O Ano do Pensamento Mágico

O Ano do Pensamento Mágico Joan Didion

Resenhas - O Ano do Pensamento Mágico

Jordananobre 01/02/2023

Bom !
Dedicada ao luto, é um acalanto para os indivíduos com uma vulnerabilidade similar.

A morte repentina de John Gregory Dunne não apenas foi o acontecimento chave para a escrita de O Ano do Pensamento Mágico, mas também o momento que mudou o cotidiano de Joan Didion. Em apenas um instante, o seu marido estava morto na mesa durante o jantar. Momentos antes do infarto, o casal estava justamente visitando sua filha Quintana, em coma na UTI com uma grave pneumonia.

A experiência devastadora do luto e as reminiscências de memórias de décadas passadas são descritas por Didion com muita sinceridade. A autora não é melancólica ao relatar sua dor, visto que ela mesma sempre julgou a autopiedade e seus traços. O tom triste do livro é devido as desgraças que a vida entregou à autora de uma vez só. As páginas retratam a neurose em entender o que tinha ocasionado a morte de seu marido, as circunstâncias da doença da filha e os momentos significativos do passado.

Confesso que esperei bem mais do livro ! Mas, vale a leitura .
Talvez eu tenha criado muita expectativa.

Martha 29/01/2023

Sobre sentimentos que ninguém quer sentir.
Profundamente tocada pela história, pela escrita, pelas referencias nuas e cruas sobre o luto.
Eu enxergo a confusão, a sensação de afogamento, a solidao, a confusão metal e fisica que o luto deixa. E para alem disso, essa biografia do luto, mais que da vida, tras todas as adversidades que ela teve que passar no seu momento de luto.
É difícil escrever sobre o livro estando tbm nesse processo, mas me senti acolhida e representada durante a história. Aprendi que meus devaneios são vórtices de memorias e que eles ainda vão seguir por muito tempo, mas principalmente nesse primeiro ano. (Mas não entendi o título)
Escrita fluida que te toma e arrebata com força e não da vontade de parar de ler.

lebaptista 23/01/2023

O luto e a vida
Para quem nunca teve uma experiência como essa, é um livro amedrontador - no início. A perda do marido e a quase perda da filha acontecem com pouquíssimo intervalo de tempo para Joan. E o leitor empático mas desavisado, como eu, sente náuseas, dor, pena.

Aí que a história começa. A autora descreve trajetória sensível e cheia de altos e baixos, que escancara e desmistifica esse processo tão dolorido. Entre o luto e a vida, ela sobrevive e, acima de tudo, reaprende a viver.

Retalhos e Prefácios 20/01/2023

Esperava bem mais...
Acho que temos aqui um típico caso de "muita expectativa e pouco resultado!

Criar expectativas sobre algo é muito ruim, já que, dificilmente, elas são atendidas e/ou superadas. Vivo falando sobre isso... Mas, também são inevitáveis... Paciência!

Recebi esse livro em 2018, pouquíssimas semanas após meu, então, marido, falecer. Confesso que, apesar de se tratar de uma autora conhecida e respeitada, eu não conhecia nada sobre ela. Tampouco, sobre o exemplar que estava recebendo da Editora. Li a sinopse e acabei não conseguido iniciar a leitura.

Não era o momento, ainda, para que eu lesse algo sobre o luto de uma esposa.
Algum tempo depois, tudo isso mudou completamente. Passe a ler vários livros que tratassem desse tipo de luto e, alguns, me ajudaram bastante com minha própria dor.

No entanto, por este eu ter recebido tão recente com minha perda, acabei não lendo e, depois, "esquecendo-o" na estante.

Ao separar os 6 livros para 2022, lembrei dele e incluí-lo logo na lista. A essa altura, já bastante empolgada com ele e, ainda, cheia de recomendações positivas.

