Madame Kardec

Madame Kardec Adriano Calsone

Resenhas -

Vivi.Montarde 22/11/2020

Uma leitura muito interessante e de muito aprendizado. O livro me trouxe muitas informações novas, muita coisa que realmente desconhecia.

O livro é uma biografia da esposa de Allan Kardec e dos primeiros anos do espiritismo na França. O autor fez um excelente trabalho principalmente se considerarmos que pouco se sabe sobre a Amélie-Gabrielle, e o livro nos mostra o porquê.

O livro desconstrói a imagem que muitos têm da Amélie, de uma senhora dócil, acomodada ao lado do marido atuante. Ela foi uma extraordinária mulher que muito contribuiu para a preservação e divulgação do legado de Kardec.

Gostei bastante da leitura, principalmente da primeira metade. A parte após o desencarne de Kardec, com todos aqueles desentendimentos em como conduzir a doutrina espírita, achei que poderia ter sido mais enxuta porque ficou repetitiva em muitas partes e cansativa. Mas não comprometeu a leitura, a qual recomendo muito.

Claudia.livros 21/11/2023

?nada há de secreto que não possa ser descoberto, nem nada oculto que não seja revelado, podendo aparecer publicamente? - Jesus
??
Sou espírita kardecista há mais de 30 anos. Sempre procurei honrar a doutrina espírita, da melhor maneira possível. Nada mais justo, já que, de certo modo, lá em 1990, ela me salvou. Me tirou do abismo em que vivia. Me mostrou Deus e Jesus. Saí do niilismo, agnosticismo ou sei lá o quê eu vivia.

Mas há apenas 3 anos é que soube que o que havia chegado ao Brasil do Espiritismo francês na verdade estava recheado de sincretismo. Isso desde os seus primórdios, ainda no século XIX. Quanto mais eu lia, mais percebia que não conhecia perfeitamente a doutrina que professava e defendia. Resolvi estudar mais. E quanto mais estudava, lendo e assistindo entrevistas e palestras, mais me interessava.

Bem, não dá para explicar por aqui, mas basta saber que coisas absurdas foram feitas pelos "herdeiros" do Espiritismo na França (pelo Sr. Leymarie principalmente).

Mas isso diminui o Espiritismo? De maneira nenhuma! Agora, mais do que nunca, quero me aprofundar nesses estudos, que já venho fazendo desde 2021.

E quanto mais estudo, mais admiro Allan Kardec pela obra incrível que legou à humanidade me permitindo compreender melhor os ensinamentos de Jesus.

Essa biografia de Amélie-Gabrielle, sua esposa, vem trazer ainda mais conhecimento da história do Espiritismo e do que fizeram para destruir-lo ainda no tempo em que a viúva Kardec estava encarnada. E ela foi admirável. Lutou o quanto pode para preservar o Espiritismo como deixado por seu marido.

"a preservação e divulgação de seu legado devem-se em grande parte a essa extraordinária mulher, que enfrentou preconceitos, conspirações desprezíveis, traições e inúmeras decepções para que o Espiritismo permanecesse vivo."

E foi graças à sua incansável amiga Berthe Fropo que temos acesso a boa parte dos acontecimentos da época. Próximo livro dessa temática será, inclusive, o Muita Luz (Beaucoup de lumiére), de Berthe.

Silvinha.Araujo 12/01/2017

Vale muito a pena pra quem, realmente gosta e tem interesse no espiritismo!
Leitura Iniciada em 02/01/2017
Finalizada no dia de hoje 07/01/17
Madame Kardec
Livro de Adriano Calsone..
Esse livro conta a história da esposa do codificador do Espiritismo Allan Kardec, ela nos detalha como foi a vida dessa nobre senhora, aliás a mais importante senhora do Espiristimo.
Amélie- Gabrielle Boudet.
Eu achei uma biografia fascinante, por que ela nos relata a história do casal e como eles lutaram para que o Espiritismo fosse aceito.
Depois da morte do mestre o livro relata como alguns de seus fiéis companheiros adotaram outros tipos de postura, passando a não respeitar a opinião da viuva de Kardec.
Femme Forte assim ela era chamada na época, foi uma mulher admirável e respeitável, apesar doa rigores da época, lamentou- se vezes sem fim vendo o que estavam fazendo seus confrades com a Doutrina que seu querido esposo codificou.
Destaquei alguns trechos que achei interessante;
* Prática Espírita deveria ser realizada sempre com a máxima simplicidade, sem apegos, jamais abandonando o bom senso e a fé raciocinada nas lides. Sabemos que o Espiritismo não figura sacerdotes e nem utiliza, em suas reuniões e práticas, paramentos ou quaisquer vestes especiais.
* É bem difícil julgar o coração humano, pois se ele tem momentos de desânimo, tem também horas de entusiasmo.
* Madame Allan Kardec foi, verdadeiramente, a mulher forte seguindo o Evangelho; tornou- se companheira do divulgador do Espiritismo; ela adotou suas idéias; ela empregou todas as suas energias no estudo dos princípios novos; ela superou os preconceitos de sua época e de sua educação, aumentando a sua vontade à altura do espírito e nosso mestre. [...]
* A morte que é vida; e dormir, às vezes, é a ação mais enérgica que se possa imaginar.
* O dever à verdade é o de situá- la sobre o candeeiro, a fim de que qualquer pessoa possa enxergar a luz, pois " nada há de secreto que não possa ser descoberto, nem nada oculto que não seja revelado, podendo aparecer publicamente."
* O homem sofre por que está no imperfeito e no Relativo; sofre por que expia uma falta que cometeu em um mundo anterior. O progresso dos mundos está em plena atividade. Nossa Terra é apenas um doa mundos, cujos números são incalculáveis.

