El Coronel No Tiene Quien Le Escriba

El Coronel No Tiene Quien Le Escriba Gabriel García Márquez

Resenhas -

Thaise @realidadeliteral 08/03/2019

Das genialidades de Gabo...
Livrinho curto, bem rápido de ler, mas não se engane pelo tamanho, essa obra é uma preciosidade, daquelas que só Gabriel Garcia Márquez (Gabo para os íntimos) poderia ter escrito e que o mesmo considerava como sua obra prima, indo na contramão do resto do mundo que sempre considerou “Cem anos de solidão” a maior obra de sua carreira.
Nesse livro temos a história de um Coronel sem nome, ex combatente da guerra civil que espera a 15 anos a carta do governo que vai garantir sua aposentadoria prometida pelo Estado assim que a guerra acabou.
Um livro sobre a miséria, a esperança e a angústia de um homem cujo único bem que lhe resta é o galo de rinha que pertencia ao seu filho morto e no qual acompanhamos a saga do ex coronel pela sobrevivência em um mundo injusto onde ninguém escreve ao Coronel.
Para quem já leu “Cem anos de solidão” (este livro foi escrito antes) já temos nessa obra breves citações do Coronel Aureliano Buendia que lutou ao lado do coronel sem nome e uma alusão a cidade de Macondo.
Foi bom relembrar esses personagens e ,mais ainda, foi bom conhecer a obra que tanto orgulho dava a Gabo e devo dizer que não é por menos, em poucas páginas temos um livro com uma história muito profunda e com um dos melhores finais que já li.
Terminei o livro acreditando ainda mais na genialidade de Gabriel Garcia Marquez, que já se tornou um dos meus autores preferidos da vida.
Fica aqui a minha dica de hoje para quem já conhece ou para quem quer começar a ler Gabo “Ninguém Escreve ao Coronel” é uma joia da literatura latino-americana.

site: https://www.instagram.com/realidadeliteral/