One Day

One Day David Nicholls

Resenhas - One Day

1 | 2 | 3 | 4

larissa855 20/02/2024

Acho que, por diversos motivos, esse livro não deve ser um 5 estrelas favoritado pra todo mundo. mas eu não tenho como dar outra nota: passei as 435 páginas totalmente presa nas personagens, e isso que eu já vi o filme milhares de vezes e já sabia o que iria acontecer. foi inevitável me apaixonar pela emma e pelo dexter (de novo), assim como pela história deles ? juntos e separados. acompanhar esses vinte 15 de julho foi lindo e triste e doloroso e incrível.
bookslettie 20/02/2024minha estante
terminei a miniserie semana passada e tô doida pra ler ? me destruiu total, depois verei o filme

Deise 20/02/2024minha estante
Aff, não consigo gostar do Dex. Ele é um lixo! Casal chato demais

Ju Cirqueira | @jucirqueira 13/10/2013

Encantador e emocionante! Preparem os lenços de papel!
Tudo começa no dia 15 de Julho de 1988, no dia em que Dexter Mayhew e Emma Morley estão se formando na universidade. Emma sempre teve uma quedinha por Dexter, e na verdade isso devia ser normal, pois todos conheciam Dexter – e as meninas o achavam atraente –, diferente de Emma que ninguém conhecia nem achava atraente. Emma era o oposto de Dexter, ela era do tipo idealista, que queria mudar o mundo ou pelo menos o mundo ao seu redor, e bem, ela também era um pouco nerd. Dexter, que não era nada nerd, não sabia o que queria da vida, além de farra, viagens e mulheres. Na noite de formatura da faculdade, com ajuda da bebedeira e cientes de que não iriam mais se esbarrar pelos corredores da universidade – apesar de Dexter nunca a ter notado de verdade – os dois se encontram e passam a noite juntos, trocando confidências, sonhos e esperanças em UM DIA que uniu suas vidas para sempre.

Dex e Em, Em e Dex. Depois daquela noite de formatura, algo muito forte fez com que os dois continuassem em contato, mesmo que a distância, por meio de longas cartas, telefonemas, e-mails e encontros ao acaso ou não. Talvez possamos dizer aqui, que a história se baseia em um amor platônico, onde ambos sabem que sentem algo, mas nunca sabem quando é o momento certo, e o sentimento permanece ali, esperando, esperando… Durante quase 2 décadas! Nós acompanhamos a história de Dex e Em por duas décadas de amor platônico, de uma série de encontros e desencontros, de muitos momentos de “quase”, e ficamos nos perguntando “E se Emma tivesse feito isso? E se Dexter não tivesse feito aquilo?”. Essa parte é um pouco frustrante.

Destaque pra uma das coisas mais interessantes do livro: as duas décadas de história de Dex e Em que acompanhamos são descritas de ano em ano, todas narrando os acontecimentos de apenas UM DIA, o dia 15 de Julho. A cada capítulo do livro nos situamos em um novo panorama da vida dos dois, conseguimos entender o que aconteceu naquele ano inteiro e sabemos como a vida de cada um está no momento. É incrível como o autor descreve e nos mostra a realidade, sem floreios, mas também não de forma negativa, apenas como ela é. Emma em alguns momentos de sua vida está frustrada, trabalhando de garçonete em redes de fast food, sonhando em um dia se tornar escritora, enquanto Dexter faz longas viagens pelo mundo esbanjando dinheiro com festas e mulheres; em outros períodos de sua vida Emma está mais realizada, dando aulas, escrevendo, e Dexter se torna um apresentador de Tv de sucesso, em outros ele se entrega a bebida e drogas e precisa de Emma mais do que nunca, e é lógico que ela sempre estará lá pra ele. A vida dos dois dá voltas e voltas, e às vezes a gente pensa “meu Deus, será que esses dois nunca vão ficar juntos?”.

