Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Andreia Santana 17/11/2010

O inverno enlouquece os deuses
Dizem que nossas leituras nos mudam. Talvez a mudança não dure para sempre. Só o tempo de viajar em outro livro. O que me fascina na leitura, desde criança, é essa capacidade de viver várias vidas dentro de uma só.

Lendo Deuses Americanos, me senti um pouco Shadow, o ex-presidiário que percorre as estradas dos EUA buscando a si mesmo; Laura, a esposa de Shadow, transformada em morta-viva por obra de uma magia antiga; Odin o pai de todos, o deus que não faz concessões; Czernobog, cinzento no inverno e dourado na primavera. Difícil não perceber cada um deles dentro de mim. Mais difícil ainda largar o livro após o ponto final, mesmo que tenha outro na fila.

Leitores compulsivos e dotados de muita imaginação, por mais que acumulem camadas de leitura por cima de camadas de leitura, como o gelo sobre o lago de Lakeside, sempre guardam resíduos. Estou impregnada por frases, por diálogos inteiros, por reflexões sobre esse mundo mitológico recriado por Gaiman, em que deuses são homens como nós, se arrependem (alguns pelo menos) e morrem.

Deuses tão antigos quanto a Terra duelam com os novos (a cultura pop, as drogas psicodélicas, a mídia, as celebridades de 15 minutos de fama). Vencedores e perdedores? Ora um lado, ora o outro. A balança precisa se manter equilibrada.

No fim das contas, a conclusão é que não somos o brinquedo dos deuses, eles não interferem no nosso destino. Nós os criamos, eles existem porque nós queremos. Somos nós os deuses. Não é á toa que os gregos atribuiram a cada criatura mágica do seu panteão uma fraqueza humana.
Nilson 17/11/2010minha estante
Violet, é um prazer encontrar uma resenha de verdade entre esse mar de comentários-que-se-acham-resenha que temos no Skoob.

Andreia Santana 17/11/2010minha estante
Oi Nilson, obrigada! :)

Jei_ 26/11/2010minha estante
Ótima resenha. Adorei. Tô lendo o livro agora e amando.
Parabéns.

Andreia Santana 26/02/2011minha estante

Junior 23/04/2011minha estante
Nilson, isso é a mais pura verdade: "esse mar de comentários-que-se-acham-resenha que temos no Skoob".

Violet parabéns pela resenha e mais ainda por isto aqui: "...não somos o brinquedo dos deuses, eles não interferem no nosso destino. Nós os criamos, eles existem porque nós queremos."
Perfeito.

Andreia Santana 24/04/2011minha estante
Obrigada, Júnior. Abs!

Xim 03/07/2011minha estante
Violet B
Sua resenha foi maravilhosa! sem mais.

Amanda Azevedo 10/03/2012minha estante
Excelente resenha! Comprei esse livro recentemente, não vejo a hora de ler. :)

Andreia Santana 11/03/2012minha estante
Acredito que você irá gostar muito, Amanda. Boa leitura!

Jhef 23/01/2013minha estante
Adorei a resenha!

Ricardo 25/03/2013minha estante
Ótimo, livro, ótima resenha.

Canejo 16/01/2015minha estante
Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro.

Igor 26/01/2017minha estante
Por mais Andreias Santana no mundo!

João Vitor 05/10/2017minha estante
Nossa! Que coisa gostosa de ler!

Marina 19/02/2019minha estante
Caramba fiquei ARREPIADA ao terminar de ler tua resenha, muito obrigada!!.

Jack 15/03/2019minha estante
Boa resenha, comecei a ler este livro a 1 semana e estou gostando muito também.

anaclaraleitegomes 16/09/2020minha estante
Obrigada pela resenha deste livro, estou vendo a série e estou pensando em ler o livro

Andreia Santana 16/09/2020minha estante
O livro é muito bom, espero que goste!

