Menina Mãe

Menina Mãe Maria Gloria Cardia de Castro...

Resenhas - Menina Mãe

Dani 26/07/2021

Leitura agradável para tarde.
"Menina Mãe" trata-se de um curto livro, rápido, aproximadamente cinquenta páginas, mas quw trás um assunto muitíssimo interessante.

'O livro de "Maria da Glória Cardia de Castro" fala do final de uma gestação de uma menina de treze anos de idade numa cidade do interior (não especificado) cuja mãe e todo o resto da cidade se voltaram contra ela abandonando-a neste momento tão difícil.'

A história é bem bonita e interessante e é de grande valia para todas as idades. Impossível não se emocionar do início ao fim do decorrer da historia com os turbilhões que "Salma" foi imposta pela sociedade de controle.

Por mais que certos assuntos sejam tratados apenas por alto, dá-se para subentender tudo o que essa menina passou mesmo sem estar escrito nas páginas deste livro.

Esta é uma leitur que recomendo para todas as pessoas que eu conheço, principalmente para os menores de idade de ambos os sexos.

Anna 04/06/2020

Um reflexo da realidade
Menina Mãe é um reflexo da realidade. Quantas mães jovens vemos por aí? E quanto julgamos elas, sem saber suas histórias? Esse livro, na minha opinião, retrata muito bem o que acontece atualmente, meninas muito jovens e ingênuas, que não tiveram educação sexual e acabam engravidando. Esse livro nos leva a refletir nossas atitudes, será se é necessário tratar a moça como se tivesse feito algo horrível? Tudo que precisam é de amparo, todos apontam o dedo, mas ninguém a ensina e nem ajuda em nada. Gostei muito da escrita da autora e da forma em que ela conduziu a história e nos mostrou os personagens, cujos senti que conhecia todos eles, talvez conheça mesmo... Me apeguei á menina, tão inocente e sempre culpada, no fim teve o mesmo rumo de muitas mãe jovens.
Creio que este livro deveria ser tratado nas escolas, a educação sexual é importantíssima e este livro pode ser de grande ajuda. Indico a todos.
Leitura e . 04/06/2020minha estante
Oii.. Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Moni 20/10/2014

Menina Mãe
Primeiro livro que li na minha vida, fiquei assustada com ele, dizia coisas que não sabia (eu estava na antiga 5 série, atual 6 ano).
Nunca conheci alguém que já tenha lido esse livro, estava começando a achar que estava imaginando que tinha lido esse livro, porém, lembro perfeitamente indo para a biblioteca e as pessoas tiravam os livros de minha mão, logo fiquei sozinha e o vi, pequeno, li a primeira folha e achei que seria fácil, então peguei e o li em dois dias, tirei dez na prova, mas não entendi muita coisa do livro....Irei ler ele novamente.
@umaleituraenadamais 31/10/2017minha estante
Eu também li ele muito nova (estava na 6 série, atual 7 ano). Foi um choque para mim. Mas, uma leitura inesquecível. Lembra que tirei uma nota muito boa da professora de Português por uma redação que fiz e como contei a história na sala.

@umaleituraenadamais 17/02/2020minha estante
Eu li nessa época tbm, 5° série. Li sem precisar de nota, mas pelo prazer da leitura. Tive as mesmas sensações que vc.
Não entender muitos acontecimentos do livro. Lembro bem da hora do parto. Fiquei impressionada com a descrição da cena. E vc? Ainda lembra alguma coisa do livro?

Gabi 01/09/2017

Esse livro é muito intenso e triste...muita gente pode achar que é até de certa forma lúdico, mas é a realidade de muita menina não conhecer o próprio corpo nem como se concebe um bebê! Apesar de toda a tristeza dessa história, o modo como o padre Maurício acolhe a Salma e dá todo o suporte necessário à menina e ao bebê dela é lindo...Esse livro faz a gente pensar sobre muita coisa, desde nós mesmo até o que estamos ensinando e deixando de ensinar para nossas crianças. Chorei horrores lendo.

alee e michelly 18/03/2011

è uma menina que engravida muito cedo..è rejeitada pelo povo de sua cidade..ate que um amoroso padre cuida dela e acolhe ela..e ainda cuida do destino do seu filho..
alee e michelly 18/03/2011minha estante
ESSE LIVRO È MUITOO DAHORAA..PORÈM TRISTE NO FINAL..