Um Dia não é um livro de amorzinho que te faz suspirar o tempo todo, é um livro real, que muitas vezes pode nos frustrar, nos deixar arrasados, fulos da vida! Mas que também pode nos surpreender, nos fazer rir de situações cotidianas bobas, nos fazer refletir sobre as oportunidades que a vida nos dá e no pouco tempo que temos para aproveitá-las. Um dia também nos faz repensar as decisões que tomamos no dia a dia, e os caminhos que decidimos seguir. É um livro muito emocionante, cheio de amor, amizade, companheirismo, e que com certeza vai te deixar com lágrimas nos olhos! É um livro sobre a vida, e é impossível não se sentir tocado por uma história tão verdadeira.

site: www.nuvemliteraria.wordpress.com
Hick_erik 14/01/2019minha estante
Quero muito esse livro!

julia5908 18/03/2024

"we will always have tomorrow"
Honestamente, assim como, normal people e before sunrise, um dia não é livro pra qualquer um. ou você ama ou odeia. eu, sem sombra alguma de dúvida, amei com todas as minhas forças.

os personagens são tão reais que você consegue muitas vezes se ver na situação, principalmente, se ja passou por algo parecido. o dexter era extremamente vaidoso e arrogante, e a emma gostava de mostrar que sabia mais das coisas, mesmo sendo muito insegura. mas são os defeitos tao gritantes deles que os tornam tão reais. eles faziam um bem imenso um ao outro acima de tudo.

eu amo livros reais, de situações reais. é comum que a gente entre e saia da vida de uma pessoa por mais que a gente a ame mais que tudo. de verdade, essa obra pra mim é algo muito especial e estranhamente pessoal, e se pudesse leria tudo de novo.

Felipe 25/05/2011

Apaixonante
Meses atrás tinha ouvido falar do livro. Gostei do que ouvi a respeito, mas a memória acabou se perdendo. Daí veio o poster da adaptação cinematográfica que estréia dia 8 de julho nos Estados Unidos, pelo qual me apaixonei. E com ele veio novamente a lembrança do livro, que eu definitivamente tinha que ler antes de assistir ao filme. Estava com cinco livros começados e ainda não terminados, mas esse pulou pra frente da fila. Eu queria ler ESSE livro. Expectativas são perigosas. Mas nesse caso, felizmente, foram correspondidas.

É o terceiro romance do autor inglês David Nicholls. O livro atravessa 20 anos na vida de dois personagens, Emma e Dexter, sempre através de um dia específico do ano, 15 de julho. E contar mais que isso seria demais.

Quando o comprei ainda não havia sido lançado em português (menos de 1 mês atrás), o que acabou sendo ótimo. Eu gosto de comprar livros em português porque lá em casa todo mundo lê, mas foi muito bom ter lido no original mesmo. O texto é delicioso, o sotaque inglês (que eu amo) transborda em cada diálogo. Aliás, os diálogos são excelentes. Todo mundo que escreve costuma dizer o quão difícil é escrever diálogos (eu também acho) e Nicholls faz isso com muita habilidade. E é através desses diálogos que nos apaixonamos pelos protagonistas. O que é incrível, já que Dexter é uma figura que na vida real provavelmente me causaria antipatia. Os milagres da ficção e de um personagem bem construído! Já Emma... Ah, Emma... Essa é completamente apaixonante. Bom, pelo menos pra mim.

Dei muitas risadas com o livro, chorei, fiquei bravo, torci, me identifiquei, sonhei, não consegui parar de ler.

Pra tentar simplificar com exemplos, acredito que quem gosta dos livros do Nick Hornby, comédias românticas inglesas e dos filmes Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol gostará muito desse livro. Se você não tem problemas com inglês, recomendo muito que leia no original. Caso contrário, a edição em português já está disponível.
Ravena 25/01/2012minha estante
Adorei sua resenha! Até que enfim uma resenha de verdade e não um resumo do livro! Estou louca para ler!

Katia 21/04/2020

O livro que mudou minha vida
Um dia é uma história inspiradora, nos faz refletir sobre nossas escolhas e como um dia, uma decisão pode mudar tudo. Traz um sentimento real e cru entre duas pessoas. Como o amor disfarçado de amizade pode ser bom e ao mesmo tempo doloroso. A gente pensa no tempo perdido e o quanto o destino pode ter traiçoeiro. Nos ensina a viver o hoje, um dia de cada vez.

