Papel e tinta

Papel e tinta Nereide Schilaro Santa Rosa

Resenhas - Papel e tinta

Laís 10/04/2011

Vai da expectativa
Papel e Tinta - Artes do Japão, como já elucida o título, aborda artes do desse país relacionadas a papel e tinta. O livro é dividido em dez capítulos:

1. Washi
7. Noh máscaras
8. Shodo
9. Takô
10. Mangá

Cada capítulo do livro é dividido em três partes básicas:
a) Conheça (com informações básicas sobre a técnica);
b) Aprenda (com a contextualização histórica);
c) Faça (sugestões de atividades relacionadas com a técnica).

Quando adquiri o livro, minha expectativa era de noções relativamente aprofundadas dos conceitos, histórico e adaptação das técnicas e tudo mais. Daí certa frustração quando iniciei a leitura e percebi que toda a obra parece ser unicamente dirigida ao público infantil, sendo, por exemplo, a atividade do capítulo da máscara de Noh uma máscara em cartolina. A línguagem é bem simples, todos os conceitos são bastante superficiais, as letras são grandes e espaçadas e o livro é repleto de figuras (quase totalmente de nipo-brasileiros adeptos das técnicas). Assim, considero que a maior parte do meu desagrado com relação à obra não seja pelo trabalho em si, mas pela minha quebra de expectativa.

Apesar das colocações anteriores, o livro alcançou um possível objetivo de me instigar a experimentar novas técnicas e materiais em trabalhos artísticos, o que suponho que seja um ponto a favor. Além disso, o trabalho editorial é de encher os olhos - todo o acabamento do livro é lindo de verdade.

Assim, compartilho essa resenha que tem mais o objetivo de elucidar sobre o caráter infantil da obra e evitar expectativas contrárias. Se observado por este ângulo, é um lindo trabalho e que recomendo fortemente.

Lucas.Amorim 26/11/2023

As várias culturas japonesa
O Japão e a China são dois países rico em cultura tradicional. Cultura essa que é transmitida de geração para geração, para que assim sempre mantenha-se viva. A obra nos introduz o leitor nessa cultura, com uma leitura de fácil compreensão e um maior aproveitamento.