A Simples Beleza do Inesperado

A Simples Beleza do Inesperado Marcelo Gleiser

Resenhas - A Simples Beleza do Inesperado

suzanadiegues 09/03/2020

Reflexão com as trutas
Não-ficção e ainda por cima de um cientista parece exatamente o livro que você não quer ler, porém, Marcelo Gleiser em “A Simples Beleza do Inesperado” consegue criar reflexões, divertir e abordar a relação dele com a ciência.
Ao contrário do que se espera, esse livro funciona mais como um diário, um relato das viagens do cientista em busca de conhecer e aprender a pesa Fly. Livro de pesca também não soa muito atraente. Não se enganem, por não ser ficção, a imersão tende a ser mais rápida, e uma vez que o leitor compreende que o objetivo do autor é a reflexão, em geral, de tudo ao nosso redor e a conclusão dele próprio de que é necessário buscar, estudar, ter ambições, mas acima disso, admirar o incontrolável, o decorrer da vida e a imperfeição do acaso.
O livro é dividido em 3 partes, nas três grandes viagens que o autor faz para estudar a pesca, em cada pequeno passo ele expõe o que tirou de tais lições e nos mostra a evolução dele como pescador e como aluno, como alguém que decidiu sair da própria caixa e enxergar o mundo diferente. Por fim tem uma conclusão fantástica e que merece enaltecimentos, a conclusão de que a sociedade precisa admirar esses pequenos acasos e se unir para que o mundo mantenha a beleza desses acasos.
É curto e objetivo, existe também as diversões, as viagens com a família, os professores dele sempre peculiares, climas e paisagens distintos. É um livro onde o autor para e reflete sobre tudo que ele consegue ter consciência para. As vezes uma árvore, ou uma pintura, um rio, um animal, uma manhã. É uma viagem, tanto espacial quanto espiritual, é o reconhecimento de cidadão, não de uma nação, mas do mundo e parte da natureza. É bem escrito e sutil, é uma excelente pedida pra qualquer ressaca literária, mas todos deviam lê-lo.
Citação: "o sentido da vida é viver em busca de sentido"

Velho Vesgo 23/04/2021

Belo
Marcelo Gleiser mistura suas experiências de vida e seu esporte preferido (pesca fly) com os mistérios do universo e do planeta em que vivemos. Uma obra esplêndida para nos conhecermos mais e conhecermos o universo em que estamos.
Se nós, como seres humanos, acreditássemos e praticássemos uma pequena parte do que ele ensina e explica, com certeza teríamos um mundo melhor.

Daniel 26/09/2018

Parar o tempo para voltar a ser você mesmo
O Marcelo Gleiser, por meio desse livro, nos relata como podemos ser respeitosos com a natureza. E há um componente de humildade nessa reflexão!

saragessner 30/03/2020

A beleza do inesperado
"Abra os olhos para a mágica da vida."

Gustavo.Morsch 24/10/2023

Simples e belo
O Marcelo Gleiser é uma pessoa absolutamente admirável.
Neste livro ele combina reflexões sobre a vida com a sua própria biografia. Gostoso de ler e inspirador.

Jonas incrível 11/09/2022

???
Apesar de ser um livro interessante, não senti que entendi o real ponto dessa obra. Tem algumas reflexões importantes, mas achei que a composição se tornou muito diversa, sem um ponto fixo por onde o leitor possa caminhar e chegar à uma conclusão. Na minha opinião faltou apenas uma organização melhor dos tópicos e um propósito mais delimitado.

Isa 12/12/2016

Simples e essêncial
Em seu mais recente livro, Marcelo Gleiser aborda, de forma filosófica, a beleza e a diversidade da Vida presente no Planeta Terra, através de sua preciosidade e raridade, juntamente à analogia por sua paixão inestimável pela Pesca Fly.
É através das leis da natureza, descritas pela Física que todo o sentido da vida faz sentido, e se não faz, que busquemos o sentido de viver através de nossos objetivos.
O Cosmos e a imensidão do Espaço nos leva ao apelo para com cuidado e carinho de nosso Planeta, que em sua raridade e abrangência referente às diversas formas de vida, torna-se único.
O autor, durante suas viagens, nos leva a pensar e a refletir a respeito de questões existenciais que se fazem necessárias para com nossa busca por sentido da vida, como também para com o cuidado constante com nosso querido Lar Celeste.
Viaje, junto à ele nesta leitura envolvente e pesque o saber científico para não se deixar seduzir através de charlatanismos baratos que "talvez" façam algum sentido.

Catia.Lemos 17/04/2017

A física e o nosso mundo
O livro oscila momentos de enorme reflexão, guiada por filosofia e física, e momentos de descrição biográfica. Achei as descrições sobre vida acadêmica extremamente interessantes, mas quando esses momentos se detiveram à física apenas, pareceu-me um pouco monótono. Porém indico a leitura, afinal nestes tempos em que se busca um método para pensar homogêneo, pensar um pouco além da nossa área de conforto é fundamental

Lilly 30/11/2020

Esse livro é muito belo!
Escrito por um cientista, filósofo, astrônomo, a narrativa mistura o hobby dele, pesca fly, com percepção de mundo, filosofia e reflexões sobre conceitos estabelecidos nas ciências e nas religiões.

A leitura, agradável e fluida, incute no leitor um estado de contemplação, reflexão e paz interior.

Vieira.Rafael 31/05/2021

Filosofia e Ciência
Confesso que gostaria de ler menos sobre pesca, mas ao longo do livro percebi que era uma bela forma de contextualizar o momento da vida do autor com os aprendizados e reflexões feitos de um grande cientista e amante da natureza. Em alguns momentos, o livro tem uma bela pegada poética e infelizmente uma pequena dose de politicamente correto, e apenas por esse motivo não dou 5 estrelas.

Vicente Moragas 29/12/2016

Técnico e questionador
Marcelo Gleiser mergulha em sua infância e em seu hábito de pesca fly no intuito de questionar as principais teorias físicas da atualidades.

Teoria das cordas, multiversos, matéria escura, tudo é assunto a ser aprofundado e conversado pelo autor que por vezes se faz um pouco técnico pra quem não está acostumado a pensar física em seu dia a dia.

Por fim, se apresenta questionador e aberto ao conhecimento e ao pensamento, sem bater martelo e fechar questão,permitindo-se nadar em diversas correntes.

Um ótimo exercício pra fluidez do pensamento!
VKirsten 25/05/2017minha estante
undefined

Jakeline.Barros 02/04/2017

Revelador
Difícil dizer o que sinto quando leio Marcelo Gleiser... na busca por sentido para a existência, ele diz coisas que eu quero dizer, que eu penso... com exceção, é claro, das explanações sobre as físicas clássica e quântica, pois pra isso tem que ser o Marcelo mesmo rsrs. Mas o bom é que ele fala desses assuntos de uma forma que a gente entende, pois faz sempre analogias com os acontecimentos da vida e da natureza.
A principal analogia que ele usa na busca por conhecimento e por sentido, é a da pesca fly.
É muito prazeroso. Sobretudo porque ele é poético em muitos pontos. O livro tá lindo!
Nele conhecemos o Marcelo mais intimamente.
Em algumas partes ele me fez rir bastante!
Quem ler "A simples beleza do inesperado" vai sentir uma diferença significativa dos outros livros dele, mas não se pode querer sempre a mesma coisa das pessoas, ainda que elas sejam cientistas. Há muito mais para aprender e maravilhar-se com elas.
Amei! Recomendo

Gregory 05/02/2019

Realmente inspirador...
Assim como o título, o conteúdo desse livro foi completamente inesperado. O livro de Marcelo Gleiser se tornou para mim, uma das melhores (se não a melhor) surpresas deste ano. A classe das palavras, o cuidado com as expressões e o detalhismo (não exacerbado) do autor, de fato, é capaz de inspirar até os homens mais duros espiritualmente.

?A Simples Beleza do Inesperado? se trata da autobiografia de um físico filósofo natural brasileiro, residente no exterior e habitante do mundo, apaixonado pela ?pesca fly? (uma modalidade alternativa da pesca) e em conflito com a Natureza que o rodeia, com o Universo que o acolhe e com o seu senso de humanidade.

