História da Música no Brasil

História da Música no Brasil Vasco Mariz

Resenhas - História da Música no Brasil

Ingrid.Visentini 09/05/2022

O título engana
Um bom livro para conhecer sobre a história da música ERUDITA no Brasil. Quando me interessei pelo livro não conhecia o autor, nem pesquisei sobre o livro antes de começar a leitura, por isso me decepcionei durante a leitura ao perceber que fui "iludida" pelo título, esperando realmente uma história da música no Brasil, e não uma biografia dos músicos eruditos brasileiros. Apesar disso, o autor começa com um bom contexto histórico sobre o que se ouvia e tocava no começo do Brasil-colônia e como a música erudita se modificou até um período mais recente, a partir da biografia dos principais músicos do gênero.

Edd 14/01/2009

Literatura Indispensável
Existem duas linhas distintas para quem quer estudar/conhecer música. Estudar música propriamente dita (um instrumento, teoria, etc...) e a história da música. Para quem quer conhecer um pouco mais de história da música, especialmente a da música no Brasil, este livro é uma excelente referência. Ir conhecendo a música no Brasil, como ela foi se modificando em função de influências externas (fatos, evoluções culturais, acontecimentos mundiais) é fantástico. Conhecer o PORQUE da música que se ouvia e tocava no começo do Brasil-colônia era uma e se transformou em outra. Com uma identidade toda nossa, impar.
Vasco Mariz, que eu tive o prazer de conhecer e conversar MUITO sobre o assunto, é um apaixonado pelo tema e estudou sua vida inteira a respeito. Indico como literatura básica. :)