Guilherme909 15/04/2023minha estante
Meus deuses
Achei mesmo que essa era a resenha oficial do escritor
Vou deixar de ser preguiçoso e ser mais esmerado em minhas resenhas
Lendo sua resenha lembrei do filme: Fúria de Titãs, onde os em certo dialogo entre os deuses
Eles diziam: só existimos porque a humanidade acredita em nós,
Essa mesma lógica per passa no filme "A Origem dos Guardiões" onde o Bicho Papão destrói a fé das crianças nos símbolos da festividades.

No fim todos perdem o poder
E viram ideias
Mas ideias desaparecem
Assim morre um "deus"

Andreia Santana 25/06/2023minha estante
Gosto bastante de Fúria de Titãs e de A origem dos guardiões ?

Como faço pra ter

Ler*?

Taynara135 18/08/2023minha estante
Não aparece nome ler pra clicar

Andreia Santana 18/08/2023minha estante
Para ler a resenha tem uma setinha azul abaixo do comecinho do texto, você clica que ele abre. Para ler o livro, talvez Amazon ou o Kindle tenha disponíveis.

Paulo 14/09/2020

"Eu acho que os mistérios dão certa graça ao mundo"
Pode ser verdadeira a descrição dada ao livro aqui na página do Skoob, este é um livro estranho (mas não mais estranho do que a série O Mochileiro das Galáxias). Ser estranho, porém, ao meu ver, é uma característica positiva, é o que dá a um livro originalidade. Ao fim e ao cabo, a literatura nos transporta aos mais diferentes mundos, com infinitas possibilidades. Então um livro estranho nada mais é do que um mundo que nunca pensaríamos concebível caso não tivéssemos viajado até ele.

Mas é curioso como agora, depois de terminado o livro, eu não sinta mais essa estranheza que eu senti no começo; talvez naquele momento eu ainda não estava com a mente aberta para absorver essa história. Depois de acompanhar Shadow em toda sua jornada, eu entendi tudo e não a vejo mais como os olhos de antes; como Shadow mesmo disse no começo: "eu sinto como se estivesse em um mundo com uma lógica própria. Com suas próprias regras", agora sei a lógica.

Gostei muito desse livro, demais; gostei mesmo nos momentos de descrições ou conversas que aparentemente não acrescentavam nada na história, que foram muitas. Em todo caso, eu li esses relatos de viagem como se eu mesmo estivesse acompanhando o heroi da história, participando de cada conversa e observando cada ambiente. Gostei dos personagens, de cada um deles, gostei dos mistérios, e, claro, amei a temática, ou as temáticas do livro.

Entre outras coisas, é um livro sobre ideias, crenças. "A questão não é o que é. A questão é o que as pessoas acham que é. De todo modo tudo é imaginário. Por isso que é importante. As pessoas só brigam por coisas imaginárias." Este livro, então, é o que acontece quando coisas imaginárias de antigamente vão minguando, e no lugar surgindo novas coisas imaginárias, pois "no fim das contas, ideias também podem morrer".

É um livro que vai me deixar pensando por alguns dias.
Stutz 20/10/2020minha estante
e eu que tava pensando em ler O Mochileiro das Galáxias, porque é o favorito de uma grande amiga....

vicqs 12/11/2020minha estante
Eu amo esse livro

Rahrt 28/08/2023

Bom, mas perdi 60% da experiência
Se você tem o mínimo de entendimento acerca de mitologia, certamente vai se divertir muito mais. Gosto dos livros de Neil Gaiman porque a escrita dele é única, mas fiquei perdidíssima na leitura em grande parte do tempo porque (ah! referências!) eu não ~acompanhava~.

Queria uma versão que explicasse entre parênteses algo como ?esse cara aqui que ele tá falando agora é o Deus Tal?

