Henry 30/10/2021

O que de fato é genialidade?
... Penúltimo lugar foi o Vale do Silício - Califórnia. Confesso que esperava mais tanto do autor quanto do lugar. Em partes concordo com o autor, os "gênios" que não são tão gênios assim, além de copiar não é algo palpável ou que não tem aquele efeito quanto se lê, ou toca ou analisa um quadro ou aquele encanto quando se houve um grande música. Não existe isso no Vale do Silício. Por último lugar uma padaria, simples, mas com um excelente pão. A explicação que o autor dá é extraordinario, foi uma grande sacada dele, mas acho melhor não comentar aqui. Enfim, vale sim a leitura, há muitas prenoção a respeito da genialidade, uma delas é a de ser hereditária, mas também são muitas coisas que serve de condimento para que um gênio nasça.
comentários(0)comente



Minha Velha Estante 25/06/2018

Resenha da Adriana Medeiros
Onde nascem os gênios vai na contramão dos livros da Darkside. Acostumados com os temas mais fortes, que mostram o lado sombrio da personalidade humana, esse título vem falar do lado bom do ser humano, do lado ‘gênio’.

Primeiro livro do selo Crânio, da Darkside, o objetivo é estimular o leitor a entender e questionar o mundo que estamos construindo; de trilhar novos caminhos, mostrando que ciência, inovação, história e filosofia podem ser tão surpreendentes quanto a mais criativa obra de ficção. Aqui tudo é real. E ainda assim, fantástico e muitas vezes assustador. Assuntos delicados e surpreendentes são tratados com o respeito que merecem, com uma linguagem que aproxima o leitor.
“Uma das percepções mais equivocadas sobre lugares geniais, estou descobrindo, é que eles são parecidos com o paraíso. Não são. O paraíso é antitético à genialidade. O paraíso não faz exigências, e o gênio criativo surge ao atender a demandas de maneiras novas e imaginativas”
A proposta de Weiner não é apenas falar sobre esses seres incomuns, mas tentar entender como e o porquê da ocorrência dessas mentes brilhantes em determinados lugares e épocas. Para isso ele coloca o pé na estrada mesmo e vai em busca de respostas. O mais legal? A forma como essa história é narrada: algumas vezes bem científica, outras bem divertida. E o leitor vai se envolvendo e se vê preso pela curiosidade do escritor, louco para entender esse fenômeno.

Embarcando na viagem de Weiner, o leitor vai conhecer a origem e o porquê dos grandes gênios da humanidade de todos os tempos. Ficção? Não, essa não é a proposta. Documentário ao estilo Globo Repórter? Muito menos. O livro é quase um diário de bordo das viagens que o autor faz para colher dados para as suas pesquisas, com muitas informações científicas e históricas, mas com uma boa dose de humor.
“Nossos conceitos de criatividade e genialidade estão profundamente enraizados em nossos mitos sobre a criação. Esses mitos são extremamente poderosos. Mesmo que você não seja nem um pouco religioso, é bem capaz que os tenha internalizado. “No começo, Deus criou o Céu e a Terra”. O impacto dessas palavras, tanto sobre os religiosos quanto sobre os seculares, é enorme”
Apesar do tema, a linguagem é extremamente acessível e a leitura flui de maneira surpreendente para a gama de conhecimento que o livro traz.
“Por que a história é tão desprovida de gênios mulheres? O motivo é simples: até recentemente, a maior parte do mundo não permitia. Nós temos exatamente os gênios que queremos e merecemos. Se alguma coisa enfatiza a importância do ambiente na criação do gênio criativo, é a escassez gritante de mulheres no panteão. Historicamente, negavam-se às mulheres os recursos necessários para a excelência criativa: acesso a mentores, recompensas (intrínsecas e extrínsecas), patronagem, um público. Na idade que a maioria dos gênios produz seus primeiros trabalhos notáveis, os vinte anos, as mulheres eram sobrecarregadas cuidado dos filhos e da casa”
Já não bastasse tudo isso, a Darkside não poderia deixar de fazer um livro fantástico, lindo, de capa dura com laterais em amarelo e papel da melhor qualidade.


