Mau Começo

Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

Mateus 28/06/2010

Há muito e muito tempo, desde criança, tenho vontade de ler a coleção Desventuras em Série. Lembro quando havia uma livraria perto de minha casa, e eu ficava namorando os 13 livros da série, imaginando quando chegaria o dia em que eu colocaria minhas mãos nesses pequenos e encantadores livros. Fiquei muito tempo querendo ler, mas depois, esqueci deles. Quando encontrei-os novamente, minha memória foi a mil. Não poderia deixar de comprar. E assim, sem pestanejar, comprei logo o primeiro volume da coleção Desventuras em Série.

Lemony Snicket com certeza é o gênio do estilo cômico-dramático. Seu jeito de escrever é diferente de todos os outros autores que já li, ao mesmo tempo que nos emociona, nos faz rir. Se em um momento você se entristece por acompanhar alguma desgraça na vida dos Boudeleir, no momento seguinte irá rir e muito dos devaneios, ironias e piadas de Snicket.

Acompanhar a família Boudeleir foi indescritível, foi como se eu fizesse parte dela. Violet, com com sua grande capacidade de criar invenções. Klaus, com sua grande fome de livros e conhecimento (foi o personagem com que mais me identifiquei). Sunny, a pequena Boudeleir, com seus pequenos dentes afiados dispostos a morder tudo. E eu estava ali no meio, lendo tudo minuciosamente. Era parte da família, era parte da história.

Por mais que tente entender como uma história tão simples assim me fascinou tanto, não consigo. Mas talvez seja essa a explicação: a grande simplicidade da história é seu ponto forte. Talvez se o livro tivesse mais fantasia, mais terror, mais comédia, não seria tão bom. Seu jeito de mostrar o dia-a-dia da família é incrível. Possui personagens marcantes, desenrolar surpreendente. Tudo na medida certa. Para quem não leu, aí vai a dica: vale muito a pena ler.
Isa 23/07/2010minha estante
UAU! Sua escrição foi muito boa e que envolvimento com o livro , hein. Valeu a dica. Eu simplesmente amei o livro .

Lia 07/03/2012minha estante
Tens razão! A simplicidade do livro é encantadora! Agora vou ler a sala dos répteis!!!

Milena Karla - Mika 04/04/2012minha estante
Nunca consigo começar a comentar alguma resenha sua sem colocar "nossa" no início! Sempre fico com vontade de ler todas as resenhas de livros que você gostou (menos os de terror), e assim está sendo com Desventuras em Série, livros com comédia são os melhores!

Mateus 18/04/2012minha estante
Desventuras em Série é uma série tão engraçado e comovente, com tantos sentimentos se debatendo ao mesmo tempo, que seria difícil não escrever uma resenha como esta. Obrigado pessoal!

Prisch 21/05/2012minha estante
Oh! Quero ler tbm! Antes já queria, mas depois d ler essa resenha calorosa quero + ainda! Q legal q vc conseguiu matar o desejo guardado desde tua infância! ^^

Caroline Lima 19/09/2012minha estante
Nossa! Acabei de decidir: vou comprar. =]

Violetanne 15/11/2012minha estante
minha história com Desventuras é assim também! os namorei por muito tempo, até que consegui comprar a caixa com os 13 e não me arrependo, nunca! são os livros da minha vida (:

andre350 13/02/2014minha estante
também gostei do livro mas não acho tão engraçado o que o autor escreveu , bom... na verdade na maioria das vezes eu não entendia e pulava essas partes que não incorporavam a historia

Jé Loureiro 18/02/2014minha estante
Muito boa mesmo a resenha.. acabei de ler e já fiquei com vontade de comprar a coleção toda!

Tivri 18/01/2016minha estante
contastes a minha história, aí! =D

Thiago 23/12/2017minha estante
Ótima descrição! Ele consegue incitar quem lê a pensar sobre questões profundas de um jeito simples, tragicômico que oscila entre o absurdo e lastimável rs
A série do Netflix até que está conseguindo traduzir até agora esse universo (embora eu o tenha imaginado um pouco mais sóbrio e frio). É uma ótima série. Parabéns pela análise

Lívia 27/06/2020minha estante
Eu estou lendo esse livro, mas não gostei muito, ele é muito triste e chato,mas eu vou dar uma chance para ele, quando crescer mais.

