Deuses Americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Anna.Leopoldina 12/04/2024

Segui Tentando
Me senti cansada lendo esse livro. Adorei a série, o que é raro, já que meu normal é sempre gostar mais do livro.
A mitologia sempre foi algo curioso para mim, e sempre preferi aprender história. Mas... apesar de entender porque essa obra fez sucesso, achei uma história cansativa.
A história é sim me pareceu confusa, quis mais aventura e impacto, após as primeiras páginas e não senti isso ao ler.
Fui sem expectativas quanto a leitura e até antes de assistir a série, mas quase não consigo terminar o livro e a série fez com que eu precisasse verbo final.
Incentivo a quem a outros que leiam, contudo descobri que esse livro não foi para mim.

Edilson5 11/04/2024

Existe algum deus da encheção de linguiça?
Finalmente terminei esse livro, depois de ter pensado seriamente em abandoná-lo (eu só abandonei dois livros em toda a minha vida como leitor). Foi quase uma vitória pessoal. E não, eu não terminei porque eu queria saber o que ia acontecer no final. Terminei porque já estava na chuva e acabei de me molhar. Terminei porque queria adicionar ele aqui como lido. Terminei porque eu iria me sentir mal se não terminasse. O que é um peido para quem já está cagado?
A história tem uma premissa muito boa. Porém premissa é diferente de desenvolvimento. E o desenvolvimento é chato. Maçante. Entediante. Cansativo. Enfadonho. O próprio Gaiman sempre fala sobre o quanto foi difícil para ele escrever esse livro. E isso fica claro para o leitor. Muito do que ele escreveu é baseado nas viagens que ele fez pelos Estados Unidos. E o livro passa o tempo todo essa sensação de estar em uma longa viagem de carro. Às vezes alguma coisa chama a sua atenção, mas na maior parte do tempo só existe o tédio do que você vê pela janela.
O texto é bom, mas a narrativa é extremamente confusa, cheia de diálogos e informações que não acrescentam nada e parece que só servem para encher linguiça e tornar o texto mais rico (não funciona, só torna a leitura densa e desinteressante). Os personagens são chatos, o protagonista é chato e você lê páginas e páginas de chatice sem nem saber o que tá acontecendo direito. E claro, os personagens passam a maior parte do tempo pelados, porque nudez masculina é sempre ousada e conceitual, né?
Perto do final, ele até joga dois plot twist, mas é tudo tão anticlimático que você pouco se importa e só quer que o livro acabe, de qualquer forma.
E você agradece quando ele acaba.
Queria dizer que entendo quem gosta do livro, mas não entendo. Talvez o hype venha mais pelo autor do que pela história em si. Talvez o livro seja feito para nerdolas brancos que se acham edgy e inteligentes demais. Não é o meu caso, não gostei.

andreeremita 05/04/2024

Deuses Americanos: uma jornada mítica através da fé
Em Deuses Americanos, Neil Gaiman nos convida a uma jornada épica pelos Estados Unidos, entrelaçando mitologias antigas e crenças modernas em um conto cativante sobre fé, identidade e o poder da narrativa.

Shadow Moon, nosso protagonista, recém-liberto da prisão, vê seus planos de recomeçar a vida serem tragicamente interrompidos pela morte da esposa, Laura. Desolado e sem rumo, ele se vê envolvido com o misterioso Sr. Wednesday, um homem enigmático que o contrata como seu motorista e guarda-costas.

Ao longo da narrativa, Shadow se depara com um mundo onde deuses ancestrais de diversas culturas coexistem com a sociedade moderna, camuflados entre os humanos. Odin, Loki, Anansi e outros seres mitológicos assumem novas formas para sobreviver em um mundo que oscila entre a fé e o ceticismo.

Enquanto acompanha o Sr. Wednesday em sua jornada pelos Estados Unidos, Shadow se vê no centro de um conflito épico entre deuses antigos e novos. Wednesday, o deus nórdico Odin, busca reunir seus pares para uma guerra contra os "novos deuses", representados pela tecnologia, a mídia e a globalização, que ameaçam sua existência e a fé dos fiéis.

Deuses Americanos vai além de uma simples história de fantasia. Gaiman explora temas profundos como fé, identidade, imigração e o poder das histórias em moldar nossa visão de mundo. A narrativa questiona a natureza da crença e a importância da tradição em um mundo em constante mudança.

O livro apresenta um elenco de personagens memoráveis, cada um com suas próprias histórias e motivações. Shadow, com sua introspecção e questionamentos, se torna um guia para o leitor nesse mundo mítico. O Sr. Wednesday, com sua sabedoria ancestral e aura de mistério, é um personagem intrigante que desperta a curiosidade do leitor.

A narrativa é cativante e prende a atenção do leitor do início ao fim. Gaiman alterna entre diferentes perspectivas e linhas do tempo, criando um ritmo dinâmico e envolvente. A linguagem é rica e descritiva, transportando o leitor para os diversos cenários da história.

