Em busca do tempo perdido

Em busca do tempo perdido Marcel Proust

Resenhas - O caminho de Guermantes / Sodoma e Gomorra

almeidalewis 31/12/2022

Oásis
Essa é a sensação depois de ter passado pelo árido Caminho de Guermantes...Em Sodoma e gomorra Proust deixa bem claro a que veio o lirismo encontrado nos dois primeiros volumes de em busca do tempo perdido da lugar a um caráter literário mais analisador. Essa foi a última obra publicada em vida os demais volumes ( A prisioneira, a fugitiva e o tempo redescoberto ) foram publicações póstumas.

...existe uma coisa tão ruidosa como a dor : é o prazer...

Proust trata da inversão na sociedade francesa da sua época ( através dos salões que ele frequentava ) tanto masculina quanto feminina

Primeira aparição dos homens - fêmeas, descendentes daqueles habitantes de Sodoma que foram poupados pelo fogo do céu.

Da mulher será Gomorra
e do homem será Sodoma. Alfred de vigny

Em 2023 continuo Essa Odisséia literária ? de Em busca do tempo perdido ???

Arruda 31/01/2021

Proust é chato mesmo!
Está confirmado: Proust é chato e extremamente detalhista em sua obra. Seus devaneios são longos e nos parece as vezes sem sentido. Mas ele sempre retoma a essência do que escreve. Escreve magnificamente bem. Leitura obrigatória para entender seus muitos escritores / seguidores.

MauricioTiso 12/10/2020

Resenha para os dois livros do Vol.II
O Caminho de Guermantes: Por detrás das cortinas

O segundo volume começa com este livro, que faz também a transição na vida do narrador. Suas bases romantizadas começam a ruir diante da dureza da realidade.

Vê-se isso na morte de sua avó, que inicia por cortar sua relação como alguém que precisa de proteção e tira de cena sua saúde frágil.
Na sua relação de amizade com Saint-Loup e o uso que ele mesmo faz dessa amizade.

Na relação de sua paixão pela Duquesa de Guermantes, e seu choque de realidade no reencontro com uma antiga paixão idealizada.

Na sua relação com as pessoas da sociedade que de admiração se transformam em indiferença, e com outras de indiferença em suposta admiração.

Fica claro a forma cíclica que se da o amadurecimento da personagem narradora, como ele avança na crueza da realidade e retrocede de beleza idealizada, fazendo o tempo o papel de martelo e bigorna que molda a personagem.

A crítica ao comportamento da alta sociedade se torna mais ácida e ferrenha, sem perder a delicadeza na forma de como é exposta pelos olhos de incredulidade da personagem narradora.

Outro ponto de destaque é a manutenção do cuidado no detalhes e na beleza da simplicidade
que o autor mantém neste terceiro livro.

????????????

Sodoma e Gomorra: A cegueira da paixão independe de gênero

O segundo volume termina com este livro. O que mais se encontra sobre ele são sua ligação com as narrativas homossexuais, mas ele é muito mais do que isso.

Neste livro o autor faz uma análise moral sobre as mentiras de um desejo que se tem vergonha em assumir, sentimento ainda mais forte em uma época onde o ajuste à um modelo idealizado de ética se impõe de maneira mais forte contra a natureza humana.

E esse contraposição não se da somente nas relações homoafetivas, se dá em todas as relações. O desejo de todos os espectros é maior do que a necessidade de aparência e todos vivem  sob a mesma mentira, disfarçando o seu Eu e impondo a tirania de seu Ego, julgando e punindo o comportamento não-conforme do outro enquanto lutam desesperadamente para esconder o seu próprio.

A crítica social de Proust se toda nessa arena, aprofundando ainda mais o que foi indicado no livro anterior.

Outro ponto marcante da obra é o sofrimento causado pela afecção da paixão, é a materialização dos conceitos estudados no Ética de Spinoza. Todos as idealizações da paixão  que corrompem os fatos e levam personagens inteligentíssimos à uma submissão e degradação pela migalha de um prazer fugaz.

Na personagem do narrador, mergulha-se ainda mais na possessividade da paixão, na negação de si pela fantasia do que seria uma vida projetada no outro.

Uma Obra singular, profunda e muita acima de qualquer discussão ideológica.

Boa leitura!!!

LP_Chaun 26/07/2021

Descrição.
Descrição resume Proust, é comum páginas e páginas de coisas escritas e não ditas tornando a obra mais importante pela leitura contemplativa do que prática.
É curioso como no primeiro volume comecei desinteressado e terminei interessado e no segundo aconteceu o oposto. O Caminho de Guermantes é bom, Sodoma e Gomorra, apesar do título prometer polêmica, não.
Os preconceitos e lado feio dos personagens são proeminentes e nos momentos de diálogo a raiva toma o lugar do prazer. Aliás é outro ponto a destacar em Proust, é uma literatura de alto nível sendo, em determinados aspectos, chata até para apreciadores. Espere muitos parágrafos de duas páginas.
A revisão desse volume não foi boa, o mesmo possui muitos erros. Vou levar um tempo para ler o ultimo volume, lerei algo para evitar ressaca, sei que se não fizer isso ela virá.

Nivaldo.Alves 12/07/2021

Um pouco mais..
No caminho de Guermantes, primeiro.livro deste volume ainda traz novidades e embora enfadonho ainda estimula a leitura.
Sodoma e Gomorra, segundo livro deste volume é o menos interessante dos que li até agora, é o de mais difícil leitura, há muoto pouco progresso na narrativa, na minha opinião.