Login

Resenhas
Recentes

MatheusKS 29/04/2013

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER USADO POR DEUS
Russell Shedd é teólogo e missionário da Missão Batista Conservadora do Sul do Brasil. Nasceu na Bolívia e graduou-se em teologia nos Estados Unidos pela Wheaton College. Diplomou-se Ph.D. em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Trabalhou em Portugal por um curto período de tempo, e mudou-se para o Brasil em 1962, onde vive até hoje. Shedd é presidente emérito da Editora Vida Nova e consultor da Shedd Publicações. Também é conferencista e autor de vários livros.
No livro O Líder que Deus Usa, o autor destaca as características que devem ser as mais importantes, e mais cultivadas por aqueles que fazem parte da liderança, em qualquer ministério no qual Deus os incumbiu. Ele trata do caráter e das qualidades que precisam estar presentes nas vidas destes líderes, além de apontar os defeitos mais corriqueiros. Russell usa como exemplo vários personagens bíblicos, destacando a liderança de Jesus.
No primeiro capítulo o autor destaca que tipo de líder Deus usa, citando vários exemplos de personagens da Bíblia. Primeiro ele fala de José, que foi um líder moldado enquanto passou por uma prova severa de rejeição. Logo depois de Moisés, que foi um líder que demostrou firmeza diante de Faraó e convicção da sua fé. Após este, é citado Davi, que foi um homem humilde, que reconhecia seus erros, tinha coragem e determinação, conhecido mais tarde como “um homem segundo o coração de Deus”.
O capítulo dois destaca as características dos líderes que Deus seleciona. O Senhor procura primeiramente um homem com o coração de Deus, aplicado na oração. Ele também busca alguém aprovado, de bom caráter e bom testemunho. Além disso, o líder precisa ser disponível e disposto para a obra, disposto a ensinar e aprender. E finalmente, o líder que Deus procura precisa ser perseverante e persistente.
O próxima parte da obra trata do caráter do líder. Este é um dos capítulos mais importantes, o autor cita diversos aspectos fundamentais para exercer a liderança. O primeiro é o da santidade, ela é uma exigência do líder cristão, uma ordem que vem de Deus para todos os seus filhos, e em especial o que exerce liderança sobre os demais. Ele também precisa ser cheio do Espírito Santo, buscar encher-se de Deus diariamente constantemente. É necessário que o mesmo seja um homem sábio e cheio de fé. Além destes aspectos destaca-se o amor, como base da boa liderança e por fim o servilismo.
No capítulo quatro, Shedd se detém especificamente no exemplo de liderança de Jesus. É necessário que aqueles que querem ser usados por Deus sigam o padrão de Jesus em tudo na sua vida e no seu ministério. Negar-se a si mesmo é essencial, a mortificação do “eu” para que Cristo faça a obra de Deus. Também é necessário compaixão pelo próximo, o líder não pode ser indiferente às necessidades das pessoas ao seu redor. Mais um aspecto importante a ser observado é como a pessoa lida com suas finanças, o líder não pode ser financeiramente irresponsável.
As responsabilidades do líder são o destaque do capítulo seguinte. O homem de Deus necessita ter uma visão dos objetivos da organização que lidera, para não se perder durante o caminho. Ele também precisa liderar seus seguidos para elevar a estima dos valores do grupo, e motivá-los a permanecerem firmes nos seus objetivos. Além disso necessita ser um bom administrador, um bom exemplo e sempre acompanhar o crescimento do grupo.
No capítulo seis, Russell fala dos impedimentos para uma boa liderança. O líder não pode ser incrédulo nem inconstante. Não pode render-se ao desânimo nos tempos difíceis, nem estagnar. Não pode ser invejoso, nem deixar que seu coração seja dominado pela soberba. E por fim, precisa ser verdadeiro.
Nos próximos capítulos Shedd enfatiza a importância do equilíbrio na liderança em diversas áreas, dentre as quais são destacadas a determinação, a flexibilidade, a firmeza, o perdão dos pecados, a humildade, a mansidão, o equilíbrio, a visão e a coragem. Logo após o autor fala das atitudes que fazem uma liderança bem sucedida, dentre as quais estão a gratidão, a humildade, uma disposição para aprender, o interesse no reino, o otimismo, a oração perseverante etc.
No capítulo final o assunto é sobre as recompensas da liderança, que são muitas. Russell Shedd nos traz uma grande obra, que resume de forma magistral todas as qualidades necessárias que um líder segundo a vontade de Deus necessita. O livro é de fácil leitura, extremamente prático e útil para qualquer pessoa que deseja ser um líder, independente do ministério que vai exercer. É recomendado para seminaristas, pastores e líderes de ministérios.

Publicidade

logo skoob beta
"Se você não achar um livro lá, você pode cadastrá-lo. Isso é um diferencial, porque o acervo se torna ilimitado"

Gazeta do Povo