Deuses Americanos é uma obra essencial para os fãs de fantasia e literatura contemporânea. É um livro que te fará refletir sobre a natureza da fé, a importância da identidade e o poder das histórias em nossas vidas. Com sua narrativa cativante, personagens memoráveis e temas profundos, Deuses Americanos é uma leitura inesquecível que te deixará pensando por muito tempo após a última página.

## Recomendação ##

Se você busca uma história épica, repleta de fantasia, mitologia e reflexões sobre a fé e a identidade humana, Deuses Americanos é a escolha perfeita. Prepare-se para se encantar com a magia da escrita de Neil Gaiman e embarcar em uma jornada inesquecível pelos Estados Unidos, onde o real e o mítico se entrelaçam de forma surpreendente.

Gui 29/03/2024

Deuses americanos
Um livro extremamente original, com uma historia criativa que é uma verdadeira jornada mostrando a história de vários deuses diferentes

Rauecker 28/03/2024

Deuses Americanos
Excelente livro e uma ótima escolha para quem curte deuses e mitologias. Gaiman sabe muito como escrevê-las e a ideia que ele tem por deuses e contos é muito interessante. Em Sandman os perpétuos existem pois são coisas que já nascem nos humanos, ou seja, eles existiram enquanto houver vida. Os deuses nessa história só existem porque alguém acredita neles, mesmo que seja muito vago.

A trama se passa no EUA e o protagonista é um detento prestes a sair em liberdade, acaba saindo mais cedo por conta de um acidente fatal que ocorre com sua esposa. Quando sai da prisão percebe que está sozinho no mundo e sem onde ir aceita a oferta para trabalhar para o Sr. Quarta-feira, senhor esse que é o próprio Odin o pai de todos.

O que acontece é que os deuses antigos estão sendo esquecidos então estão mais fracos e por outro lado temos os novos deuses (propaganda, drogas, popularidade, internet e etc.) tudo o que as novas pessoas dos continentes acreditam nos dias de hoje. É inegável as críticas de Neil e sempre precisas. (Quem leu Sandman sabe)

No mais temos um bom embate entre os deuses antigos com os novos deuses, o protagonista é legal e tem um peso gigantesco na história mesmo no meio de todos os deuses, e a reviravolta é muito boa mesmo. Vale a leitura.

Citação preferida:

?As ideias são mais difíceis de matar do que as pessoas, mas também podem ser mortas, no fim.?

Net 25/03/2024

Uma nova experiência de leitura
Eu entendo quem não gosta do livro e também entendo quem não gosta do shadow porque ?ele não tem carisma?. É bem nítido, no entanto, que a falta de carisma do personagem é proposital. Tanto que em mais de uma cena ele (e outros personagens) se questiona sobre ?estar realmente vivo? e se sentir vivo.

Quanto ao livro: não é um livro ruim, nem é uma leitura densa, só é preciso ter atenção e concentração para não perder informações importantes ao longo da narrativa. Porém concordo que poderia ser encurtado em várias partes rs.

A leitura de Deuses Americanos foi uma experiência diferente. Li com calma, demorei 2 semanas. As vezes dava preguiça de abrir o livro, mas quando abria e me envolvia na leitura não queria parar de ler. A ideia do livro e o plot twist são geniais.

Recomendo aos que gostam de fantasias diferentes e que envolvam diferentes mitologias.

Deborah.Nagy 23/03/2024

Excelente
Gostei muito do livro e suas referências a mitologia
Uma trama envolvente, que nos prende e faz querer ler cada vez mais para saber o que vai acontecer

Gleyson 15/03/2024

Divinamente "Dos Deuses"
Deuses Americanos nos leva por uma viagem surreal pelos Estados Unidos da América.
Nessa saga, acompanhamos Shadow, um personagem que se depara com os deuses antigos que vieram para a América e que ainda sobrevivem escondidos, porém ainda cultuados.
A cada página, uma descoberta diferente. Uma viagem estonteante entre mundos, conhecimentos, descobertas e sentimendos.

Mandy 10/03/2024

Confuso
Foi o meu primeiro contato com a história. Nunca vi o seriado, nem li o livro, optei por começar pela HQ. A ilustração é bem rica, mas a história me deixou confusa? há pequenos contos dentro da narrativa principal que são um pouco desconexos, ao meu ver, da história, o que causa uma certa quebra de ritmo. Não sei se lerei as outras HQs.

Abya.Yala 10/03/2024

NOSSA
Comecei pensando que ia acabar rapidinho, mas acabei demorando 2 meses kkkkk
Até então eu só tinha lido os livros infantis do Neil Gaiman, depois de ler Deuses Americanos eu senti que passei por uma experiência nova. Conhecer o Shadow e estar dentro da cabeça dele foi uma sensação de estar naqueles sonhos onde você só consegue se mexer em câmera lenta, mas seus pensamentos estão a mil por hora. Não esperava que fosse ser assim, mas fiquei impressionada em como o autor conseguiu me fazer sentir dentro da história. É uma leitura que parece ser densa, mas acho que o que é preciso mesmo é paciência e concentração. Eu entenfo quem não gostou, acho que em outro momento pode ser que eu também não gostasse.