Carine.Klauck 30/03/2020

A história em si é muito boa, tem um final surpreendente! Mas confesso que demorei um pouco pra deslanchar a leitura. Pode ser porque eu li o livro em inglês...

lealalline_ 27/07/2021

Dex e Em, Em e Dex
15 de julho nunca mais vai ser o mesmo pra mim!! eu nem consigo fazer um feedback bom pq eu to destruída. leiam!! apenas leiam!!

Amanda 20/08/2020

Emocionante
Decedi ler o livro após assistir o filme, e fiquei chocada com o nível de fidelidade... Vários diálogos do filme são exatamente iguais ao do livro.
É uma história incrível, ainda que tenha um fim triste. Você torce para que a Emma e o Dexter fique juntos, mas ao mesmo tempo sofre com os vários obstáculos.
Vale muito a pena!

Fernando 25/08/2013

De repente o amor platônico vira amizade e a amizade vira amor.
“Um dia”
Sabe quando se apaixona perdidamente e platonicamente por alguém e você quer ter essa pessoa pra sempre ao seu lado. E de repente, vocês virão amigos e sua esperança aumento e o platônico torna-se um “quase realidade” – apenas alguns passos até o desejo real?!
Li esse livro me lembrando conscientemente de alguém que amei dessa forma e que nossa história foi quase igual a do livro, o fato é que na vida real, nossas escolhas são mais desastrosas e sem perdão.
Achei magnífico a forma como 15 julho foi algo marcante para os dois personagens, um dia que nunca esqueceriam e viveriam com ele como a lembrança de algo bom.
Embora o destino seja cheio de labirintos e pistas de mão duplas, os dois encontram a felicidade.
Uma simples amizade, em volta de um amor platônico – sentido por Emma – e que se torna uma amizade ao passar do tempo para ambos – Emma e Dexter.
É comovente, é inteligente, integro. Cheio de climax´s que são inconfundíveis.
Gentil e cheio de surpresas.
Um dia em um livro pra quem acredita no amor em qualquer tempo e espaço, que tem esperança de que um dia tudo poderá dar certo – e dá.

Lorrine 23/04/2020

Um dia... um dia você está feliz, um dia triste, um dia pensativo, um dia bem humorado... Um dia você está no auge, um dia você está no fundo do poço, um dia é só estabilidade... Um dia você ama, no outro dia não ama mais, um dia esse amor ressignifica... Um dia você tem e no outro já se foi... Um dia parece que é para sempre, no outro "o para sempre" se modifica... Um dia você é assim e um dia você é assado... Um dia... Essa é a vida, feita de dias e dias, dias que se transformam, ciclos que se fecham e sensações que passam para novas que virão. O livro "Um dia" talvez seja uma reflexão sobre uma longa vida de Em e Dex, mas pode ser também uma reflexão sobre nossa própria vida, em como nossas escolhas tem consequências e que somos também grandes responsáveis sobre o que somos e o queremos ser, mas, ao mesmo tempo, as coisas também só acontecem e nem sempre temos controle sobre tudo, pois no fim um dia é mais um dia.

naara (@naara.readings) 24/06/2020

O choro é livre
Não sei nem o que dizer desse livro. Já conhecia o filme então a história não era surpresa, mas mesmo assim foi um livro duro de ler, denso e sensível.
Não sei pq o David resolveu escrever uma história assim. Mas não deixa de ser boa.

roberta | @robertabooks 30/11/2020

Maravilhoso
Não há muito o que falar que já não tenha sido dito sobre o livro. A história é cativante, o casal vive seus altos e baixos, suas alegrias e tristezas, enquanto amigos, desconhecidos, amantes e meros conhecidos durante os 20 anos em que se passa a história, e você passa o livro todo torcendo para o casal finalmente dar certo e eles terem o seu "feliz para sempre".
Contudo, a vida nem sempre é assim, sendo que o livro mostra exatamente isso, que a vida não foi feita para agradar a todos e que temos que nos adaptar sempre.
Ainda que no começo a história seja um pouco lenta, da metade para frente é difícil largar o livro, sendo que quando acaba você fica com a sensação de querer mais, de que poderia ter mais sobre tudo.

1 | 2 | 3 | 4