Viver Vale a Pena

Viver Vale a Pena Lucilia Junqueira de A. Prado

Resenhas - Viver Vale a Pena

Gabriela 02/11/2023

Viver vale a pena :)
Vou ser sincera que quando olhei para o livro, não tinha colocado tanta fé.

No entanto amo o fato do enrredo ser divertido em algumas partes como o Alto da compadecida, tendo dialógos com sotaques e dialetos comuns para mim.
exemplos : ocê, filho duma égua , Bença , macho, nega, cruz credo, pajear, pr'ocês...
a leitura acaba ficando bem fluida para falar a verdade.

Personagem predileto é o Divo ele é um divo sksks
Personagem odiado é o Arsênio por motivos obvios
o nome dele parece até o veneno arsênico eco

bom... é essa minha resenha... VIVER realmente VALE A PENA

Jessica.Cacko 27/09/2023

Cheio de simplicidade ?
Um leitura simples, mas simples de tudo, foi tão gostoso de ler, o diálogo dos personagens é de uma simplicidade sem igual, eu amo livros assim.

O livro fala sobre Chiquinha ( Francisca ) um menina negra que cresce sentindo o desprezo do pai e que devido as circunstâncias precisa ir morar na casa grande. O tempo passa e ela cresce, com o sentimento de que tudo na sua vida da errado, que não tem sorte em nada, se sente sozinha e andaa precisa lida com todo o desprezo e palavras duras de seu pai. Por mais que acontece coisas "ruins" em sua vida, ela faz o que pode pra ajudar a sua família, pensa primeiro nos outros do que nela.
Ela passa a conhecer o amor, começa a se "alinhar" com Daniel e tudo que Chiquinha sentia passa a ser pequenininho perto do sentimento e da presença de seu amor.

? Sabe aquele romance inocente? Daquele pessoal antigo ? Que a mão de uma moça tinha que ser pedida para os pais primeiro? Pois bem esse é o livro, não é cheio desse amortodo, mas consegui enxergar isso nas poucas páginas que falavam de Daniel e Chiquinha.

? Durante a leitura nos deparamos com os senhores de fazenda que ainda tem suas cozinheiras, arrumadeiras e babás, para serem servidos. Temos o racismo da parte do pai de Chiquinha, que precisa lidar com a forma de como ele se dirige a ela, talvez seja por uma suposta traição ou mal entendido entre seus pais, mas fica claro o racismo dele.

? O livro foi um empréstimo da biblioteca e uma leitura super recomendada por mim.

jvsherlocked 22/09/2021

um dos primeiros...
"sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
mesmo que o pão seja caro
e a liberdade pequena"

é suficiente. sofro, mas eu amo.

Gábi 19/06/2010

Uma lição de vida
Li esse livro quando pequena, e até hoje guardo na memória o quanto gostei. Foi quando me dei conta de que havia flores azuis.
Um livro simples, bonito, que fala de uma realidade triste.
Recomendo.

Vanessa 05/10/2012

Lembranças
Um dos primeiros livros que lembro da minha infância. Sensível, lindo e uma lição de vida!

Carla Costa 29/05/2018

Tenho um carinho muito especial por esse livro. Ele foi o primeiro livro que eu li, quando tinha 13 anos. História emocionante e uma lição de vida.