Riso no Escuro

Riso no Escuro Vladimir Nabokov

Resenhas - Riso no escuro

Kety 18/10/2011

Riso no Escuro

O personagem "principal" de Nabokov em Riso no Escuro fez me lembrar de uma frase que li em um conto de Joseph Conrad: “A inexperiência de um homem de quarenta anos é muito mais séria que a de um jovem de vinte, pois não é auxiliada pelo arrebatamento de uma índole impetuosa.”

Albinus pulou de cabeça no precipício da paixão, abraçou a novidade e acordou na escuridão da desilusão.

Nabokov constrói muito bem esse romance, que têm como protagonistas a inocência, o egoísmo e a crueldade.

Marselle Urman 12/09/2019

Zombeteiro como de costume
A vida de Albinus, sujeito casado, rico e insosso, se transforma num grande dramalhão ao se apaixonar por Margot. Ela é uma matuta, garota safa, que até tenta posar de boa mulherzinha para o homem que largou tanto por ela, especialmente, claro, por conta dos luxos que ele lhe proporcionava.

Algo acontece para perturbar o idílio de Albinus e o tédio de Margot.

Apesar de contar uma estória dramática, o tom de humor permeia esse livro. Ri francamente num certo ponto. Não é uma obra prima de Nabokov, mas vale um en passant.

SP, 11/09/2019

Laura Bello 15/05/2019

Riso no Escuro foi uma leitura fácil e a história progride rapidamente, os personagens são bem pensados a ponto do leitor se sentir envolvido com a história deles. A Margot tem aquela característica de sensual/infantil que é presente na escrita do autor , mas ela é diferente por ser ambiciosa e maliciosa. O leitor vai ter a experiência de achar os personagens principais ora culpados, ora inocentes. Leria novamente sem dúvidas !