Lívia 27/06/2020minha estante
Na verdade eu também assisti a série toda, também acho que isso me atrapalhou,porque eu já sabia o que ia acontecer

Pereira 02/12/2020minha estante
Estou relendo a saga na quarentena,e estou amando novamente

Lala 12/08/2021minha estante
Eu amei o livro! Ele fez coisas que n esperava que iria fazer, me surpeendeu

gabrielleabr_ 01/02/2022minha estante
Mateus, compartilho da mesma vontade que você compartilhou 12 anos atrás. Cá estou eu, com 22 anos de idade, lendo pela primeira vez. Nunca é tarde para uma boa e intrigante história.

Juju 10/02/2022minha estante
Qual é a idade que vc indicaria para ler este livro

Mateus 11/02/2022minha estante
Ei, Júlia! Considero que os livros de Desventuras em Série podem ser lidos por todas as idades, mas acho que podem ser melhor aproveitados na infância e adolescência.

Elisa 25/02/2022minha estante
Leia este livro é extremamente bom.

Juju 25/02/2022minha estante
Mateus, muito obrigado ?

Juju 25/02/2022minha estante
Outra coisa, o Mateus é inteligente mesmo pois nem citei meu nome real ele mesmo assim acertou de primeira kkkk realmente muito bom

JosA 28/05/2022minha estante
Resenha à altura dessa série de livros. Cincordo com tudo que vc disse.

Ketleen.Almeida 03/09/2022minha estante
O livro é ótimo, como o próprio narrador fala quase nenhum dos momentos da histórias do Baudelaire são felizes, mas a história é o ótima

Fernanda 27/12/2022minha estante
SUPER RECOMENDOOOO

Fernanda 03/01/2023minha estante
Melhor livro da vida eu acho

Lucas 12/01/2023minha estante
Eu amo a série vejo des que tenho 5 anos mas o livro o muito ingual a série ??

Jenine0 22/03/2024minha estante
A história deste livro é realmente muito boa

Vinicius39 23/03/2024minha estante
É um livro relativamente muito bom!A escrita é Boa é o enredo tbm

Mari 09/02/2023

Revoltante!!
Mesmo ele avisando no início e ao decorrer da história, de que não é uma história com final feliz, tu mesmo assim se pega revoltado por tudo dar errado aos órfãos.
Os pobi não tiveram um minuto de paz, sempre algo dando errado para eles. Muitas partes me despertaram gatilhos e me deixaram chocada com tamanha atrocidade.
O conde Olaf é um vilão tremendamente bem construído, tu realmente fica com ódio do personagem, ele é medíocre, perverso, horrível, e tudo de ruim que se pode imaginar.
No fim foi uma leitura rápida e muito boa, talvez continue a série para ver se os irmão Baudelaire vão ter algum refresco na vida kkkkkkk.
Yuri148 19/02/2023minha estante
essa serie de livros deve ser incrível, só vi a serie da netflix ainda

Mari 19/02/2023minha estante
O livro é muito bom, leitura simples e rápida

Yuri148 19/02/2023minha estante
O problema é que são muitos livros

Mari 19/02/2023minha estante
Realmente é um problema

Diego Lima 01/05/2022

O livro é uma introdução sobre o universo, os personagens e suas motivações. Nele conhecemos os irmãos Blaudelaire, onde logo nas primeiras páginas já perdem os pais, se tornando órfãos e herdeiros de uma grande fortuna.

Algo bastante interessante é saber das habilidades especiais de cada Blaudelaire: uma é inventora de máquinas, outro um leitor capaz de ter um vasto conhecimento e a caçula tem uma mordida potente - espero vê-la com mais ações nos próximos livros.