Enfim, valeu (boas frases de efeito, boas reflexões etc). Mas não é meu favorito.
Samara 28/08/2023minha estante
quando li esse livro, mesmo gostando de mitologia e tal, me senti dessa forma que vc descreveu. pretendo fazer uma releitura, pq fico pensando se não foi aquilo de ler num momento errado kkk

Rahrt 29/08/2023minha estante
Samara, se você fizer essa releitura e tiver a experiência completa, volte aqui pra me contar, por favor kkk

Samara 29/08/2023minha estante
com certeza kkkkk

Elcimar.Matos 27/01/2022

Poderia ser muito melhor...
O livro traz uma premissa muito boa, mas o acontecimento principal (o que passa todo o livro dizendo que ia acontecer) não foi lá essas coisas. Não quero dizer que o livro é ruim, mas considero um tanto decepcionante que o autor não consiga criar um ritmo mais fluído na trama, já que essa tentativa de construir o universo toma a primeira metade do livro inteiro, deixando a trama lenta. Adicionando isso ao fato do personagem principal ser apático, é possível que surja a vontade de deixar o livro de lado por algum tempo, como eu pensei em deixá-lo algumas vezes.
Déia Madden 27/01/2022minha estante
Vdd. O personagem é apático

Elcimar.Matos 27/01/2022minha estante
do meio pro fim fica bem melhor, fiquei um pouco decepcionado, pois coloquei muita expectativa, esse livro tinha tudo p ser perfeito

Déia Madden 27/01/2022minha estante
Eu acabei gostando dele

Elcimar.Matos 27/01/2022minha estante
eu curti, só achei q poderia ser melhor

Guxta 27/01/2022minha estante
É isso...

amandafffdo 22/04/2022

A vida é um cabernet
Esse livro me proporcionou uma leitura agradável, alegria por finalmente conhecer Neil Gaiman, estranheza na primeira parte, sentimento misto de curiosidade e mistério em todas as partes e um pouco de conhecimento sobre deuses, mitos, lendas e religiões de diversas crenças e culturas.

A premissa foi o que definitivamente me atraiu apesar da narrativa não se desenvolver como pensei que poderia. Talvez pela quantidade de abstratações ou pelo protagonismo apático, nada me incomodou ou empolgou demais... até chegar nas últimas páginas. O final é uma quebra de expectativa surpreendente e percebemos uma história sutil, perfeitamente sutil.

Fico com a lembrança da seguinte interpretação: os deuses são mais sobre o que nós mesmos acreditamos. Nós os inventamos, nomeamos e mantemos vivos. Nossos deuses por vezes têm os mesmos nomes em vários lugares diferentes, mas é a soma dos nossos credos que os constroem de formas distintas e até opostas.
Isso me faz querer relê-lo em algum momento da vida.

E, por fim, com certeza vale a pena comprar o livro físico; a edição é lindíssima e várias vezes fiquei com dó até de pegá-la.
Marina 22/04/2022minha estante
Aaa, quero ler

Itin | @merasliteratices 26/04/2022minha estante
Excelente resenha. Tive a mesma sensação quando li ele!

amandafffdo 26/04/2022minha estante
Livraço né?! =)

Itin | @merasliteratices 26/04/2022minha estante
Gostei bastante :)

Fenrir 11/06/2022

Estupendo!
Que livro sensacional! Que história temos aqui e que saga do Shadow! Não tem como não torcer pelo nosso amigo e os personagens são cativantes ! Misturar mitologia com o mundo contemporâneo foi genial!

Lydi 06/08/2021

Deuses americanos, o livro que me deixou apaixonada pelo Neil Gaiman
Ler deuses americanos é uma verdadeira experiência. Apesar dos mistérios e aventuras envolvendo o Shadow, o livro nos remete a diversas reflexões sobre nossas crenças. O próprio protagonista hesita em acreditar que está lidando com deuses, e nós mesmos desconfiamos, frente a tal humanização dos deuses na história.

