A Gentleman in Moscow

A Gentleman in Moscow Amor Towles

Resenhas - A Gentleman in Moscow

Mateus 16/09/2021

Com certeza já um dos meus favoritos, não apenas desse ano, mas no geral. O Black Crouch (Recursão, Matéria Escura) tinha razão ao dizer, nos Agradecimentos de Recursão, que esse é um dos melhores livros que leu (e foi esse comentário que me fez ir atrás deste livro).

É uma história limitada em escopo, mas rica em detalhes (O que sustenta algo que sempre gosto de falar para filmes: limitações fazem a criatividade fluir melhor). Totalmente guiado por um excelente grupo de personagens, o livro, que eu não esperava gostar muito, me deixou totalmente imerso na sua narrativa, além de ter uma escrita equilibrada, nem leve e nem pesada demais, tornando a leitura bem confortável.

Espero ler mais obras do autor no futuro.
TatySpin 06/09/2022minha estante
Já tem em português?

Mateus 07/09/2022minha estante
Tem, "Um Cavalheiro em Moscou", se não me engano é pela intrínseca

TatySpin 07/09/2022minha estante
Opaaaa
Obrigada! Vou procurar hoje mesmo

Juliana 30/01/2022

Eu tenho mixed feelings em relação a esse livro. A premissa é ótima e assim que li a sinopse, me deu vontade de ler. E em muitas partes, o livro é bem encantador, te transporta pra uma Russia do século passado e te coloca num dos hotéis mais luxuosos do mundo (pelas descrições, o Metropol parece ser fabuloso).

Mas em outras partes, o livro era simplesmente entediante? a impressão que dava era que nada além do trivial acontecia, e me soava mais como um estudo de desenvolvimento de personagem do que um romance propriamente dito.

O que mais me incomodou, na verdade, é o fato de que absolutamente nada dá errado na vida do Conde e das pessoas ao redor dele. Depois de um tempo, não tem como ficar tenso com a narrativa, pq vc sabe que tudo vai dar certo sempre, tudo vai funcionar de acordo como o Conde quer. O personagem, aliás, é caracterizado sem defeitos: faz amizades com todos, é ótimo no que faz, e mesmo estando em prisão domiciliar por anos, nunca tem um dia ruim, ou está revoltado. Tudo sai de acordo, as pessoas ao redor dele são igualmente maravilhosas e perfeitas e não há nenhum problema nunca. Isso deixa o livro e o personagem meio maçante.

No geral, no entanto, é uma leitura que vale a pena pra quem gosta de romances históricos (o livro conta muito sobre a história da Russia pós-Revolução, então essa parte acaba sendo interessante) ou quer algo pra ler num ritmo super devagar. Só não espere altas emoções.

Gromo 27/06/2021

Este livro, que decidi ler por recomendação de uma escritora que admiro muito, me mostrou como escrever pode ser elegante sem ser presunçoso. Foi uma experiência tão leve e maravilhosa que não percebi as páginas virando.
Do momento inicial ao fim, temos este personagem carismático, tão repetido nos clichês do mundo, mas ao mesmo tempo funcionando de uma forma única e viva.
É isto que este livro foi para mim, um organismo vivo. Muito mais do que uma história!

Carolina 25/04/2024

Não me prendeu
O livro conta a história de Alek durante os anos de sua vida. As pessoas que ele conhece e seu relacionamento com elas e isso tudo durante o periodo da revolução russa e após ela. Admito que eu achei a leitura bem entediante em vários momentos. As partes que mais me agradaram foram os relacionamentos dele com a Ana e Sofia. Não consegui criar um laço muito forte e emocionante com a história.

Fernanda! 02/01/2018

Um livro com o ritmo muito lento, mas surpreendentemente interessante. Focado em um homem que está em prisão domiciliar em um hotel na Rússia em 1917 (após a Revolução, por ter escrito um poema que pode ser considerado inflamatório), acompanha os efeitos da Revolução Russa na Rússia e nos seus cidadãos. A história é contada do ponto de vista dele e se passa durante vários anos. As observações feitas por ele contam ao leitor o clima do país depois do evento de maneira única e agradável; o personagem principal tem um espírito gentil e inquisitivo, abrindo para quem está lendo o mundo que ele vive e suas opiniões pertinentes. É um livro montado exclusivamente em cima do personagem e suas interações com outros hóspedes, com funcionários e com membros do governo. E, por causa disso, o relacionamento que se cria entre leitor-personagem é muito forte. Passamos a nos importar demais com a vida dele, de forma que, no final, ficamos com o coração na mão quando ele passa por situações mais tensas. Muito bem escrito e muito bem executado, recomendo especialmente para quem quiser saber mais sobre a Revolução Russa.

site: filmeselivrosweb.wordpress.com

Lilas86 05/12/2023

MARAVILHOSO, PERFEITO
Meu Deus, que livro maravilhoso. Foi incrível acompanhar a história Alek durante os anos, confesso que chorei em alguns momentos. Os relacionamentos que ele construiu durante todos esses anos foi tão interessante. Sem dúvida uma das melhores escritas que já li. Recomendo para todos que queiram ter uma experiência de vida, leiam.

"Pois o que importa na vida não é se recebemos aplausos; o que importa é se temos coragem de nos aventurar apesar da incerteza da aclamação"