O livro é infanto juvenil, bem básico na sua estrutura, justamente visando introduzir jovens leitores ao mundo do imaginário, todavia, é uma história a qual pode prender leitores de outras faixas etárias pelo entretenimento e o teor cômico do autor. Vale a pena conhecer um pouco mais dessa série.
Thami Zambrano 01/05/2022minha estante
Relendo agora, dez anos depois, acho tudo tão triste ? Kkkkkk

Selma 06/05/2022minha estante
Li os 3 primeiros e pretendo retomar em breve a leitura dos demais da série.

Klaus Costa 17/05/2022minha estante
Comecei a ler ele

your best american girl 29/06/2021

mais uma povo
Tempo:
{ } É bem fluido
{X } se vc tiver na vibe vc acaba rápido
{ } vai mas com esforço
{ } não
{ } so acabei pra aumentar meu número de página

Personagem:
{ } raso como piscina de bolinha de festa de aniversário
{ } raso ao bastante pra acordar uma pessoa
{ } eh, da pro gasto
{ X} deu pra adivinhar casa de Hogwarts, MBTI, pai olimpiano do personagem
{ } o autor tem mais de uma personalidade e cada uma delas virou um personagem

Compreensão:
{ X} da pra só passar o olho pela página e entender tudo
{ } é bem de boa
{ } nn da pra ler com a TV ligada
{ } precisa de consulta pra entender
{ } perdeu um parágrafo nn entende mais a história

Partes desnecessárias:
{X} tudo nessa obra de arte é perfeito
{ } nn reparei em nada nn
{ } eh, tem umas coisas qq nn precisavam ser mencionadas
{ } só faltou o autor descrever o cocô do personagem
{ } 80% do livro poderia ser tirado e nn afetaria nada na história

Personagens secundários
{ } os personagens secundários nunca aparecem, até esqueci o nome deles
{ } os outros personagens tinham mto potencial e teriam lindas histórias e aparições mas parece qq o autor esqueceu deles
{ X} é, da pro gasto
{ } aparecem bastante
{ } nn sei diferenciar mais qm é o principal

Plot:
{ } previsível e mal desenvolvido, um vidente de esquina teria falado algo melhor
{ } é ruim
{ } achei original pelo menos
{ X} eu acertei mas era um plot bom
{ } muito bom, eu realmente nn esperava
{ } GENTE OQ QQ FOI ISSO???????? COMO ASSIM??????

Emoções:
{ } nn tive nada, esse livro é igual comida de hipertenso
{ } quase nn senti nada
{ X} é bom, tá num meio termo
{ } me fez olhar pro teto e nn saber mais oq fazer da vida
{ } o mesmo qq o de cima, só qq chorando horrores

Universo:
{ } reino padrão de fantasia
{ } tem mais coisa qq o reino padrão de fantasia
{X } gostei
{} Mto bem desenvolvido
{ } nn da pra acreditar qq esse mundo nn existe
Vic 29/06/2021minha estante
Amei o modo de avaliar kkkkk

larigilmore 29/06/2021minha estante
nossa eu amei seu jeito de fazer resenha, vou até seguir

Isa 29/06/2021minha estante
Que trabalhoso amg. Sjsuehjsbsishs

larissa 29/06/2021minha estante
eu amei isso q vc fez amg

Luísa 29/06/2021minha estante
amei

JuStifler 07/11/2023minha estante
Amei o seu modo de avaliar, vou usar tbm!
Parabéns!!!

Larys 08/09/2021

Revisitando a infância
É óbvio que este livro não é voltado pra minha faixa etária, mas após essa terceira visita ao livro, fica claro que as desventuras dos Baudelaire são muito divertidas/tristes de acompanhar. Meu objetivo é finalmente concluir a leitura dessa série que conta a história das infelizes crianças.

@rccardopereira 28/11/2020

E enfim inicio minha série de desventuras.
Tão curta mas tão maravilhosa. Me lembrou As Crônicas de Nárnia nesse ponto. Queria ter lido antes de ver a série na netflix. Mas amo mesmo assim.
Realmente é se preparar pra passar raiva com o Conde Olaf e sua trupe. É muito chamativa a história, acho muito difícil não se deixar imergir nela. Tudo encanta, a forma como o narrador vai narrando e dando pedaços da sua própria história também, como a sua Beatrice. E o final com uma ligação já pro próximo livro. Ah estou completamente rendido e ansioso pro que vem ai.