A obra de Gleiser inicia sua trama na infância do pequeno Marcelo, um menino órfão de mãe e cujos irmãos e pai não punham fé em seu otimismo com relação à Natureza do Universo, otimismo esse, representado pelo autor como sua paixão pela pesca; até o momento em que o nanico menino Marcelo pesca uma majestosa criatura cheia de escamas, pesando mais de 3kg por sua própria conta, no lugar mais improvável de todos: na praia de Copacabana ? RJ.

Eis que, naquele momento, nascia a figura emblemática do filósofo natural Marcelo Gleiser, em busca do entendimento de sua própria Natureza.

A trama se passa, a todo momento, dividida em dois momentos paralelos: o físico e agnóstico Marcelo tentado justificar o seu entendimento científico do que o rodeia; e o praticante amador de ?pesca fly?, tentando justificar o seu entendimento humano do ambiente à sua volta.

Nos primeiros capítulos, vê-se uma distinção clara entre ambos os ?Marcelos?: o físico que se explica por meio de teorias muito bem elaboradas sobre a origem do Universo e das Leis da Natureza; e pescador perdido em uma Natureza selvagem e indomável, que, mesmo assim, o atrai em todos os sentidos.

O conflito entre o catedrático e o explorador é marcado por muito confronto interno, entre o lazer e o dever. Como conciliar ambos em um homem que já esquecera de olhar para si mesmo há tanto tempo, sobrepujado pelas responsabilidades de um pós-doutor conceituado mundialmente?

Eis que o acaso (destino/coincidência/ação e reação ou qualquer outra crença acerca dos fatos inesperados) encontra Marcelo em uma de suas viagens ao redor do mundo, onde ele reencontra com o seu antigo ?eu?, o menino que presenciara o inacreditável naquela praia no Rio de Janeiro e toda a sua percepção da Origem de tudo passa a confrontá-lo com argumentos que ele jamais antes pensaria ter de refletir sobre.

Os capítulos do físico são marcados por uma linguagem rebuscada, dotada de muitos termos técnicos (muito bem explicados, no entanto), e teorias científicas das mais diversas. Há que se ter uma certa atenção aos detalhes para que se possa entender o todo, visto que nem sempre o próximo capítulo explicará o capítulo atual. Pode ser que aquele capítulo só venha a tomar sequências tempos depois.

Os capítulos do praticante de ?pesca fly? tem outro tipo de linha a seguir. As palavras são mais simples e o pensamento é completamente humano, logo veraz a qualquer um que leia, embora tenha a sua complexidade particular, uma vez que o Marcelo pescador é marcado por um conflito interno massacrante.

O personagem vive de histórias e experiências, e de teorias e conceitos. Sua trajetória se inventa e se reinventa a todo momento. O conflito interno e externo dos ?Marcelos? é o nosso real conflito interno entre ciência e crença; realidade e idealidade; e no, final, o inesperado se revela.

Este é um livro para ser lido com a mente aberta e com a alma receptiva. Os preconceituosos julgarão o conflito de forma errada e repetirão suas próprias mentiras. Demorei uma semana para ler esta obra-prima, e não me arrependo de ter tido a decisão de não pular uma linha se quer.

?A Simples Beleza do Inesperado? tem que estar na sua lista de livros para ler antes de partir!

Truga 06/09/2019

Ganhei de presente este livro e achei bem mais ou menos...não que ele seja mal escrito nem nada é que o assunto (fisica) fica bem superficialmente trabalhado.

Gleiser está mais preocupado em retratar, em primeira pessoa mesmo, como foram suas viagens em busca de novas trutas através da pesca fly e seu aprendizado e crescimento quase espiritual com isto. Durante a pesca e os momentos que ficava sozinho seus pensamentos se perdiam no mundo natural e na natureza.

Como física não aprofunda, como drama não emociona.

>>>Review no link

site: https://www.youtube.com/watch?v=tr4nIeJjBDU

Juh 19/07/2020

Necessário
O sentido da vida é viver em busca de sentido. Foram muitas as reflexões ao longo da leitura. O principal ponto é a relação do homem com a natureza.
Particularmente amei a leitura, Marcelo Gleiser me trouxe um olhar mais curioso e "humano" a respeito do mundo em que vivemos!