Microfisica do Poder

Microfisica do Poder Michel Foucault

Resenhas - Microfísica do Poder

Agata52 06/02/2024

Tem quase um ano que o li, então minha memória sobre ele é bem fraca, apesar de ter marcado na mente diversas coisas. O conceito de medicalização, o controle através dela. A saúde como forma de controle, onde a classe trabalhadora é mais saudável para produzir mais, e ao mesmo tempo ela se torna menos perigosa para as classes mais ricas. É excelente!

Eu preciso lê-lo de novo para trazer uma resenha que seja digna dele.

Pel/Pri 21/11/2023

Fabulos
"A Microfísica do Poder" é uma obra seminal do filósofo e teórico social Michel Foucault, publicada postumamente em 1979. O livro apresenta uma análise perspicaz das dinâmicas de poder nas sociedades modernas, desafiando conceitos convencionais e introduzindo a noção de "microfísica do poder" .

Foucault desloca a atenção da tradicional análise de poder centrada em instituições macroestruturais para uma abordagem que examina as relações cotidianas e práticas sociais. Ele argumenta que o poder não é apenas exercido de cima para baixo pelas instituições governamentais, mas permeia todos os níveis da sociedade, infiltrando-se nas interações mais sutis e nos discursos do dia a dia.

A noção de “biopoder” é explorada, destacando como as instituições moldam não apenas nossas vidas políticas, mas também nossos corpos, hábitos e normas sociais. Foucault analisa como a sociedade disciplina e controla os indivíduos, influenciando não apenas suas ações explícitas, mas também seus pensamentos, desejos e identidades.

A obra destaca a importância do conhecimento como uma ferramenta de poder, enfatizando como as instituições controlam a disseminação da informação para manter e consolidar sua autoridade. Foucault desafia a ideia de que o poder está localizado em um ponto central, demonstrando como ele é disperso e internalizado pelos próprios sujeitos.

"A Microfísica do Poder" é densa e desafiadora, exigindo uma leitura atenta. Foucault questiona concepções tradicionais de poder, demonstrando que a resistência não ocorre apenas através de formas explícitas de rebelião, mas também na transformação sutil das práticas cotidianas.

Em suma, esta obra é um convite à reflexão profunda sobre as complexas relações de poder que permeiam nossa vida social. Ao desconstruir e problematizar noções de maneira conveniente, Foucault fornece uma lente única para compreender as nuances das dinâmicas de poder nas sociedades contemporâneas.

12/01/2023

Boa leitura
Foi meu primeiro contato direto com o autor, até então eu só havia lido a partir de terceiros. No começo foi difícil me adaptar a linguagem, porém depois você se acostuma e fica mais fácil acompanhar o raciocínio do que está sendo dito nas entrevistas. Pode ser uma boa forma de começar a ler as obras do autor, pois ele discute diversos pontos de sua teoria.

Gabriel 21/07/2022

O poder em Foucault
"Microfísica do poder", de Michel Foucault, é uma coletânea de entrevistas, artigos, debates e demais textos que tratam de assuntos como economia, justiça, Estado e prisão, mas que focam nas relações de poder nas sociedades modernas.
De acordo com Foucault, o poder é expresso por meio de ações, saberes e discursos e se manifesta de forma difusa por toda a rede social. Para ele, o poder, não podendo ser apropriado, aparece em microespaços num feixe de relações e está a serviço da sociedade disciplinar.
Destaca-se também como as operações do poder numa escala microespacial associam-se aos processos de docilização e domesticação dos corpos. Nesse sentido, destaca a dinâmica da organização hospitalar para elucidar o que afirma.
Uma obra excelente para que se possa compreender o pensamento de Michel Foucault.

iguteixeira 25/05/2022

Importantíssimo. Utilizarei certamente alguns trechos do pensamento de Foucault em meu TCC. Um filósofo super importante que nós dá muito pano pra manga para pensar os modos de subjetivação e os mecanismos de poder

re. 31/03/2022

um livro indispensável para todos, especialmente os que gostam de entender como se operam as relações de micropoder na sociedade... me fez pensar muito.

Leo Neves 26/11/2021

Tive que ler por conta da faculdade então fiquei um pouco receoso, mas a leitura foi bem tranquila me surpreendi. Me ajudou muito nas disciplinas ??

Jéssica Silvestre 13/06/2021

A historiografia até os Annales tratava da história de rei em rei, de conquista em conquista, mas desde então o foco da história tem se atentado as microhistorias. Mas o que Foucault traz nesta obra é a análise de como o poder se mantém e se estrutura através de sua ação sob o indivíduo e da instrumentalização da população, por meio do conceito de verdade construído de acordo com as necessidades que o poder se depara para se manter.