O que aprendi com essa biografia:
# Superação: Ela acreditou, teve muita fé e lutou muito por uma doutrina em uma época que as mulheres não tinham direito a opinar.
# Ela levou rasteiras de pessoas que ela acreditava, confiava e que por questões financeiras onde o dinheiro falava mais alto deixaram outros planos induzirem e adentrar a uma doutrina que é pura, onde há amor e caridade.
Um livro excelente que nos leva a época inicial dessa doutrina maravilhosa, que nos ensina o amor e a caridade.
E que sim o outro lado existe..

Fora da caridade, não há salvação. Nascer, morrer, renascer ainda, e progredir sem cessar. Tal é a lei...

Allan Kardec.

Super Indico essa biografia fascinante!!!
Femme Forte Amélie- Gabrielle Boudet
Madame Allan Kardec

Beijos amores..

jumorgensten 07/08/2019

A obra é uma biografia da esposa de Allan Kardec, Amélie-Gabrielle Boudet. E um pouco também sobre a Doutrina Espírita.

O livro é dividido em 3 partes: A primeira é a da menina Amélie a Madame Kardec (1795 a 1869). A segunda é a Viúva Kardec (1869 a 1883). Por fim, conta Depois dos Kardec.

Mostra desde os acontecimentos com os pais pré-Amélie, seu nascimento, criação, quando e o relacionamento com Hippolyte e sua importância para o Espiritismo durante e após desencarne de Allan Kardec.

Vemos o quanto Gabrielle era a frente do seu tempo, pois nunca seguiu as regras da sociedade da época e sempre fez aquilo que bem desejou. Nunca se casou por idade, status, comodismo ou pressão. O mesmo valia para a sua profissão.

A obra também comenta sobre a relação com Rivail e as questões do casamento, dos lugares que moravam e do envolvimento sempre com muito amor, companheirismo e cumplicidade.

Um fato curioso é sobre a morte de Allan Kardec: Em todos os lugares comenta-se sobre o mau súbito, porém, no livro é falado de uma queda da escada que teria provocado um AVC. Pelo sim ou não, esse detalhe é o menos importante.

Depois do falecido do seu marido, a vida de Amélie e do Espiritismo vira um caos. Muitos problemas, preconceitos, amigos não tão amigos assim, aproveitadores... Ixiii! Uma função atrás da outra.

Até que esses fatos foram afetando sua saúde e ela foi se afastando das questões espirituais na prática. Até cair, bater com a cabeça na quina de um móvel, ficar em coma durante dois dias e ela desencarnar.

A partir daí vem a terceira parte do livro, contando o Espiritismo depois dos desencarnes tanto de Allan quanto de Amélie.

O texto é de fácil entendimento a todos. A leitura é leve e fluída. Foi meu primeiro contato com o autor e sua escrita e adorei. Quero ler mais coisas do Adriano.

Minha gente! Desculpem o palavrão: Mais que mulher foda! Se hoje ainda enfrentamos preconceito, machismo e descrença de capacidade, imagina naquela época. Em momento algum aceitou ser submissa, mesmo nas situações onde mais ridículas.

Como sempre dizem: Atrás de um homem, sempre existe uma grande mulher.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/08/07/madame-kardec-adriano-calsone/

Camila1856 27/07/2023

Gostei muito do livro, é ótimo pra quem quer saber mais sobre os primórdios do espiritismo e sobre sua continuação pós-kardec. Fala bastante da Amélie, que é a biografada, mas também traz essas informações sobre o próprio movimento espírita na França, e são informações muito ricas pra quem realmente se dedica a conhecer o espiritismo. Vale muito a leitura.