Lara.Sevilia 22/08/2018

Menina mãe
Uma menina de 12 anos da zona norte. Uma menina muito nova que perdeu sua virgindade no seu primeiro relacionamento e engravidou. Quando ela foi falar para seus pais , eles nem tiveram compaixão! Mandou - na embora de casa quando.......

Se você quiser saber o final deste livro leia e coloca aqui no [Skoob] para eu ver sua opinião para eu ver se você gostou!!
Espero que goste!! Beijoss
Vitoria 22/08/2018minha estante
adoreiiiiiiiii

Guilherme.Richard 22/08/2018minha estante
ehehehehehe otima resenha

Robert Maia 06/06/2019minha estante
Ela era do interior, e quem dá abrigo a ela é um padre. Tem quase 30 anos que li. Li na quinta série esse livro.

emillyyy 26/11/2022

crítico
confesso que só estou escrevendo uma ?resenha? pra contar como livro lido na minha meta de leitura, mas não gostei deste livro. não que a história não seja boa, pois afinal aborda sobre o quanto a sociedade despreza, crítica, isola e rejeita um ser humano sem nem mesmo saber da situação ou do que ocorreu com ele, mas eu achei a vibe do livro muito pesada e isso não me agradou.

basicamente o livro fala de uma menina de aproximadamente 11 anos, muito ingênua, que foi estuprada, (sem saber) por um menino de 20.
todo mundo da cidade onde ela morava achou que ela era uma pervertida assanhada e por isso tinha engravidado, menos o padre que basicamente a viu crescer, e que foi condenado junto com ela por ter ajudado a menina com a gravidez provida do estupro.

Mile44 03/08/2023

Um dos piores livros que eu li na vida
Até hoje, eu me questiono como eu consegui terminar de ler em vez de abandonar a leitura pela metade. É um livro conservador e um verdadeiro desserviço para o público-alvo (adolescentes).

Fran 23/02/2010

Achei bom, mas gostaria que o livro focasse mais a respeito de como ela engravidou, ja que conta que ela só estava ficando com um menino e que ela não sabia como se engravidava...
O livro mostra uma verdade, hoje em dia crianças geram crianças, mas infelizmente não há nem um pouco de inocência como mostra a menina ter dito.
Andrea 03/08/2014minha estante
Ela engravidou quando o tal "ficante" ejacula próximo à sua genitália, tentando ensinar às jovens mocinhas que não necessariamente precisa haver penetração para que ocorra uma gravidez. Infelizmente acho que a história não tem mais muito resultado de conscientizar, pois hoje os jovens cada vez mais cedo tem iniciado suas vidas sexuais inconsequentemente.

isa 07/12/2010

Menina Mãe
Conta a história de uma menina que vai ter outro filho mas ela nao tem experiencia nenhuma no assunto ela vai gerar uma criança dentro de outra criança e com isso vai acontecer muitas mudanças na vida dela.

SouFabiDias 18/02/2016

Menina mãe
Também li esse livro na adolescência, todas da minha turma leram, ficávamos assustadas e comentávamos que não deveríamos nem mesmo abraçar nossos namorados. See lembro bem, ela ficou grávida enquanto estava sentada em seu colo e ele ejaculou na calça jeans, nem sei se isso é possível.

Ana 27/02/2018

Li este livro na sexta série, aos doze anos de idade.
Salma, a protagonista da história, menina-mãe do título tem apenas 12 anos e é muito inocente.
A mãe dela trabalha para padre Maurício, em uma paróquia do interior.
Certo dia, Salma aparece grávida, sem saber muito bem como tudo havia acontecido, pois pouco ou nada sabia sobre sexo.
Sua mãe a repudia, ela sofre com a repulsa dos habitantes da vila onde mora, tendo como único apoio Padre Maurício, que cuida dela.
Um livro muito triste, com uma situação que pode ocorrer com meninas que não tem em casa uma orientação adequada sobre sexo.

Lara.Milena 22/08/2018

menina mae
o livro conta a historia triste e bem complicada da garota salma , que foi abandonada por todos ate pela sua propria mae , pois engravidou com apenas 14 de idade em uma cidade pequena onde todos a conheciam . Os boatos eram muitos grandes e sempre criticando-a , o autor tenta mostrar as dificuldades de uma ''crianca" que se torna mae , eu particulamente achei muito emocionante essa historia pois o final surpreende a todos , apesar de nos deixar triste e uma realidade que acontece nos dias de hoje , aconselho a voces pegarem esse livro pois nao vao se arrepender e sim se surpreender.