O Caso Varginha

O Caso Varginha Ubirajara Rodrigues

Resenhas - O Caso Varginha

M. Zerbini 07/09/2011

Ufologia à luz do Caso Varginha
Apesar do nome, O Caso Varginha não é um livro *sobre* o referido acontecimento no sul de Minas, mas sim uma análise da Ufologia tendo Varginha como um pano de fundo, inclusive passando por casos famosos como os OVNIs de São Paulo em 1986, Colares, Roswell, a Aparição de Fátima etc. O próprio autor em sua introdução comenta sobre a confecção do livro e como seu formato mudou para se tornar uma obra mais geral.

Sobre o autor vale destacar que ele separa este livro do lixo ufológico que acomete o Brasil e o mundo. Ubirajara Rodrigues não é um desempregado inculto que viu no Caso uma oportunidade de inventar histórias e ganhar dinheiro. Ele é um advogado (atuante e professor), membro da Academia Varginhense de letras e entusiasta do fenômeno UFO que se dispõe a analisá-lo friamente, sem aceitar ou negar hipóteses de pronto, mas buscando a verdade através da aplicação do método científico. Vale ressaltar que a primeira vez que ouvi o nome do autor foi na primeira matéria do Fantástico sobre o ET de Varginha, e lembro-me de meus familiares dizendo que se tratava de um oportunista que logo desapareceria da mídia... Ledo engano! O autor não só lançou este livro após o caso como continua na mídia, dá entrevistas com certa regularidade e sua última obra (A Desconstrução de um Mito) foi publicada em 2009.

Voltando ao livro, sinto que eu gostaria mais se ele fosse apenas sobre o Caso e não sobre a ufologia. Ao tentar abraçar o mundo o autor bombardeia o leitor com muitas informações interessantes mas dispensáveis, e que no fim do livro dificulta seu leitor a ter uma visão centrada sobre o assunto.

O Caso Varginha em si é interessantíssimo. Primeiro é nosso, brasileiro, as testemunhas falam português (ou mineirês!), aconteceu em nossa terra, envolveu nossos pesquisadores, policiais, universidades etc. Segundo, é extremamente bem documentado, apesar de ser embasado apenas em relatos testemunhais. Terceiro, os alegados alienígenas se comportam de forma diferente dos outros relatos no mundo: Normalmente as criaturas são descritas como seguras de si e objetivas (combativas ou não), enquanto em Varginha estavam acuadas e ariscas.

Para quem se interessa pelo tema este livro é leitura obrigatória, mas acredito que só este público específico irá apreciá-lo devidamente.

Cristiano G. 10/10/2010

Excelente!
Um documentário maravilhoso! Obviamente, desde a época de seu lançamento até hoje, muitas coisas já foram adicionadas ao caso. Novas evidências etc, entretanto, o conteúdo documentado neste livro para a recente época que foi feito é excelente! Digo isso porque certas coisas confidênciais demoram muito para serem desmembradas e reveladas, principalmente com o teor da confidencialidade! Estamos falando de um dos maiores acontecimentos ufológicos do Brasil e do mundo! Pretendo escrever um Romance me baseando totalmente no caso. Mas isso é coisa pra mais adiante...
Se esse caso aconteceu? Se foi verdade? Leia o livro e tire suas conclusões.
Vale muito a pena!

Luiz Claudio 20/11/2017

Acho que poderia ser mais focado no Caso Varginha, como o próprio título sugere.
O autor passa muitas páginas tratando de outros casos ufológicos, alguns até interessantes.
Também poderia ser menos repetitivo e organizar melhor a linha do tempo dos eventos, que fica num "vai e volta", que pode ter confundido quem não estivesse muito familiarizado com o caso.

Henrique Fendrich 05/07/2020

Sem dúvida aconteceram coisas bem estranhas naqueles dias em Varginha e que não podem ser descartadas tão facilmente com zombarias. Daí a concluir que a explicação realmente são os alienígenas é um passo ainda incerto, mas vai saber...