Nenhum de Nós

Nenhum de Nós Marcelo Ferla

Resenhas - Nenhum de Nós

Adri Crivelaro 30/03/2022

O livro conta a história da banda desde a sua formação. Conhecemos também um pouquinho da biografia dos músicos. Gostei bastante.

Renato188 12/06/2023

A obra inteira...
A nota do autor no final do livro diz que é um texto jornalístico a respeito da banda e é justamente isso que entrega. Isso não siginifica que seja ruim, porém para quem espera uma bibliografia da banda com detalhes mais "intimos" pode ser que não curta. Gostei que traz relatos da cena do rock do sul, mesmo que de forma sucinta, detalhes das gravações... Adorei a escolhas das fotos do livro.

Viviane 05/04/2020

Uma obra dedicada aos fãs
Relata a trajetória do grupo de rock gaúcho. De escrita limpa, proporciona uma rápida e gostosa leitura. A obra possibilita ter uma noção da evolução da indústria da música, além dos desafios que o NDS passou para se manter ativo e com sucesso por décadas.

Daniel996 08/12/2021

Americano é tudo bunda
O que eu gostei nele é que como uma história de amigos de faculdade e com um sonho de ter uma banda deu certo, e não foi apenas uma coisa regional. Trilha sonora da minha adolescência.

Milena @albumdeleitura 11/12/2016

Nenhum de Nós - A Obra Inteira de Uma Vida
Era outubro de 1986, quando pela primeira vez subiram ao palco três garotos nerds e amigos de escola apaixonados por música e que tinham o sonho de montar uma banda de rock. Para isso, precisavam dar um nome a ela, e foi assim que Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Homrich perceberam que tinham algo em comum: "nenhum de nós enxerga bem, nenhum de nós repetiu de ano, nenhum de nós serviu no quartel" e assim foi batizado o sonho juvenil que perdura até hoje, com 30 anos de carreira.

Diferente das demais bandas de rock, o Nenhum de Nós fazia questão de ressaltar suas raízes gaúchas influenciadas pela música latina, o que causou muitas críticas por parte da imprensa e de outras bandas que acreditavam que o trio foi "inventado pela gravadora". O fato é que o sucesso das músicas Camila, Camila e a versão de Starman, O Astronauta de Mármore deixou muito roqueiro com dor de cotovelo:

"O Nenhum de Nós foi como o nerd que chegou tarde numa festa de descolados, mas foi escolhido por uma das mais belas garotas".

Em pouco tempo o trio virou o clube dos cinco, e a entrada de Veco Marques e João Vicenti no time revolucionou ainda mais o estilo musical da banda, que teve o ano de 1997 como um dos melhores da carreira. Entre altos e baixos e o olhar fixado no século 21, o Nenhum de Nós conquista fãs de todas as idades (inclusive minha mãe e eu) e permanece fazendo músicas com a mesma emoção e intensidade de 10, 20 ou 30 anos atrás.

O que mais me surpreendeu foi a maturidade da banda em lidar com as fragilidades da carreira, totalmente diferente dos Engenheiros do Hawaii, por exemplo. Thedy e seu grupo sempre tiveram os pés no chão, no entanto, isso não os impediu de alçar voos, mais altos até do que da maioria das outras bandas da época, transformando o sonho adolescente em realidade. Conheça você também essa obra narrada pelo jornalista Marcelo Ferla. Super indico!

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2016/12/eu-li-e-voce-71.html

Primarcolino 23/03/2017

Fantastic Books
Não sei vocês, mas já fazem alguns anos que escuto os sucessos de Nenhum de Nós e embora no livro "Nenhum de Nós: A Obra Inteira de Uma Vida" cite Camila e a versão de Starman (versão de Astronauta de Mármore) não foi por essas músicas que conheci a banda. Mas o bacana é que independente de gostar das músicas, nunca pesquisei a história da banda, e agora a obra veio parar nas minhas mãos. Muito obrigada a editora pela oportunidade.

Em outubro de 1986, quando três garotos "nerds" e amigos de escola subiram ao palco pela primeira vez, começaram com a ideia inicial de ser uma banda de rock, e para isso precisavam de um nome e foram descobrindo coisas em comum entre eles e foram testando várias possibilidades até que chegaram a esse nome "Nenhum de Nós". Confesso com um pouco de vergonha que até uns 13 anos atrás eu fazia a piadinha de que "Nenhum de Nós conhecíamos a banda" até me apaixonar pelo Acústico 2 deles.

O livro conta o porque de um trio, se transformou em uma banda com 5 integrantes, extremamente talentosos e que acabou transformando totalmente os acordes da banda, diferenciando elas das outras, pois incluíram um pouco da musicalidade gaúcha, tornando o som muito peculiar. Acho exclusivo os instrumentos que eles incluem nas músicas. (Indico "Eu não entendo" - para vocês entenderem do que estou falando 😉, sem trocadilhos 😜😜 https://www.youtube.com/watch?v=WyUdWl_mVBA).

