Livro de Ouro da História da Música

Livro de Ouro da História da Música Otto Maria Carpeaux

Resenhas - Livro de Ouro da História da Música

Claire Scorzi 06/02/2009

Obra de referência fundamental
Carpeaux já morreu há mais de vinte anos, esse livro foi publicado ainda bem antes disso, mas sua importância não diminuiu. Um dos mais abrangentes e analíticos volumes de história da música erudita, nem por isso hermético para não iniciados (embora conhecedores de música possam apreciá-lo ainda melhor) e nem chato. Seu passeio pela história musical também é instigante: um dos capítulos finais, "A Música Nova", contesta justo isso, que alguma 'inovação' possa ser de fato algo novo - e desafia-nos a discordar. Uma obra que estimula o conhecimento além de informar.
Davi.Rezende 11/12/2017minha estante
Não é chato mesmo?

ricardo marçal 04/02/2024

Beethoven? Mozart? Este livro é uma excelente porta de entrada para quem quer ir além dos nomes dos "grandes compositores" e conhecer o inesgotável universo da música. Em sua tentativa de cobrir o máximo possível de repertório e indicar obras referenciais, o autor facilita imensamente nossa tarefa de ouvintes (ainda mais com a internet). Seu conteúdo crítico, no entanto, não resistiu bem à passagem do tempo: saber disso ajuda muito a aproveitar a leitura no que tem de melhor.

Larissa 04/08/2019

O melhor livro sobre música do BR
Só não entendi, até porque o Carpeaux só afirma e não se explica, por que Rachmaninov deve ser considerado de mal gosto.