Mas não será esse o ponto? Os deuses são feitos deuses pelas crenças humanas, que não passam de uma própria tentativa de aproximação do homem com um ser divino que ele cultua e espera que sua devoção seja revertida em bênçãos. É genial a forma minuciosa como o Gaiman nos apresentam os deuses que chegaram à América, e como estes chegaram. Como leitores, ficamos constantemente em contato com a ideia de que a América não é um bom lugar para os deuses, o que acredito que seja justamente por esse aspecto do novo continente ter como característica o recebimento de tantos povos, que trouxeram consigo suas diversas crenças, seus deuses. Estes que não são mais os mesmos de sua terra de origem, nem os mesmos de quando chegaram, que foram mortificados numa região que, na tentativa de englobar tudo, passa por constantes transformações.

Por fim, vemos a fragilidade dos deuses, sua dependência com a crença humana, sua imortalidade sendo desfeita com o esquecimento. É livro que trata de tantas questões que sinto a necessidade de uma releitura. Mas é sem dúvida uma obra prima do Neil Gaiman.

Kadu Castro 10/01/2009

"Road Trip" Mitológica!
Sou um grande fã de Neil Gaiman, portanto minha resenha tende a ser um bocado parcial.

Quando Neil Gaiman pegou a série Sandman para escrever, o editor da DC Comics deu a ele liberdade total com a personagem, tendo em vista as baixas vendas e que não importava o que ele fizesse, contanto que vendesse. Gaiman então reformulou completamente a personagem e apresentou um novo Sandman, em cima de toda uma base mitológica, mágica e religiosa. Foi aí que eu o conheci.

Gaiman se dá muito bem neste tipo de... ambientação. Sonhos, Magias, viagens de descoberta. É tudo muito centrado, ele trabalha quase sempre com o mesmo tema quando escreve, mas é impressionante como ele consegue fazer algo diferente cada vez, mesmo utilizando os mesmos elementos.

"Deuses Americanos" foi o primeiro livro dele que eu li e, confesso, fiquei aturdito com a história de Shadow e suas reviravoltas. Só a idéia de "Entidades Antigas que ficaram sem 'emprego' e vieram tentar a vida na 'América'" (como um Deus indiano motorista de taxi, ou uma Súcubo Prostituta) já um grande avanço na literatura mundial. Mas ele não mostra apenas isso, com também apresenta os "Novos Deuses" da modernidade em busca de soberania. Uma guerra de entidades e no meio disso tudo, um cara comum.

Gaiman é assim. A magia transborda das suas páginas a medida em que você vai lendo. É o tipo de livro em que não se fica interessado em como vai acabar, mas no que vai acontecer!
@Agulha3al 15/01/2010minha estante
Puta Merda...foi a palavra que pensei quando li sua resenha... Muito boa.

Marcos Carvalho 30/11/2011minha estante
Seu último parágrafo é bastante adequado.

Regina279 27/04/2021

Obrigada, Tio Neil, pelas coisas que captei;
pelas várias coisas que eu sei que deixei passar;
pelas outras tantas que sinto que deixei passar,
e também por aquelas que nem desconfio de que ali estão.

DeniseSC 23/07/2022

Os velhos e novos Deuses
A genialidade deste livro é extraordinária! Adorei ler sobre a vinda dos Deuses para esse novo continente, sobre como as pessoas os trouxeram junto com a esperança de melhorarem de vida.
Também gostei muito de saber sobre os novos Deuses e a rapidez com que também ficam ultrapassados.
Além disso a viagem de Shadow por toda a América e o seu crescimento também são ótimos.
Mais uma vez Neil Gaiman construiu uma obra prima! Se ele continuar escrevendo sobre os Deuses eu continuarei lendo!

Rayssa 29/02/2024

Mix de sentimentos
Tem livros grandes que tem uma prosa tão boa que aqueles personagens viram amigos. Aí você gosta de ouvir falar da vida deles um pouquinho todo dia.

Foi tipo isso pra mim.

Achei meio maluco e demorei pra me envolver, mas depois entrei na brincadeira.

Só o final que achei meio "só?", depois de um livro que passa muito do que considero um livro grande, sabe? Achei o final meio anticlímax ikkkkk

É um livro enorme.