A leitura é fácil e simples. Algumas passagens são interessantes. Mas, no geral, achei um livro raso no que parecia se propor, e repetitivo de certa maneira.
Afonso74 31/01/2023minha estante
Primeiramente lamento sua perda
Realmente o livro toca no tema de como as coisas podem mudar de um minuto para o outro mas depois torna-se repetitivo enfadonho e repleto de referências que nem todos conseguem "acompanhar" e se relacionar com elas

brendaminah 17/01/2023

informação é controle, ou pelo menos, assim o achamos.
nessa obra, joan didion, como a jornalista sagaz que é, destrincha de forma crua, nada organizada e de certa forma burocrática, o processo pessoal do luto por seu marido falecido em dezembro de 2004.
beira o inacreditável o quanto joan domina as palavras a ponto de te fazer se interessar por dados e pequenos trechos de informações sobre questões médicas e burocráticas.

ana clara :) 11/01/2023

?era preciso acompanhá-la?
acho que ninguém nunca ta, verdadeiramente, preparado pro luto. do mesmo jeito que a joan não tava, mas ela escreveu pra que a gente, de alguma forma, estivesse. e ainda não estaremos pra quando acontecer, mas é assim mesmo.
ver o jeito que a joan não se permitiu sofrer o luto e a forma que ela foi perdendo a fé com passar do ano foi uma das coisas mais verdadeiras que eu ja li. didion, todo o meu respeito (por mais que às vezes a leitura tenha sido devagar. o livro era mais pra ela do que pra mim, de qualquer forma). se você não quiser, não leia, mas é excepcional

Sabrina 04/01/2023

Um relato forte sobre a perda, o luto, as memórias de uma vida em comum, as fugas pra evitar o sofrimento e encarar a nova realidade após a morte súbita do companheiro. Paralelo a isso lidar com a filha que, tbm adoecida, tem risco de morte. Ao mesmo tempo que é doloroso, triste, carrega uma sensibilidade que o torna bonito tbm. Vale muito a leitura, não era o meu momento de ler, mas pra quem passou recente por uma experiência de perda é uma boa pedida.

Carolina 31/12/2022

Um diário honesto
Gostei do livro, mesmo que em muitos momentos a leitura tenha sido cansativa e arrastada.
É uma obra sobre o luto: como seguir vivendo depois da morte (repentina) de alguém importante.
A vida e a morte são inerentes a todes e por isso muitos questionamentos postos pela autora nos faz refletir sobre nossa própria realidade, valeu a pena lê-lo.

Priscila 31/12/2022

Verdades sobre a vida e a morte
A autora me fez pensar sobre um tema que pouco li na vida, que é o luto.
Com a morte súbita do marido, Didion entra num vale em busca de respostas que nos envolvem a refletir sobre o quão triste é a morte de alguém que amamos.

laiszanella 29/12/2022

não sei exatamente o que eu achei
Gostei, mas não recomendaria, talvez eu leia novamente quando a vida pedir.
É um livro pesado, não achei que leria tantos detalhes, mas como esperado é um livro que relata o processo de luto que a autora passou após a morte do marido.
Algumas coisinhas na edição me incomodaram: erros na grafia de palavras e termos repetidos não intencionalmente. Não foi só uma vez que notei erros de tradução.
Na metade do livro eu lutei um pouco para não abandonar a leitura, mas, persisti, sabia que as considerações finais seriam o principal.
Encontrei lições lindas e reflexões espetaculares.

gabriela cardoso 23/12/2022

o ano do pensamento mágico
"somos seres imperfeitos, conscientes dessa mortalidade mesmo quando negamos, traídos por nossa própria complexidade, tão incorporada que quando choramos a perda de seres amados também estamos chorando, para o bem ou para o mal, por nós mesmos. perda daquilo que éramos. do que não somos mais. do que um dia não seremos de todo"

Geisi.Ferla 20/12/2022

Sobre o luto
Um livro sobre o luto, a perda, o medo, a dor e superação.
Será que é possível superar a perda de um amor ou será que nos acostumamos com a ausência?

Babi 16/12/2022

Ao longo das páginas desse livro vamos acompanhando as recordações e reflexões de Joan Didion no primeiro ano da morte do esposo.
A escrita de Joan flui de uma forma agradável e apesar de ter uma carga dramática forte, não é um livro triste

Amei a experiência e quero ler mais da autora