Interpretação da Realidade Brasileira

Interpretação da Realidade Brasileira João Camilo de Oliveira Torres

Resenhas - Interpretação da realidade brasileira

Jéssica 19/02/2021

Interessante
João Camilo de Oliveira Torres mostra a sua interpretação da realidade brasileira, com base em fatos históricos, em teorias teológicas, filosóficas e sociológicas e em manifestações artísticas e culturais.

Por mais que eu não concorde com ele sobre o que representa o brasileiro, é muito bonita a busca que ele propõe: pensar no que nos une como nação. Isso me fez refletir bastante durante a leitura.
Também são interessantes os comentários sobre as contradições que enfrentamos (como "complexo de vira-lata" e "mito da democracia racial") e sobre características próprias do brasileiro (Há um capítulo sobre o "jeito" e outro sobre o futebol).
E a primeira parte do livro, em que ele fala sobre ideologias e doutrinas, é essencial nos tempos de polarização que vivemos hoje.

Tudo isso é feito com uma linguagem objetiva e simples, mas o livro não é raso. É preciso ter uma base em história e filosofia: o autor até explica alguns conceitos, mas o texto é mais uma síntese do seu pensamento do que uma explicação.
Há bastante sarcasmo (direcionado, em grande parte, à elite intelectual), que torna o texto ácido (e engraçado, se é o seu tipo de humor) e algumas passagens poéticas.

Um ponto que pode tornar a leitura cansativa são as extensas citações, as quais, muitas vezes, são transcritas no seu idioma original (francês, italiano), sem tradução.
No kindle, isso não é um problema. Mas, considerando que a obra foi editada pela Editora da Câmara dos Deputados para tornar acessível o texto à população, acho que era preciso fazer constar as traduções, ainda que como apêndice.

Por fim, ainda que o autor seja honesto quanto ao seu posicionamento político, em tempos de "cancelamento", vale a ressalva: é preciso ler com atenção ao contexto histórico e à ideologia do escritor.
O livro foi publicado em 1966, no início do Regime Militar e antes do AI-5. E João Camilo é declaradamente conservador, monarquista e católico.

De todo modo, recomendo. Vai fazer você refletir bastante sobre a dor e a alegria de fazer parte do povo brasileiro.

Este livro, assim como os demais do autor, está disponível gratuitamente na versão digital no site da Editora da Câmara dos Deputados.

Ezequiel.Soares 23/11/2023

Para entender a política brasileira
Uma das maiores contribuições ao pensamento político brasileiro, mesmo assim, desconhecida pela maioria dos brasileiros, as obras de João Camilo de Oliveira é sem dúvida leitura indispensável para todo aquele que queira de fato entender as ideias e o modo de Fazer política, peculiar do povo brasileiro.
Uma das melhores coisas que a @pagina2_camaradosdeputados foi disponibilizar para nós essa nova edição

Gabriel 13/09/2021

Trata-se certamente de um dos livros mais basilares para compreensão elástica da realidade brasileira. João Camilo não apenas desnuda a história do Brasil através de observações argutas, mas se utiliza também de inúmeros autores já consagrados para dar um vislumbre panorâmico das facetas do Brasil.

Com efeito, um dos méritos do autor sempre foi a capacidade de esboçar até mesmo o mais complexo dos pensamentos através de uma linguagem clara e didática. Não obstante, o estilo de João Camilo e a sua bagagem bibliográfica invejável sempre proporcionam ao leitor uma descoberta prazerosa de muitos outros pensadores.

É assim que, de forma intelectualmente honesta e bem-quista, Camilo leva o estudioso a percorrer os meandros da história através de um retorno pela história de Portugal e da região ibérica, do Brasil nos primórdios, do desenvolvimento gradativo que se aclimatou por aqui etc., tudo isso sem deixar de fora grandes nomes da historiografia brasileira, como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Eduardo Prado, Alberto Torres e muitos outros.

Não restam dúvidas de que este é um livro basilar para contribuir com a recuperação do Brasil e da sua história -- sempre tão vilipendiada pela nossa síndrome de vira-lata, haja vista sempre enxergarmos no estrangeirismo a perfeição, coisa que nos leva a rechaçar tudo o que é efetivamente nosso.