AnaJu76 03/03/2022

"O fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real"

Os Baudelaire já tiveram um começo trágico, e a partir daqui é só ladeira abaixo?

Já assisti a série e gostei muito, tanto que eu quis ler os livros também, a série tá tendo uma adaptação muito boa, porque quase tudo tá igual. Como é bom relembrar essa história?
Gabriel1610 03/03/2022minha estante
O segundo muda bastante da metade pro final, mas leva aos mesmos pontos

Maria 04/03/2022minha estante
Tbm to lendo por causa da série, os 2 primeiros episódios ao menos foi impecáveis em relação ao livros

AnaJu76 04/03/2022minha estante
Nss sim, que adaptação boa

Daniel Miguel 15/09/2021

Mau começo
"Por pior que seja o ambiente à nossa volta, ele pode ser suportado, desde que as pessoas que nele se encontram sejam interessantes e gentis."

Faz um bom tempo que eu estava de olho nessa série. Nunca tinha parado para ler a sinopse, só tinha uma ideia avulsa sobre oque se tratava a história. Quando li, fui me surpreendendo a cada capítulo, a história só melhora ( Na questão de escrita porque o enredo só piora no sentido de não ser uma história feliz ).

Violet, Klaus e Sunny são três crianças que acabam se tornando órfãos após seus pais morrerem em um incêndio na casa deles. Como os mesmos vêm de uma família muito rica, uma herança os espera, porém como são ainda crianças, de acordo com a lei, só quando Violet chegar a maior idade que poderá usar o dinheiro já que ela tem apenas 14 anos e é a mais velha dos irmãos.

Consequentemente, sendo eles órfãos e crianças, precisavam ser adotados e é aí que a história começa a se movimentar, quando o Conde Olaf aparece nela. Esse ser humano desprezível acaba ficando com eles por ser primo de terceiro ou quarto grau da família, está no testamento que os pais deles queriam que fossem adotados por alguém da família.

É aí que a vida dessas pobres crianças começa a mudar, extremamente para pior. O próprio autor nos alerta que não é uma história feliz. Indico porque é uma ótima leitura mas sabemos que a série é enorme. Foi a melhor história com narração em terceira pessoa que já li.

edisik 19/11/2023

É uma leitura bem fluída e divertida. Nesse primeiro livro conhecemos os irmãos e demais personagens.

sabados 01/08/2022

bom
uma leitura curtinha e maravilhosa. eu adorei o estilo da narrativa, esse estilo que se comunica o tempo todo com leitor. traz uma leveza que não existe na história, já que essa NÃO É uma história com um final feliz.
anaclaraleitegomes 01/08/2022minha estante
Eu queria ler, mas só de imaginar o tanto de livro pra comprar ou baixar ?

sabados 01/08/2022minha estante
amg eu não sei se vou ler os próximos, mas achei que esse aqui valeu a pena. é curtinho mas a leitura é tão gostosinha.

joaopepepepepepepe 05/02/2023

Desventuras em Série: Mau Começo.
Sensacional.

Esta é a palavra que eu usaria para descrever esse primeiro livro de Desventuras em Serie.
Com sua escrita rápida, simples e direto ao ponto, Daniel Handler consegue fazer desse livro uma excelente pedida para quem está iniciando na literatura e para quem já é experiente.

Humberto 10/12/2021

Bom começo!
Desde pequeno tenho a vontade de ler Desventuras em Série... Aquele filme do Jim Carrey marcou minha infância.
É simplesmente um dos melhores primeiro livro de saga que já li. Lemony Snicket nos prende a cada vírgula, e cada ponto de virada na história. Contrário ao título (e a indicação que o autor nos dá de não continuar lendo o livro), o 'Mau Começo' é somente para os personagens, pois, para os leitores, é simplesmente o melhor começo de um universo enorme.

leticia2513 04/04/2023

A leitura flui dms, livro ótimo pra ler em um dia ou um final de semana e tem uma adaptação PERFEITA, umas das melhores adaptações q eu já vii
Allany2 04/04/2023minha estante
Essa saga é ótima msm