Pra ser bem sincera a parte que mais gostei foi a nota do tradutor, as entrevistas e um pouco mais da vida do autor.

Não sei, porque é difícil dizer que não adorei kkkk
mariafriderichs 29/02/2024minha estante
Fiquei exatamente assim!! ??

Morgoth Bauglir 29/02/2024minha estante
Livro que vai e vai e vai e não chega em lugar algum. Todo mundo saindo na porrada simplesmente resolve voltar para casa?

Morgoth Bauglir 29/02/2024minha estante
Tenho na estante os livros coisas frágeis, mas não lembro qual traz um conto desse mesmo universo. Conto é bem bacana.

Rayssa 29/02/2024minha estante
Fiquei com a sensação mesmo que foi só pra gente conhecer o mundo e os personagens, mas a história ainda vai chegar. Tenho um quadrinho aqui, tô com a impressão que pode ser melhor...

Morgoth Bauglir 01/03/2024minha estante
Esse quadrinho não é apenas uma versão em hq do livro?

Rayssa 01/03/2024minha estante
Não faço ideia. Comprei e vi depois que era o 2, porque estava na promoção na Bienal por 10 reais. Kkkk.

Morgoth Bauglir 01/03/2024minha estante
Então eu tenho quase certeza que é apenas a versão em quadrinhos do livro, pois eu tenho.
Rsrs

Marcianeysa 15/12/2020

Literatura fantástica
O livro poderia ter uns 40 páginas a menos, mas mesmo assim, vale a pena a leitura

Antonio Luiz 18/09/2011

O livro tem histórias dentro da história que são fascinantes em si mesmas, personagens secundários curiosos, ainda que pouco aprofundados e muitos retratos precisos e irônicos dos Estados Unidos e de sua cultura de massas. Como romance de um autor profissional deixa, porém, a desejar. A trama principal é uma história de conspiração mecânica e esquemática, apenas uma maneira de arrastar arbitrariamente o protagonista de um lado para o outro.

E o personagem principal, por sua vez, é genérico e desinteressante, sem vida (e o fato de o autor, já perto do final do livro, reconhecer isso explicitamente não o torna mais atraente). Porta-se quase até o final como mero fantoche do autor e de seus personagens secundários e, mesmo depois, sua autodescoberta e aparente transformação não convencem. Na maior parte do tempo, faz pensar num personagem de Kafka perdido num romance policial hardboiled.

Na minha opinião, o formato de romance foi imposto de maneira forçada à ideia central do livro. Esta teria se expressado melhor como uma antologia de contos em torno da mesma concepção, sem a obrigação de costurá-los numa trama artificial.
Ana Carolina 01/09/2012minha estante
O mais curioso é que ainda é, para mim, o melhor romance do Gaiman, mesmo com as falhas evidentes (não que tenha lido muitos, ou mesmo me interessado em ler muitos mais depois de me decepcionar algumas vezes).

Amadeu.Paes 27/05/2013minha estante
No geral, concordo com resenhista e acrescento mais: Deu-me a impressão de estar lendo uma história em quadrinhos. O final da trama foi muito simplória, pelo que o autor armou da trama eu esperava mais.

Vale ressaltar sobre o estilo da escrita: curta e simples. Para livros de ação acho a melhor opção.

Fabio 07/04/2014minha estante
Eu gostei bastante do livro, mas tinha alguma coisa que me incomodava e eu não estava sabendo identificar, mas você descreveu ela muito bem para mim:

" A trama principal é uma história de conspiração mecânica e esquemática(...).
(...)Porta-se quase até o final como mero fantoche do autor e de seus personagens secundários "

Gerson 28/05/2019minha estante
Comentário muito pertinente. Também achei a ideia central até boa, mas o livro se desvia e confunde do que parece ser o tema.

CarolCazzolli 20/07/2023minha estante
Você já leu Os filhos de Anansi
? Se sim, qual recomenda ler primeiro? Deuses Americanos ou Os filhos de Anansi?

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Filhos de Anansi...