O primeiro homem e outros mitos dos índios brasileiros

O primeiro homem e outros mitos dos índios brasileiros Betty Mindlin

Resenhas - O primeiro homem e outros mitos dos índios brasileiros

Phelipe Guilherme Maciel 18/08/2017

Mitos brasileiros selecionados por Betty Mindlin - Para crianças.
Eu confesso: Esperava mais deste livro. É o primeiro livro de uma série que explora os mitos do mundo e fomos privilegiados de termos os mitos brasileiros como abre alas. O que a Cosac Naify não deixa explícito, é que a coleção de mitos é direcionada ao público infantil. Eu já conhecia Betty Mindlin de outros trabalhos. Ela é uma grande antropóloga que passou anos com índios. Esperava um trabalho mais profundo, mesmo sendo em poucas páginas.
A realidade é que há muitas figuras (belas, mas que servem para rechear o livro) e os contos dos mitos são contados em uma fonte enorme, letras bem graúdas. Comprei o livro lacrado e confiei demais na editora e na escritora. Não há nada que te faça intuir ser este um livro infantil na capa e contra-capa.

Os contos acabam sendo repetitivos também, e posso dizer que o que mais apreciei foi a explanação que foi feita sobre as tribos que originaram estes contos.

Os outros livros da série são: Os Príncipes do destino, histórias da Índia, histórias da mitologia Andina, não sei se há outros após esses.
Gabi 02/01/2018minha estante
Exatamente! Super concordo

Phelipe Guilherme Maciel 08/01/2018minha estante
Obrigado pelo comentário, Gabi.

Marcia.Britto 20/02/2018minha estante
Endosso suas colocações!

Stephannie 07/06/2022

Interessante
Achei muito peculiar a seleção das histórias! É uma forma de se aproximar da cultura dos povos nativos do Brasil. Eu me surpreendi com a forma com que eles construíram a narrativa da explicação do mundo, mas infelizmente não consegui trabalhar nenhum conto no meu grupo terapêutico, dado os conteúdos da narrativa.

Marcelo Araújo 01/12/2009

Histórias dos nossos índios
A riqueza de mitos do índio brasileiro com o criterioso trabalho de registro de Betty Mindlin.

Leituras do Sam 03/05/2017

A verdade de um povo
Dentro da proposta, o livro é ótimo, interessante e instiga o leitor a querer saber mais sobre os mitos dos índios brasileiros.

Wilson 06/12/2022

Mitologia indígena brasileira
O livro apresenta alguns mitos sobre a criação da humanidade de algumas tribos indígenas.
É muito legal reconhecer essas histórias, pois nos faz pensar sobre a capacidade humana do uso da imaginação.
Leitura gostosa para passar um tempinho se deliciando das repetitivas histórias.