Formação e Rompimento dos Laços Afetivos

Formação e Rompimento dos Laços Afetivos John Bowlby

Resenhas -

Thati 29/08/2021

Sobre afeto e vínculo
Pesquisas sobre origem e formação dos laços afetivos e como eles se desenvolvem na infância.

Bowlby discorre sobre as pesquisas e análises com base na etologia

Ketolli 15/10/2020

Clássico
Uma obra importante para entendermos sobre apego e a teoria da ligação. No entanto, traz muito a perspectiva da psicanálise e da teoria evolutiva o que pode tornar a leitura um pouco densa. Por isso, é importante ter um conhecimento prévio desses assuntos para a melhor compreensão do livro. Ademais, é muito válido e até essencial lê-lo para quem gosta de estudar como se dá os vínculos e perdas das relações.

Cacaudia 14/11/2023

Essencial para terapeutas
Um livro que aborda temas profundos e com muito embasamento científico, com referências a diversos estudos.
Utiliza uma linguagem bem acessível para que o leitor compreenda a teoria e também traduz o conteúdo dos estudos que referência para uma linguagem muito didática.
Uma obra com certeza referência para quem atua na área.

Victoria96 23/12/2021

Bowlby, realmente? um pensador e experimentalista da psique humana como sem igual.

Explora a Teoria da Ligação (entre mãe e filho), dizendo que formas de distúrbios psiquiátricos presentes em crianças podem ser atribuídas ou a desvios ou a falhas no desenvolvimento do ?comportamento de ligação? entre elas e figuras próximas?. Falhas estas que podem persistir ou repercutir nos comportamentos mais atuais dessas crianças.

Cita Freud, ao dizer que as raizes de nossa vida emocional estão diretamente ligadas às experiências de nossa infância, responsáveis por fundamentar nosso ?eu intrínseco? e, posteriormente, nossas ações em face aos acontecimentos pela vida.

Por fim, julgo importante quando Bowlby diz um filho que recebe amor e carinho cresce de maneira saudável, sem uma propensão irresistível ao sentimento do ódio. Entretanto, em casos contrários, seus anseios libidinosos tendem a ser muito elevados, fazendo com que essa criança fique numa busca incessante por amor e afeição, dando a ela uma propensão contínua à odiar aqueles que não conseguem lhe dar o afeto que tanto deseja.

Assim, Bowlby consegue ministrar o equilíbrio ? mostra que ambos os lados da moeda, ao selecionados por natureza, causam, ainda que opostas, iguais terríveis consequências. Um amor maternal e de primeira infância exuberante traz dor; a falta dele, o mesmo.