The Mothers

The Mothers Brit Bennett

Resenhas - The Mothers

Ana Roque 10/09/2021

Tem que entender o conceito
Peguei o livro sem saber muito sobre a história, achava que era algo relacionado a maternidade mas vai muito além, tem maternidade também e é muito interessante a forma que a autora retratou como a presença e ausência das mães afetam a vida dos personagens e como isso acaba moldando como eles lidam com a própria maternidade. O plano de funda da igreja é muito interessante e me fez me identificar mais com a história por ser filha de pastor assim como um dos protagonistas, gostei como a autora foi desenvolvendo a narrativa.

A autora criou personagens tão humanos e reais que tomam decisões inconsequentes, erram, aprendem, sentem... e apesar das falhas você não consegue odiá-los pois quem poderia julgar a forma com que as pessoas lidam com os sentimentos? O final pode ser um pouco vago para alguns, mas eu amo finais assim onde nem tudo se resolve, é um final real que condiz com o que o livro quis passar, nem todo livro é mastigado, as vezes ele só tem o papel de passar uma mensagem e não de explicar tudo. Acaba que não conhecemos as pessoas como achamos que conhecemos, principalmente nossos pais.

Acho que quem leu e gostou de ?Pequenos Incêndios por Toda Parte? e ?Pessoas Normais? vai gostar desse livro porque apesar de ser livros diferentes eu senti que conversam entre si, eles têm uma vibe parecida, e eu amo esses livros que tratam da carga emocional dos personagens e suas bagagens, terminei com muita vontade de ler os outros livros da Brit Bennet

Bianca.Seminotti 25/11/2021

Inquietante e direto
O livro traz uma narrativa muito real, e uma história talvez comum a muitas famílias. Trata abertamente sobre assuntos importantes de forma forte e direta. A inclusão da religião no contexto mostra claramente o impacto que pode ter na vida das pessoas, mesmo soando absurdo e desproporcional. De certa forma, um enredo original e inquietante. Mas não me empolgou como esperava.

Mnemosine 06/06/2020

O livro se baseia em:
Fofoca de igreja com fonte de idosas bisbilhoteiras que sempre arrumam um jeito de saber a vida dos outros

izzie 01/07/2021

Uma leitura que deixa uma sensação agridoce
A ideia era ótima. A execução... Nem tanto.
O maior problema aqui é a escrita da Brit Bennett: ela fica constantemente descrevendo as coisas de maneira excessiva, repensando alguns aspectos da história que não precisavam dessa quantidade de detalhes.
Da metade pra frente, o enredo parecia uma novela das nove, com um monte de plot twists pra segurar a atenção de quem assiste até o final. Mas eles não necessariamente fazem sentido. E esse foi outro grande problema que eu tive com "As Mães".
Eu queria ler "A Metade Perdida", mas se tiver o mesmo ritmo que esse livro... Acho que vou passar a vez.
Tenho que dizer, entretanto, que esse livro dá bastante coisa pra se pensar. Eu amei como ela tratou vários tópicos delicados com cuidado e carinho. Provavelmente sublinhei umas 100 quotes lendo kkkkkk.
É um 3 estrelas pra mim: podia ser melhor, mas não é exatamente ruim. O final foi meio agridoce pra mim.

Yuririn 22/02/2023

I liked the story, it was interesting and kept my attention. Even though i "didn't like" some actions of the characters it was nice to read something that it's different from what i would have done instead if it were me there. So because of this kinda opposite point of view i enjoyed it. The writing is good, i thought the end would be different and some points could have been deepened but it was a nice experience reading it.