Deuses Americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Maria 23/05/2023

Esperava mais?
A ideia do livro é muito boa, muito interessante, tinha tudo pra virar um dos meus livros preferidos... Mas não virou.

Por mais curiosa que fiquei, não consegui me prender de verdade na história, antes mesmo do meio do livro já estava achando a história arrastada e até um pouco confusa. Continuei por teimosia, por acreditar que iria ficar incrível e teriam muitas reviravolta, o que não acontece.

O final foi corrido e também previsível, esperava mais "explicações", alguns pontos na história que gostaria que tivessem sido melhor resolvidos, ou simplesmente explicados, mas que no fim (literalmente fim do livro) foram pinscelados como resolvidos.

Mesmo assim, é um livro interessante com um universo interessante, o problema foi sua escrita, muitas vezes cansativa.

Eddie.Erikson 22/05/2023

Segundo livro do autor que leio (além do HQ do sandman). Não me atraio muito pela forma de escrita dele. Quando vai muito pra fantasia não consigo acompanhar sempre a visão que ele queria transmitir no livro, ou me parece também que ele alterna muito as histórias de personagens ou momentos sem separação de titilo ou capítulo o que me incomoda um pouco. Entretanto mesmo com estas ressalvas deixar bem claro que Deuses Americanos ainda sim me supreendeu positivamente, me cativou e me prendeu bastante. Valeu ter dado essa chance.

Hammer.Mariana 18/05/2023

Deuses em decadência
O que acontece com os deuses, quando são esquecidos? Quando já não têm mais adoradores, não recebem mais ofertas e sacrifícios?
A ideia do livro é ótima e super interessante. Além disso, a história tem um plot twist bacana.
Gostei muito!

André 16/05/2023

Viaje pelos EUA com os deuses
"Deuses Americanos" é um romance incrível escrito por Neil Gaiman, que nos transporta para um mundo repleto de mitologia e folclore dos Estados Unidos. O livro conta a história de Shadow Moon, um ex-presidiário que se torna guarda-costas de um misterioso homem chamado Wednesday, que é na verdade Odin, o deus dos deuses. Ao longo da trama, Shadow se envolve com uma série de divindades antigas que vivem nos EUA e estão lutando para se manter relevantes em uma sociedade moderna e tecnológica. O estilo de escrita de Gaiman é envolvente e cheio de humor negro, e a obra também traz uma análise perspicaz da cultura americana, imigração, religião e mídia.

"Deuses Americanos" é uma obra-prima de Neil Gaiman que mergulha no folclore e na mitologia americana. O protagonista, Shadow Moon, se envolve com um grupo de divindades antigas que estão lutando para sobreviver em um mundo moderno. O livro oferece uma narrativa envolvente e repleta de reviravoltas, com personagens fascinantes e um estilo de escrita habilidoso. Além disso, Gaiman utiliza o humor negro e a sátira social para explorar temas como cultura, identidade e fé.

Com um estilo de escrita genial, Neil Gaiman nos presenteia com uma história cativante em "Deuses Americanos". A jornada de Shadow Moon ao lado de Wednesday, que na verdade é o deus Odin, é repleta de aventuras e encontros com outras divindades. O autor mescla fantasia, humor e crítica social de forma magistral, enquanto explora a cultura e a identidade americana. O livro é uma leitura envolvente e reflexiva, que nos faz questionar a importância da fé em um mundo cada vez mais secular.

"Deuses Americanos" é uma obra-prima da literatura fantástica contemporânea escrita por Neil Gaiman. A história segue Shadow Moon em uma jornada cheia de mitologia e folclore dos Estados Unidos. Com um estilo de escrita habilidoso e envolvente, Gaiman cria um mundo complexo e cheio de personagens fascinantes. O livro aborda temas como identidade, fé, imigração e cultura popular, oferecendo uma reflexão profunda sobre a sociedade moderna. Com uma mistura de humor negro e aventura, "Deuses Americanos" é uma leitura imperdível para os fãs de fantasia e mitologia.

raiana29 08/05/2023

Uma aventura mágica, densa e misteriosa.
Depois de três anos atrás das grades, Shadow logo retornará para casa, para sua esposa Laura, pronto para recomeçar. Porém, poucos dias antes de ser liberado, Shadow sofre uma inesperada reviravolta e, sem lar e sem rumo, aceita trabalhar para o misterioso Wednesday.

Os dois embarcam em uma aventura sombria e estranha pelos Estados Unidos, em busca de aliados para uma guerra entre velhos e novos deuses.

Deuses Americanos é uma jornada mágica, densa, misteriosa, cheia de camadas. É sobre fé, modernidade, adoração, mitologia, vida e morte e pós-morte. É uma história cheia de humor malicioso e negro, suspense, e histórias, muitas histórias, sobre os deuses e como estes vieram para o continente americano, mais especificamente para os Estados Unidos.

São tantos elementos interligados de maneira impecável, que ao final o leitor se surpreende ao notar que nada é por acaso. Eu diria, inclusive, que aqui somos vítimas de um dos maliciosos truques de Loki. Nada é por acaso e nada é exatamente o que parece ser. Tudo tem um propósito, mas o propósito pode não ser aquele que está aparentemente explícito. É um grande golpe, executado por dois parceiros.

Com cenas marcantes e passagens cruéis, Deuses Americanos é, sem sombra de dúvidas, um dos meus livros favoritos por toda a vida.

"As pessoas acreditam, pensou. É isso que as pessoas fazem: acreditam. E depois não assumem a responsabilidade por suas crenças. Conjuram coisas e não confiam nas próprias conjurações."

Mylena 08/05/2023

Escrita incrível
Fico admirada de como Neil Gaiman tem uma escrita rica, me senti muitas vezes na cidade em que ele descreveu. O arco de Lakeside, e seu mistério, foi incrível.
Toda a mitologia utilizada também foi muito interessante, me vi em diversos momentos querendo saber mais sobre os deuses apresentados, mas senti falta de explorar mais os novos deuses e como eles funcionam na sociedade.
Porém, achei o protagonista muito apático, sei que essa é uma característica dele que é até comentada na história, mas muitos momentos dava agonia dele passando por tudo sem esboçar nada.
Achei que o livro poderia ser um pouco menor tbm, apesar de envolvente creio que ficou cansativo em alguns momentos.

Cintia (@jeitolivrodeser) 07/05/2023

Deuses Americanos é um livro repleto de personagens memoráveis e que traz um enredo surpreendente sobre Deuses antigos e decadentes lutando contra deuses novos e modernos para não serem esquecidos.

? "A ficção permite que nos esgueiremos para dentro dessas outras cabeças, desses outros lugares, e olhemos por outros olhos. E então, na história, paramos antes de morrer, ou morremos ilesos na pele de terceiros, e no mundo além da história viramos a página ou fechamos o livro e continuamos com a nossa vida. Uma vida que é, como todas as outras, diferente de todas as outras." - Deuses Americanos, Neil Gaiman.

Amei bastante essa leitura e recomendo muito!!

Erica.Silva 06/05/2023

Mágico!
Neil Gaiman faz jus a fama. Esse livro me surpreendeu de tantas formas que se tornou uma das histórias mais incríveis que já li.

A jornada do Shadow e como a vida dele fica de cabeça para baixo depois de aceitar um novo emprego é fascinante. Eu me senti dentro dessa aventura, sendo levada pelos elementos fantásticos. O cuidado com a escrita também é um diferencial, nadei profundamente nas palavras conforme a história progredia. A descrição dos lugares me fez viajar para outro país, outro mundo, talvez. Amei muito esse tempo com esse livro e vai ser difícil superar essa fantasia.

Recomendo a todos essa leitura!
Heloyne 06/05/2023minha estante
???

Mariana 02/05/2023

Estou apaixonada por esse livro! Levei exatamente um mês para finalizar, estava cheia de coisas para fazer, mas sempre tentava parar um pouquinho pra ver o que Shadow estava fazendo.
E falando em Shadow... QUE PERSONAGEM!!!
Já se tornou um dos meus livros preferidos da vida, quero reler mais pra frente, com certeza.

mariafriderichs 30/04/2023

Deuses Americanos
Já tinha começado esse livro umas 4 vezes e abandonei todas. Agora senti que era o momento, e eu estava certa! Que bom que dei o chute inicial. O livro exige paciência e dedicação, pelo menos na minha opinião. É uma história pra sentar e ler com atenção e coração aberto, porque é bem descritivo e fala muito dos lugares em que o Shadow e o Wednesday passam, mas quando chega o final? tudo vale a pena! Achei que seria um livro bem mais ou menos, mas quando chegou nos plots do fim, agradeci por ter continuado. Destaque para as notas do tradutor, fez toda diferença. Apenas leiam. Fiquei um mês nesse livro, mas socorro eu amei!

Diego Miúdo 29/04/2023

Resenha de Deuses Americanos
"Deuses Americanos" é uma obra de ficção escrita por Neil Gaiman, que explora a relação entre mitologia antiga e a cultura moderna dos Estados Unidos. A história é centrada em Shadow, um ex-presidiário que acaba de sair da cadeia e descobre que sua esposa morreu em um acidente de carro. Em meio ao luto, Shadow conhece um homem misterioso chamado Wednesday, que o contrata para trabalhar como seu guarda-costas. Juntos, eles viajam pelos Estados Unidos, encontrando deuses antigos que lutam para sobreviver em um país onde novos deuses como a tecnologia e a mídia são adorados.

Uma das coisas que mais impressionam em "Deuses Americanos" é a habilidade de Gaiman em misturar a mitologia antiga com a cultura moderna, criando um universo onde deuses nórdicos, egípcios e africanos convivem com personificações da tecnologia e da mídia. A narrativa é muito bem construída, com um enredo cativante e personagens complexos e interessantes.

Outro ponto forte do livro é a forma como ele aborda questões contemporâneas, como a imigração, a globalização e a exploração da cultura por meio da mídia. Gaiman explora essas questões de forma inteligente e sutil, fazendo com que o leitor reflita sobre sua própria relação com a cultura popular.

Além disso, a escrita de Gaiman é excepcional, com diálogos afiados e descrições detalhadas que fazem o leitor se sentir dentro da história. Os personagens são bem desenvolvidos, com motivações complexas e personalidades distintas, tornando a trama ainda mais interessante.

Em resumo, "Deuses Americanos" é uma obra inteligente e fascinante que mistura mitologia, cultura popular e crítica social de forma magistral. Altamente recomendado para quem gosta de histórias bem construídas e com uma abordagem original.

Michael 24/04/2023

Um outro nível se escrita
"Deuses Americanos" (Neil Gaiman)
Intrinseca
674 páginas

Minha vontade é chamar meus amigos que curtem Neil Gaiman pra gente sentar numa mesa, tomar um café e enaltecer o quanto o cara é sensacional. Para mim, ele tá num nível muito além de outros autores, não só pelos universos que ele cria mas, principalmente, pela qualidade de sua escrita e construção de histórias.

Conheço o Gaiman principalmente pelos quadrinhos. Agora, resolvi ler os romances dele e tenho que dizer que meu único arrependimento é ter começado tarde!

Deuses Americanos nos apresenta Shadow Moon, um presidiário que está nos últimos dias de sua pena e tudo que quer é voltar para sua esposa e seu lar. Faltando poucos dias para o fim de sua pena, ele é liberado devido a uma tragédia que o deixa sem perspectiva e sem rumo. É aí que entra Wednesday, um homem misterioso que o aborda e o contrata como uma espécie de segurança pessoal. Juntos, eles encaram uma "road trip" pelas pequenas cidades dos EUA, se envolvendo em uma guerra entre deuses antigos (que vieram para as américa no imaginário dos imigrantes e que vivem aqui) e os novos deuses (aqueles idolatrados indiretamente pelas pessoas: a tecnologia, o dinheiro, a mídia...).

Se só essa premissa já não bastasse para despertar o interesse do leitor, tem todas as outras qualidades de Gaiman: primeiro, todos os personagens da trama são extremamente interessantes e bem desenvolvidos. É divertido ir tentando descobrir os deuses na trama (porque eles se apresentam como pessoas normais, na maioria das vezes) ao mesmo tempo que vamos descobrindo crenças e religiões de diferentes culturas.

Outra coisa que me agrada muito na escrita de Gaiman é o uso que ele faz de contos que inicialmente parecem não ter ligação direta com a trama mas que nos fazem refletir sobre os conceitos da história. Por isso, mesmo quando parece que o autor está "enrolando", ele está nos envolvendo ainda mais em sua rica narrativa.

Sinceramente, se você ainda não leu nada do Gaiman, tem que começar já!

2023.32
Rafael1474 25/04/2023minha estante
Pode me chamar pra esse café

Michael 25/04/2023minha estante
Mas chamo com certeza!

Dai Solyom 24/04/2023

Shadow havia passado três anos na cadeia
Eu gosto muito, mas muito mesmo da forma que o Sr. Gaiman escreve, e a forma que ele consegue humanizar e simplificar todos os seus personagens.

Eu me identifiquei muito com Shadow em alguns aspectos, mesmo que até o fim nem ao menos seu nome verdadeiro tenha sido revelado.

No começo na trama o Sr. Gaiman nos engana, parece ser só mais uma história normal que depois vai relevando o mito, a fantasia e a crença.

Achei interessante o fato dele não ficar preso só na mitologia Nórdica (mesmo que ela era a ênfase da história), mas ter utilizado diversos deuses de diversas culturas, muito até desconhecidos.

A trama em si é excelente, porém eu achei que acaba se perdendo em alguns momentos de suas quase 600 páginas.

Aquele lance "on the road" torna a história cansativa e às vezes repetitiva, sempre apresentando um personagem novo com dicas de quem ele pode ser.

Shadow se revelar filho de quem é também não foi um grande plot, estava óbvio desde o princípio.

Senti falta de explorar os novos deuses e a dependência da crença da humanidade.

O arco que eu mais gostei talvez seja o mais curto, porém eu adorei o arco do desaparecimento dos jovens de Lakeside e seu desfecho, acho que eu amo um belo assassinato com um desfecho memorável.

Não se tornou minha obra favorita do autor, mas fico feliz de ter lido.