RomArio45 09/03/2024

Deuses Americanos é um livro bom. Foi escrito em cima de uma ideia MUITO BOA, muito Neil Gaiman! Algo na leitura, entretanto, não me apeteceu bastante. Eu gosto da escrito do Neil Gaiman, sou leitor de Sandman, já li Coraline, já li Mitologia Nórdica... De todas as obras do Neil, Deuses Americanos foi o que menos gostei. Mas, as aventuras de Shadow com Wednesday são bastante divertidas e nos levam a reflexão sobre os ídolos de nossa geração. Os deuses da tecnologia e mídia, do sexo e das coisas que o homem moderno mais valoriza. Meu personagem preferido de longeeeee foi o Wednesday, apesar do plot no final da história... Na verdade, isso só dá mais camadas ao personagem.

Diego Santos 08/03/2024

Deuses são reais se acredita neles.
A genialidade do Neil Gaiman em mesclar temas interessantes com histórias fascinantes se faz presente aqui.

Acompanhar um ex-presidiário que trabalha para um deus antigo é uma aventura e tanto. Geralmente costumo gostar de histórias que possuem viagens por um certo lugar. Recentemente li Hobbit e The Witcher, e foi incrível acompanhar Bilbo e Geralt.

Mas é diferente acompanhar Shadow Moon. Ele viaja por lugares reais, consume produtos de marcas reais que conhecemos, se relaciona com pessoas que poderiam ser qualquer um que vemos na rua por aí. E por vezes, esse "qualquer um" é deus.

Não são deuses no sentido onipotente e cheio de brilho como em outras histórias, são pessoas tramando, conversando, se aliando, criando inimizades e bolando planos.

O desenrolar da história é incrível, principalmente em Lakeside. Essa cidade gelada e pacata faz qualquer um se sentir à vontade e acolhido como numa pequena cidade tranquila. Pena que a razão da cidade ser assim é um tanto macabra. (sem mais spoilers).

É também uma história de amor, Laura faz tanto por Sam em seu pós vida que a gente fica até confuso em algumas partes, mas confuso com tamanho amor, não pelos acontecimentos, pois ela realmente é formidável para ele.

No mais, Wednesday (ora, não é spoiler falar que é Odin) rouba a cena em toda cena que aparece. Que personagem bom.

Poderia ficar escrevendo sobre essa obra por centenas de linhas, mas prefiro que quem esteja lendo isso, pegue pra ler o livro e ter sua experiência com ele. Amei!

tinyprettymadu 08/03/2024

Uma experiência marcante
Simplesmente Neil Gaiman! Essa foi a primeira obra do autor que eu li, e ele conseguiu me prender e me deixar intrigada do começo ao fim. A cada reviravolta eu ficava mais ansiosa por ler mais, e a cada figura e simbolismo conhecidos eu fiquei mais conectada ainda!
Shadow é um protagonista cativante. Eu amei a experiência de ler Deuses Americanos e recomendo demais esse livro! Simplesmente perfeito!

Rayssa 29/02/2024

Mix de sentimentos
Tem livros grandes que tem uma prosa tão boa que aqueles personagens viram amigos. Aí você gosta de ouvir falar da vida deles um pouquinho todo dia.

Foi tipo isso pra mim.

Achei meio maluco e demorei pra me envolver, mas depois entrei na brincadeira.

Só o final que achei meio "só?", depois de um livro que passa muito do que considero um livro grande, sabe? Achei o final meio anticlímax ikkkkk

É um livro enorme.

Pra ser bem sincera a parte que mais gostei foi a nota do tradutor, as entrevistas e um pouco mais da vida do autor.

Não sei, porque é difícil dizer que não adorei kkkk
mariafriderichs 29/02/2024minha estante
Fiquei exatamente assim!! ??

Morgoth Bauglir 29/02/2024minha estante
Livro que vai e vai e vai e não chega em lugar algum. Todo mundo saindo na porrada simplesmente resolve voltar para casa?

Morgoth Bauglir 29/02/2024minha estante
Tenho na estante os livros coisas frágeis, mas não lembro qual traz um conto desse mesmo universo. Conto é bem bacana.

Rayssa 29/02/2024minha estante
Fiquei com a sensação mesmo que foi só pra gente conhecer o mundo e os personagens, mas a história ainda vai chegar. Tenho um quadrinho aqui, tô com a impressão que pode ser melhor...

Morgoth Bauglir 01/03/2024minha estante
Esse quadrinho não é apenas uma versão em hq do livro?

Rayssa 01/03/2024minha estante
Não faço ideia. Comprei e vi depois que era o 2, porque estava na promoção na Bienal por 10 reais. Kkkk.

Morgoth Bauglir 01/03/2024minha estante
Então eu tenho quase certeza que é apenas a versão em quadrinhos do livro, pois eu tenho.
Rsrs

@acumuladoradelivros 29/02/2024

Caramba, essa leitura foi uma jornada! Ainda não sei dizer ao certo se gosto ou não da história, mas sem dúvidas a escrita do Gaiman é uma maravilha a parte. Vou com certeza reler pela graphic novel e daí acho que vou conseguir dizer se eu gosto ou não. Talvez veja a série...