Chicas Muertas

Chicas Muertas Selva Almada




Resenhas - Chicas Muertas


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Belle 13/08/2018

No livro Garotas Mortas, Selva Almada recupera a memória de três jovens mortas em pequenas cidades argentinas na década de 1980. Ainda adolescente a autora recebeu a notícia de que próximo ao seu povoado Andrea Danne foi assassinada dentro de sua casa enquanto dormia. A autora, então com 13 anos, não conhecia a jovem morta, mas sua morte lhe chegou como uma revelação: o perigo não estava nas ruas ou em estranhos como seus pais alertavam, em qualquer lugar que estivesse o fato de ser mulher a colocava em risco. A partir desse momento a autora começa a se indagar “é possível que alguém morra simplesmente por ser mulher?”.
Andrea, María Luisa e Sarita foram mortas três vezes: ao serem assassinadas, ao não terem seus assassinos presos e ao serem esquecidas; depois de mais de três décadas os três casos continuam sem solução. Não são mais três mulheres entre tantas outras, elas tinham uma história, famílias e planos antes de terem a vida interrompida e é isso que a autora busca fazer nesse livro, contar sobre suas vidas, lhes dar um rosto e para isso a própria Selva Almada se insere na história, investiga a morte de cada uma, visita o povoado onde viviam, conversa com seus parentes e amigos. Esse envolvimento da escritora com as garotas mortas se deve ao entendimento de que o que a diferencia das meninas que morreram é a sorte, pois qualquer mulher corre o risco de ser morta na rua por um desconhecido, pelo namorado ou ex, pelo pai ou qualquer outro parente ou pode ser que seja morta dormindo em sua cama de madrugada e o assassino nunca seja descoberto e preso; é preciso fazer isso por sua memória mas também para que isso não continue acontecendo dia após dia, mais de trinta anos depois em qualquer lugar do mundo.

site: https://www.instagram.com/p/Bl384IAH_ow/?taken-by=jubiloememoria
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR