The Time Machine & The Invisible Man

The Time Machine & The Invisible Man H. G. Wells

Resenhas - The Time Machine & The Invisible Man

Filino 11/10/2016

Duas histórias do "pai da ficção científica"
A edição reúne duas tramas bastante interessantes. Pessoalmente eu desconhecia que H. G. Wells é considerado o "pai" da ficção científica - o que é afirmado categoricamente nos dois textos de especialistas (no prefácio e no posfácio) que acompanham a obra.

Tanto "A máquina do tempo" quando "O homem invisível" trazem aqueles elementos que estamos acostumados a ver em textos do gênero: histórias que até podem soar inverossímeis, mas com uma "explicação" científica plausível para o leitor. Mas as tramas não se detêm aí: é importante lembrar que ambas trazem importantes questionamentos acerca do progresso (sobretudo na primeira história, em que nos deparamos com uma realidade completamente diferente e até involuída), bem como até que ponto é perigoso um homem possuir uma habilidade especial, com suas consequências psicológicas para ele próprio e o seu entorno.

A leitura não é tão fácil assim (sobretudo na segunda história, com alguns regionalismos de certos personagens), mas é possível acompanhar as tramas sem dificuldades. E para quem gosta de surpresas (e até apreciar melhor os enredos), um conselho: partir direto para os textos do autor e, somente depois disso, retornar ao Prefácio (e, obviamente, ao fim, ler o Posfácio). Do contrário, pode se sentir um pouco frustrado.