The Bear and The Nightingale

The Bear and The Nightingale Katherine Arden
Katherine Arden

Resenhas -

Lune 21/04/2022

Um conto de fadas diferente
Da série fui com altas expectativas e não gostei tanto, temos: The Bear and the Nightingale.

Eu gostei muito da história e da escrita que tem muito uma vibe de conto de fadas, porém a segunda parte foi extremamente arrastada o que me deu uma desanimada na leitura.

Em contrapartida eu achei a última parte muito apressada, com muitos eventos acontecendo diretamente um atrás do outro sem nenhuma pausa.

Apesar dos apesares, eu gostei mas não tenho certeza se vou continuar a série porém é uma boa leitura.

Melissa Meira 11/05/2023

Que livro incrível!
Ótima leitura, muito bem ambientado e muito mais dark do que eu esperava, mas isso foi uma surpresa boa.

Tem uma aura bem conto de fadas, mas não é uma leitura infantil.

A Vasya é sem dúvida uma personagem muito corajosa e que passou por diversas situações cruéis, principalmente dentro da própria família.

Diversas vezes senti o desespero da Vasya por ser uma mulher. Sempre condicionada e obrigada a ser comportada, a suportar o "destino das mulheres" que é casar, ter filhos e morrer. Ser quase dada de presente pelo próprio pai a um homem cruel, sob pretexto de que "assim será melhor". Ser abusada e não ter a quem correr. É uma sentimento de impotência que é difícil de se ler. Ainda bem que a Vasya foi muito mais forte do que tudo. Eu provavelmente não seria.

Quero ler a continuação logo logo.

Carolina 26/05/2018

Não consegui me interessar
Muito, bonito, muito bem escrito, mas não me prendeu.

Luisa 02/07/2022

Livro lindo
Esse livro foi muito bonito, a atmosfera e ambientação passaram uma imagem bem tranquila e cheia de beleza. A história é cativante e eu amei a mescla com a cultura russa e toda esse contexto da vida na vila e suas crenças.
Achei que faltou um pouco mais de aprofundamento nessa relação com Moscou e a influencia na vila, assim como a participação dos irmãos da Vasilha que após saírem da aldeia deixam de ter participação na história.
A mistura de conto de fadas com a situação que a cidadezinha está passando é muito interessante e a influência do padre na história, assim como o papel da mulher nesse contexto engatam várias reflexões até para os dias atuais.
Foi uma leitura super fluida e gostosa mas que em alguns momentos senti que podia ter sido mais.

Livros.da.Sofia 13/01/2024

É um bom livro, está bem escrito e tem mitologia interessante mas não funcionou para mim pois achei muito chato ter enredo tão focado em perseguição religiosa. Demorou me uma eternidade a acabar

Amanda.Dorini 31/12/2021

Gostei
Achei uma premissa e começo interessante, a atmosfera e a cultura muito envolventes. Curiosa pra ver o que vem por aí

Leila.Cavalcante 14/01/2020

Esse é um daqueles livros da lista de “só li porque era o livro da vez no clube”, porque fantasia não é exatamente minha praia. Foi ruim? Não, mas também não foi nada excepcional. No começo eu achei tudo meio chato, até a página 100 mais ou menos eu fiquei com um sono. Acho que os primeiros capítulos, talvez a primeira parte inteira do livro poderia ser resumida em quatro, cinco páginas. Mas enfim, tirando as descrições enfadonhas e a porrada de adjetivos, a história começa a ser mais interessante, até porque tem uma temática, se não original, bastante diferente. Vasya é uma personagem bem legal; ela tem muitos problemas pra resolver e está sempre limitada pelo “papel da mulher”. Claro que eu me irritei muito com tantos homens decidindo a vida das mulheres e enfiando um marido qualquer goela abaixo apenas porque eles queriam, mas isso não é demérito do livro, é culpa do patriarcado, então não dá pra fazer muita coisa (ou talvez as pessoas devessem escrever histórias onde as mulheres já são livres pra fazer o que bem entenderem, mas isso é outra questão). Alyosha foi outro personagem que eu gostei muito, apesar de ele ser um coadjuvante. A parte que não me agradou muito foi a mistura de Game of Thrones com The Walking Dead, esse negócio de zumbis e inverno chegando já deu o que tinha que dar.

Evelin 24/02/2021

"All my life I have been told 'go' and 'come.' I am told how I will live, and I am told how I must die. I must be a man's servant and a mare for his pleasure, or I must hide myself behind walls and surrender my flesh to a cold, silent god. I would walk into the jaws of hell itself, if it were a path of my own choosing. I would rather die tomorrow in the forest than live a hundred years of the life appointed me. Please. Please let me help you."