Também vi as dificuldades que eles passaram até a banda ser reconhecida, mas também após ter feito sucesso, o quanto esse mundo da música é competitivo e o quanto isso envolve emocionalmente cada um envolvido, e que por isso acaba que muitas bandas acabam se perdendo com o tempo e vindo até a terminar com suas atividades.

Espero que vocês venham a conhecer essa obra narrada por Marcelo Ferla e venham a ser fãs da banda e admiradores dessa história assim como eu.

Confesso que o livro é um pouquinho complicado de ler pois envolve muitos nomes, datas e dados de informação, mas para quem não está com pressa e procura um indicação de leitura, ai está. O livro é bem ilustrado contendo fotos da banda de diferentes fases da carreira e a letra e páginas são bem confortáveis para o desenrolar da leitura.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/12/resenha-nenhum-de-nos-a-obra-inteira-de-uma-vida-de-marcelo-ferla.html

Taíla 12/09/2017

Relembrando a adolescência
Resenha de um livro musical chegando por aqui.

A banda da vez é a Nenhum de Nós, ícone do rock gaúcho, a banda completou 30 anos de estrada com muitas histórias para contar e é sobre essa trajetória que nos conta o livro.

Acho muito legal conhecer mais sobre a história das pessoas, ainda mais quando envolve a trajetória de bandas que a gente ouviu e ouve tanto.

O jornalista Marcelo Ferla conta um pouco da história dos integrantes da banda, desde a sua infância e como começou o contato de cada um com a música. Fala sobre o início meio capenga da banda, os erros e acertos, as dificuldades e as vitórias de todos esses anos. Por algum motivo que eu não entendi (talvez estivesse explicado no livro e eu fui lenta) é porque os capítulos tem nomes de filmes. Mistério...

O livro traz também fotos antigas e outras relíquias da banda. Ah e o meu exemplar veio com um pôster autografado.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/nenhum-de-nos-a-obra-inteira-de-uma-vida-resenha

Diego 31/01/2021

Uma grande reportagem sobre a banda gaúcha Nenhum de Nós
Há biografias que são como romances. O biógrafo faz você mergulhar na vida do biografado como se você fosse o leitor de uma história de ficção. Outras biografias são como imensas reportagens. E este é o caso aqui.

Marcelo Ferla é jornalista e escreveu, à convite da banda, esta reportagem de 224 páginas, contando a trajetória do Nenhum de Nós. E você lerá o livro como se lê um texto da Rolling Stone ou de um caderno de cultura de Zero Hora ou Folha.

Para os fãs da banda é um item de colecionador -- até porque vem com pôster autografado.

Ricardo Brandes 30/12/2016

A obra inteira de uma vida
Nenhum de Nós - A Obra Inteira de Uma Vida, é uma biografia escrita por Marcelo Ferla e lançada pela Belas Letras no Brasil. Com 272 páginas, a obra chega para celebrar os 30 anos de carreira da banda de Rock Gaúcha Nenhum de Nós, que alcançou fama nacional a partir dos anos 80 com Camila, Camila e o Astronauta de mármore, entre muitos outros hits que vem encantando gerações.
Três décadas de carreira e muitas memórias para serem contadas, em uma excelente obra que traz os melhores e piores momentos da banda, alegrias e tristezas, sucessos e dificuldades nessa longa trajetória de sucesso do trio de amigos liderados por Thedy Correa que acabou virando um quinteto e conquistando o país com sua sonoridade tipicamente gaúcha e sua mistura de estilos no Rock.
O livro traz muitas fotos históricas da banda, e conta com excelente diagramação em uma caprichada edição, capaz de agradar os fãs de carteirinha (e também quem não conhece a banda e sua história com tanto afinco).
O que senti ao ler a obra? Como fã da Banda, desde criança, quando morei no Rio Grande do Sul, até minha volta para Santa Catarina, sempre acompanhei de perto os sucessos dos músicos gaúchos. E junto com minha esposa Fabiana, me tornei ainda mais fã de seus show e canções que marcaram nossa vida de casados com muitas surpresas e emoções!
Ficou curioso com o livro? Além da História do Nenhum de Nós, esta obra também acompanha o surgimento de muitas outas bandas de sucesso no Brasil, que compartilham suas experiências e vivências neste disputado mercado da música brasileira.
Ah... No final do livro, há um belo compilado de fotos históricas da banda para fechar com chave de outro esta bela obra. 30 anos até aqui... E que venham muitas outras décadas de sucesso e grandes canções com o Rock marcante do Nenhum de Nós!

Por Ricardo Brandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/01/nenhum-de-nos-obra-inteira-de-uma-vida.html