bobbie 03/06/2021

Para ser lido e relido.
Michel Foucault não é um autor para ser lido uma só vez. Mesmo quando se tem o hábito de pesquisá-lo, uma única leitura de suas obras jamais é suficiente para compreendê-lo. Este é um livro que, conforme diz o título, se encarrega de discutir, usualmente sob a forma de dois gêneros (debate entre Foucault e outros pensadores ou aulas da Collège de France transcritas) a microfísica do poder: os micropontos sociais que se encarregam de deter o poder - que Foucault diz que não é algo que existe, mas que se pratica, nem que vem de um movimento de cima para baixo, mas que ora também circula entre camadas inferiores e de baixo para cima - e fazê-lo controlar as mais diversas facetas da sociedade. Para Foucault, o poder não é estritamente repressivo, algo que objetiva exterminar o que controla, mas algo que se infiltra nas mais diversas camadas e dispositivos da sociedade a fim de produzir conhecimento, disciplinar e colocar cada coisa "em seu lugar". Alguns dos temas discutidos neste livro: o poder e o governo, a medicina, o hospital, a casa dos loucos, o poder sobre a prisão, o sexo, a saúde, o olho do poder, as estratégias espaciais (poder e geografia), em suma: todos os dispositivos que, através de estratégias específicas e muito bem organizadas, têm parte crucial na formação do corpo social por intermédio de uma prática que sistematiza os corpos que controle, tornando-os dóceis. Algumas obras pregressas de Foucault aparecem aqui, de modo que vale a pena ter contato com tais livros antes de ler Microfísica do poder. São elas: Vigiar e punir, História da sexualidade: A vontade de saber (vol. 1), As palavras e as coisas.

Clio0 28/05/2021

Esse livro é a transcrição de várias entrevistas de Foucault concernentes ao seu método indutivo de análise do poder. Assim, temos entrevistas focadas em temas como a sexualidade, a tortura, a medicina, a justiça popular e a loucura.

A proposta do filósofo é que os mecanismos do poder não são conceitos abstratos formados para serem aplicados genericamente, mas fórmulas adotadas em um meio prático para controle da população.

Logo, o conceito de loucura teria sido criado por aqueles que tinham contato com indivíduos de comportamento anômalo, ou seja, não condizente com a norma social. Os hospícios seriam a resposta governamental para a manutenção do sistema. Esse, por sua vez, é uma resposta canalizada da sociedade; Não é apenas necessário criar um aparelho, é preciso que sua função seja aceita e considerada natural pelo indivíduo pertencente àquela comunidade e sociedade.

Tais noções fazem pensar numa derivação do Estruturalismo, mas a óbvia influência marxista no pensamento do autor torna essa classificação errônea.

O quanto das ideias de Foucault permanecem influentes atualmente? Muito. É preciso apenas lembrar como o sistema carcerário brasileiro funciona.

Por seu próprio formato, a obra não apresenta notas, porém há uma pequena bibliografia disponível. A linguagem é acessível, só é necessário um relativo conhecimento de História e Filosofia.

Barbara.Thays 04/10/2020

"O poder não se dá, não se troca nem se retoma, mas se exerce, só existe em ação"
Foucault apresenta uma concepção de poder muito interessante e um tanto quanto ousada, pois essa se difere das concepções tradicionais do termo, principalmente da marxista. Para o filósofo, o poder não é algo que se pode possuir ou atribuir a alguém ou a uma instituição. Não há poder, propriamente dito, o que há são as relações de poder (relações de força). O poder não é uma coisa, o poder é um exercício, sendo assim, está em todas as partes e todas as pessoas estão envolvidas.

Eliseu 30/01/2020

Microfísica do Poder
Existem espaços de poder onde o controle é exercido com a finalidade de punir violentamente os corpos (a prisão) e, existem outros espaços de poder onde o controle exercido tem a finalidade de domesticar os corpos, torná-los mais dóceis (a Escola) e funcionais dentro de um sistema que descarta tudo aquilo que não oferece retorno político e econômico.

O poder, segundo Michel Foucault, não existe, ele é exercido através de relações entre os diversos grupos sociais, e assim como analisado por Yuval Noah Harari em "Sapiens", nós seres humanos, conseguimos dominar as outras espécies graças a nossa capacidade de nos relacionarmos, de nos organizarmos, ou seja, de construir relações de poder. Essas relações de poder, segundo Michel Foucault, deu origem a nós mesmo, enquanto sujeitos políticos: "o adestramento do corpo, o aprendizado do gesto, a regulação do comportamento, a normalização do prazer, a interpretação do discurso, com objetivo de separar, comparar, distribuir, avaliar, hierarquizar, tudo isso faz com que apareça pela primeira vez na história esta figura singular, individualizada - o homem - como produção do poder." (P.26)

Essa obra é rica e muito importante para compreendermos como esta organizada a sociedade em que vivemos. Por coincidência, terminei de ler este livro no mesmo dia em que um grupo detentos cumpria parte de suas penas pintando o muro da escola próxima da minha casa, acompanhados de policiais e políticos.Como se as duas pontas de uma história se juntassem, esse é o mais puro exemplo do controle e do adestramento dos corpos (o corpo não domesticado na escola retorna como corpo adestrado).

Vitória 05/01/2020

Uma das obras mais ricas do Foucault.
Esse é um compilado de ensaios, palestras e entrevistas realizadas por Michel Foucault ao longo da sua vida. Sendo uma obra rica pela sua diversidade de textos, temas e perspectivas. O mais rico exemplo da personalidade camaleoa desse autor.

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.