Leia, viu? Vale muito à pena.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/03/leitura-da-drica-onde-nascem-os-genios.html
comentários(0)comente



Amanda 16/01/2020

Leitura enfadonha, retardei várias vezes o encerramento do livro. Entretanto, também aprendi várias coisas e fiz várias marcações.
comentários(0)comente



Darceno 24/07/2018

Inspirador
Um diário de viagem que vale a pena a leitura. Eric sai a procura da genialidade - mais especificamente, as eras de ouro da genialidade - e busca por fatores que possam ajudar na explicação dos surgimentos. O motor que moveu minha leitura foi muito mais a inspiração nele contida do que a informação, mas ele apresenta alguns conhecimentos científicos de bom proveito. Claro, algumas partes são mais opiniões, mas sempre apoiadas em estudos científicos e/ou boa lógica. E quanto a edição, é qualidade Darkiside, né.
comentários(0)comente



Ramon 05/08/2023

...
Ele começou a ouvir cada vez mais histórias de mulheres que chegavam até ele dizendo que haviam sido abusadas, e ele disse que não podia ser verdade que todas tivessem sido abusadas. E ele começou a dizer ?bem, elas têm uma espécie de vida de fantasia?, e é aí que a psicologia realmente começa
comentários(0)comente



Alberto 28/03/2017

Excelente! E sem duvidas uma inspiração
O autor escreve de forma bem leve e descontraída sobre os principais focos de genialidade desde a antiguidade até o mundo atual. Me inspirou bastante. E palmas e palmas à edição lindíssima da Darkside que mais uma vez vem sambando o//
comentários(0)comente



Na Nossa Estante 28/01/2017

Onde Nascem os Gênios
O que define um gênio? Suas criações? Seu local de nascimento? Com essas e muitas outras perguntas em mente Eric Weiner saiu pelo mundo para desvendar Onde Nascem Os Gênios, primeiro titulo do Selo Crânio da editora Darkside Books.

Um romance misturado com os diários de viagem de Weiner, de Atenas ao Vale do Silício, buscando o que define a genialidade, como o conceito foi modificado ao longo dos anos e como poucos indivíduos conseguem desenvolver criatividade e raciocínio de um modo que todo o resto do mundo jamais alcançará.

O autor faz uma análise de cada um dos lugares que passou e tira os gênios de seus pedestais, nos mostra que eles tiveram muitos erros antes de suas descobertas, a pressão que sofreram e o poder que muitos tiveram de transformar algo comum em excepcional.

Somos apresentados a diversos artigos científicos que comprovam as hipóteses do autor e te dão motivos para pensar e buscar entender junto com ele a genialidade, não é como grande parte dos livros que já te dão histórias mastigadas para passar o tempo, em Onde Nascem Os Gênios o leitor é levado a pensar, estudar e concluir junto com Weiner, nos tornamos parceiros de pesquisa e evoluímos juntos na busca por respostas.

A escrita de Weiner torna o assunto leve e reflexivo, o leitor se vê em uma conversa filosófica sobre a genialidade, com cada capítulo fechado em um lugar do mundo, não é necessária uma leitura linear, comece por Florença, Calcutá ou Atenas.

O novo selo da Darkside mostra a versatilidade da editora, mais uma vez, e que não é só de terror que se vive. Claro que a edição do livro é de tirar o fôlego, capa dura, gravuras que foram cuidadosamente selecionadas e as laterais do livro amarelas, como um toque de capricho.

Abra sua mente com esse livro, como já sugere a editora Think Outside The Box.


site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/01/onde-nascem-os-genios-resenha-literaria.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ryan Colossal 29/01/2020

Repleto de dados históricos que tornam a experiência fascinante!
As primeiras 240 páginas, tem uma leitura fluida muito boa, depois compeçamos a estagnar um pouco pois parece que estamos lendo a mesma coisa escrita do forma muito longa e demorada, mas o livro é repleto de conteúdo, o que valeu as 5 estrelas, pelo fato de em certo momento se tornar massante, poderia dar 4, mas a questão é que o livro é tão bem escrito, os fatos narrados são tão incríveis e você pensa como não sabia disso antes, que vale a nota. Essa edição é maravilhosa, muito linda e com diversas gravuras que ao final do livro, você vai conseguir entender melhor. Expecional, esse livro merece ser reelido, pois alguns fatos merecem uma pesquisa maior em cada capítulo, transbordando ainda mais a experiência, que pela forma descrita já é fascinante. Recomendo muito, incrível.
comentários(0)comente



39 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3